DANA Espanha (Valencia) Outubro 2024

• Thread starter Thread starter Pek
  • Data de início Data de início
Que tragédia:

Número de mortos ultrapassa 140; "Não abandonaremos Valência"

Várias regiões de Espanha estão desde terça-feira sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em castelhano, que causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos do país, sobretudo na costa do Mediterrâneo, além de dezenas de mortos e de desaparecidos.

A Comunidade Valenciana foi a mais afetada pela tempestade, que já é considerada como a pior do século. De facto, aos níveis de precipitação registados na noite de terça-feira foram os mais elevados em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.

O governo espanhol decretou, na quarta-feira, três dias de luto nacional, tendo o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, garantido apoio a todos os afetados pelo mau tempo.

O número de vítimas mortais devido ao mau tempo em Espanha ultrapassou os 140, segundo avançou a agência EFE, esta quinta-feira.

Quando vi as primeiras imagens deste evento, trouxe-me alguns flashbacks da Madeira. Parecia-me um evento com elevada quantidade de energia por via da matéria sólida que era arrastada por aquelas águas. Não era uma "flash flood" típica com rios de água nas ruas e ruelas. Achei notável, fazendo uma comparação com a realidade que conheço, não ter havido vítimas mortais até entâo. Afinal era só uma questão tempo. Parece-me que nas localldades mais afectadas (Paiporta e Letur?) um cenário mais semelhante ao de aluvião do que cheia.

159 mortos oficiais. Chegou-me um rumor entre o grupo de meteorologistas sobre o número de pessoas ainda desaparecidas. E é tremendamente elevado. Prefiro não publicar nada porque não está confirmado, mas é muito, muito elevado. Espero que se trate de um erro de informação.

Após confirmação do valor de 630,6 mm na estação de Torís-Canyapar da rede AVAMET....

Pode deduzir-se que o valor de 640 mm da estação Godelleta-Meteoclimatic que foi colocada em quarentena é completamente viável:

Um valor de 640 mm está a circular correspondente à estação de Godelleta, que deixou de emitir há horas devido a falhas massivas de energia e de Internet. A ter em conta com precaução.

Como se pode ver, as duas localidades (Godelleta e a urbanização Cañapar de Turís (Torís-Canyapar em valenciano)) estão muito próximas uma da outra: apenas 2,5 km de distância.

Captura de pantalla 2024-10-31 180022.png

Assim, a classificação dos registos de precipitação extrema durante as poucas horas que o CCM durou sobre a zona no dia 29 de outubro seria a seguinte:

- Godelleta (Meteoclimatic, Davis Vantage Vue) (260 m, província de Valência): 640,0 mm
- Torís-Canyapar (AVAMET, Davis Vantage Pro2) (255 m, província de Valência): 630,6 mm

Veículos arrastados pelas cheias e aluviões acumulados na zona do porto (provavelmente havia um parque de estacionamento nas proximidades). Nunca vi nada assim na minha vida.

Última edição:
159 mortos oficiais. Chegou-me um rumor entre o grupo de meteorologistas sobre o número de pessoas ainda desaparecidas. E é tremendamente elevado. Prefiro não publicar nada porque não está confirmado, mas é muito, muito elevado. Espero que se trate de um erro de informação.
Não sei se não será na casa dos milhares.

"DANA" 72 horas

Última edição: