DANA Espanha (Valencia) Outubro 2024

• Thread starter Thread starter Pek
  • Data de início Data de início
Será verdade? Ainda não há qualquer informação oficial sobre isso.

Também ainda não ouvi falarem disso na comunicação social portuguesa, a única coisa que falaram foi que as equipas de resgate estavam a retirar água desse parque de estacionamento.

Consultei também o jornal espanhol El País e, para já, nenhuma referência a isso.

Ao retirarem tantos corpos, o número total de vítimas subiria muito e continuam a falar em 214 mortos.

Ou então as notícias não estão ( para já ) atualizadas, mas o ELPaís está a fazer uma cobertura permanente e ao minuto da tragédia :unsure:

1730633472823.png

Última edição:
Da zona rosa (afectada pelas cheias e aluviões dos rios Magro e Júcar) quase nada aparece nos meios de comunicação social.
Isso efetivamente é bastante estranho. Será por causa falta de eletricidade, ou das piores conexões (por estar mais longe da cidade de Valência)? :intrigante:

Por muito boa que seja a sua intenção, não é muito boa ideia politicos passearem por zonas de luto. E não estamos a falar de um luto qualquer, estamos a falar de zonas onde provavelmente a morte ainda se esconde debaixo da lama e do entulho. Esta ainda é a fase dos bombeiros, do exército e da maquinaria pesada. A política, os políticos e as suas consequências virão depois.

Mas, Espanha penso que seja diferente já que existe as comunidades autónomas e devem ser essas a pedirem ajuda ao governo central.

Cá em Portugal, temos o exemplo da Madeira neste Verão com os incêndios em que o governo disponibilizou ajuda à Madeira e só passado 4 dias é que aceitaram essa ajuda.

Se rolar cabeças em Espanha vai começar por quem governa a Comunidade Valenciana e não pelo governo central já que esse esteve sempre pronto a enviar ajuda desde início. Mais, foi a Comunidade Valenciana que proibiu as pessoas de deslocarem de Valência para as zonas afectadas e são os voluntários que têm ajudado mais a população.

Mas, Espanha penso que seja diferente já que existe as comunidades autónomas e devem ser essas a pedirem ajuda ao governo central.

Cá em Portugal, temos o exemplo da Madeira neste Verão com os incêndios em que o governo disponibilizou ajuda à Madeira e só passado 4 dias é que aceitaram essa ajuda.

Se rolar cabeças em Espanha vai começar por quem governa a Comunidade Valenciana e não pelo governo central já que esse esteve sempre pronto a enviar ajuda desde início. Mais, foi a Comunidade Valenciana que proibiu as pessoas de deslocarem de Valência para as zonas afectadas e são os voluntários que têm ajudado mais a população.

Não há comparação possível.

No 20 de Fevereiro de 2010 a ajuda disponibilizada pela República foi prontamente aceite pela Região.

Durante a pior fase do Covid quando os hospitais de Lisboa cederam, a Madeira disponibilizou ajuda que foi prontamente aceite pela República e foram enviados doentes para a Madeira.

O Sanchez ontem disse "se ele precisarem de ajuda, que a peçam". Isto já nada tem a ver com coordenação ou diferenças entre autoridade nacional e autónoma. É política rasca com o único objectivo de tentar rebaixar politicamente o adversário no meio da desgraça.

Eu não estou por dentro das tecnicalidades regionais espanholas, mas tenho a certeza que não há nada que impeça o primeiro-ministro espanhol de dizer que tem os meios disponiveis para ajudar em vez de "se precisarem de ajuda, digam".

Não há comparação possível.

No 20 de Fevereiro de 2010 a ajuda disponibilizada pela República foi prontamente aceite pela Região.

Durante a pior fase do Covid quando os hospitais de Lisboa cederam, a Madeira disponibilizou ajuda que foi prontamente aceite pela República e foram enviados doentes para a Madeira.

O Sanchez ontem disse "se ele precisarem de ajuda, que a peçam". Isto já nada tem a ver com coordenação ou diferenças entre autoridade nacional e autónoma. É política rasca com o único objectivo de tentar rebaixar politicamente o adversário no meio da desgraça.

Eu não estou por dentro das tecnicalidades regionais espanholas, mas tenho a certeza que não há nada que impeça o primeiro-ministro espanhol de dizer que tem os meios disponiveis para ajudar em vez de "se precisarem de ajuda, digam".
Do que percebi, o governo se declarar estado de calamidade (ou algo do género) passa a controlar a situação, passando por cima do comunidade autónoma e não o querem fazer para não entalar mais a autoridade autónoma valenciana. Mas talvez o Pek nos consiga elucidar melhor sobre isso.
Mas a mim o que me custa entender é o responsável da comunidade valenciana não pedir ajuda. Posso estar enganado, mas parece-me que ele está mais preocupado com a sua situação política que efetivamente com a população. Já meteu água no aviso da situação anterior e se calhar ao "ceder" agora o comando, pode considerar como sendo o seu fim político.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
A Leticia vai precisar de assistência psicológica.

Ainda estou para perceber a indignação (real).

As redes sociais estão a piorar uma já grave reduzida capacidade de atenção na maioria da malta.

Não é esta a intervenção 'controversa'?

Se a vida política dele acabou por causa desses 28 segundos, há demasiados broncos no país vizinho.

O autor da publicação demorou mais tempo a pesquisar as estatísticas do que a perceber a intervenção.

:maluco:

Última edição:
Carcaixent com 115.6 mm (AVAMET)

Há uns dias escrevi isto no tópico da Política Internacional (no fórum de off-topic):
Conhecendo a realidade de Espanha não me espantaria nada que partidos políticos utilizassem esta tragédia de dimensões estratosféricas (refiro-me às cheias repentinas em Valência) para criar uma guerra política entre partidos. Não só Valência e o Estado central são de cores partidárias diferentes mas a Comunidade Valenciana tem também partidos locais devido à cultura local própria (idêntica à catalã).

Eu espero que não dado o tamanho da coisa mas pelo que vou vendo não tenho grande esperança...

Parece que, infelizmente, as minhas previsões acerca daquilo que se iria passar estavam certas. A Comunidade Valenciana aproveitou a situação calamitosa para fazer jogo político sujo e apontar as culpas ao Estado central, ainda que tenham sido os da Generalitat que negaram a ajuda (e não o Estado central). E o pior é que muita gente nestas regiões absorve este discurso nacionalista/regionalista. :wacko:

No fim quem se lixa é o povo, que não vê a ajuda que tanto necessitam a chegar. :buh:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: efcm e Aine
A Leticia vai precisar de assistência psicológica.

Ainda estou para perceber a indignação (real).

As redes sociais estão a piorar uma já grave reduzida capacidade de atenção na maioria da malta.

Não é esta a intervenção 'controversa'?

Se a vida política dele acabou por causa desses 28 segundos, há demasiados broncos no país vizinho.

O autor da publicação demorou mais tempo a pesquisar as estatísticas do que a perceber a intervenção.

:maluco:

Não, esses 28 segundos só ajudaram.
Além de estar a ser investigado por corrupção, ele e a mulher, dividiu o país como nunca.
Tem a superioridade moral tipica da esquerda e agarrou se ao poder dando amnistia a terroristas.

O que se passou hoje é só um reflexo deste tipo políticos fracos quando saem da sua bolha.

Não o lincharam por muito pouco, fugiu como um rato que é, incapaz de enfrentar as consequências das suas decisões.