SocioMeteo
Nimbostratus
Nao ignoro esa influença, pelo contrario eu ja disse desde o primeiro momento que o clima do norte de Portugal e Galiza é de transiçao entre o mediterraneo e oceanico. Mas tampouco é clima oceanico. Porto/Serra do Pilar tem uma media em dezembro de 195 mm, em xulho somente 18 mm. Com esa distribuçao da precipitaçao acho que nao é clima oceanico.
Para mim o clima Galego e português do Norte e Centro nem é Mediterraneo nem Oceânico deveria ter outra designação,acho uma formalidade destinguir climas por causa de 20mm de percipitação que no fundo é isso que fazem com o Norte/Centro de Portugal não é considerado clima Oceanico porque chove menos 20 mm de percipitação nos 2 meses de verão, considero que deveria existir um clima Galaico/português/Cantabrio que fosse desde do Centro de Portugal até a região de Bordéus no sudoeste Francês, que abrangesse Norte Centro de Portugal-Galiza/Asturias/Cantabria/Pais Vasco/Região de Bordéus, porque julgo que estas regiões tem muito mais aspectos que as juntam que as destinguem, por exemplo o clima da cidade de Bordéus ou Bilbau tem muito mais em comum com o clima de Braga ou Vigo ou do Porto que com o clima de Dublin ou Amesterdão ou Copenhaga, tu mesmo referiste os dias de neve á pouco, por exemplo:
em Bordéus as temperaturas antigem os 40º graus algo impossivel nos climas Oceanicos;
em Bordeus ou Pais Vasco faz-se bom vinho impossivel nos climas Oceanicos do Norte e centro da europa;
em Bordeus no Inverno dias com temperaturas de 17º,18º graus são comuns impossivel nos climas Oceanicos;
em Bordéus e em Bilbau a distribuição da percipitação é mais identica a Braga ou Porto que no Norte e centro da Europa;
Para não falar:
temperatura media anual identica;
valor de percipitação identicos,
duração das estações do ano identicas,
entre outros dados
Penso que não é por chover menos 20mm em Agosto e Julho que se deve destinguir os climas penso que é uma formalidade no meu entender que ignora outros dados mais importantes.
Não digo que o clima de Braga ou Porto ou Vigo seja igual 100% ao clima de Bordeus ou Bilbau ok!!! apenas digo que tem mais aspectos em comum do que aqueles que os separaram e por o seu lado Bordeus e Bilbau tem mais aspectos em comum com os climas Galegos e do Norte e centro de Portugal que com os de Dublin ou Amesterdão ou Copenhaga.
Eu defendo a existencia de um clima tipo para esta região que vai desde do Centro de Portugal até á região Francesa de Bordeus que se poderia dividr em 2 tipos:
1)Norte e centro de Portugal e Galiza e Oeste das Asturias: devido a terem Invernos com temperaturas menos extremadas;
2)Cantabria,Pais Vasco,Região de Bordeusnde as temperaturas no Inverno podem descer a valores um pouco mais baixos;
Mas ambas as regiões teriam o mesmo clima;
Só não acho que o clima do Norte e Centro de Portugal e Galiza seja nem 100%Mediterraneo como tambem acho que não é 100%Oceanico, deveria ter uma definição propria não encontro nenhum clima igual a este em todo o Mundo e ai dou razão ao Stormy não encontro nenhum sitio onde se tem Eucaliptos e Carvalhos de folha caduca lado a lado, Vinho e Millho lado a lado,entre outras coisas, outras especies, isto não é paisagem Mediterranea meus caros mas tambem não é Oceanica, é algo diferente.
Notae referir um facto tambem muito ignorado é que geograficamente a Galiza e o Norte de Portugal estão mais longe do Mediterraneo que por exemplo Paris, falo até no aspecto cultural por exemplo é um dado interessante uma curiosidade disponivel no Atlas Iberico, alias estas regiões são as regiões de toda a penisula Iberica que se encontram mais distantes do Mar Mediterraneo curioso apenas isso.