Diversidade climática

re: Diversidade climática

Faro
-Capital do distrito mais quente e mais a sul de Portugal da região do Algarve
Temperatura Media anual:17,4º
Precipitação anual:522 mm

Beja
- região Baixo Alentejo
-representa a cidade capital de distrito da região mais quente de Portugal é neste distrito onde se faz mais calor em Portugal
Temperatura Media anual:16,2º
Precipitação anual:572 mm

Évora:
- região do Baixo Alentejo
-para ter uma ideia fica mais coisa menos coisa a latitude de Badajoz um pouco mais a sul em rigor ;
Temperatura Media anual:16º
Precipitação anual:627 mm

Portalegre:
-região Alto Alentejo mesma latitude de Cáceres um pouco a sul;
Temperatura Media anual:15,25º
Precipitação anual:852 mm

Castelo Branco:
-região Beira Baixa este distrito representa aquelas zonas que são referidas como das Zonas Semi-aridas do Vale do Tejo a uns bons 50,60 kms aa norte
Temperatura Media anual:15,7º
Precipitação anual:827 mm

Setúbal
-região Estremadura sul- Sines pertence a este distrito maior parte do Litoral alentejano pertence a este distrito;
Precipitação anual:700-800 mm

Lisboa:
-região da Estremadura
Temperatura Media anual:16º(12 de mínima+20 da máxima=32/2=16º)
Precipitação anual:750 mm

Santarém
-região Ribatejo aqui neste distrito onde se podem encontrar esses tais vales áridos do Tejo
Temperatura Media anual:16,5º
Precipitação anual:711 mm

2)Portugal mais fresco:

Leiria
-região do centro sul do do pais na Estremadura portuguesa talvez seja neste distrito que haja a fronteira entre o Portugal + mediterrânico e o Portugal oceânico
Temperatura Media anual:14,7º
Precipitação anual:900 mm

Aveiro
-região Beira Litoral
Temperatura Media anual:14,8º
Precipitação anual:911 mm

Coimbra
-região Beira Litoral
Temperatura Media anual:15º
Precipitação anual:1012 mm

Guarda
-região Beira Alta
Temperatura Media anual:10º
Precipitação anual:1700 mm

Porto
-região Alto Douro
Temperatura Media anual:14,5º
Precipitação anual:1253 mm

Braga
-região Minho
Temperatura Media anual:14º
Precipitação anual:1515 mm

Viana Castelo
-região Minho
Precipitação anual:1500-1700 mm

Vila Real
-Tras-montes a sul desta cidade está os tais vales encantados do Douro com precipitações de 300 mm.
Temperatura Media anual:13º
Precipitação anual:1020mm

Bragança
Temperatura media anual:12º
Percipitação:800 mm

Estes valores estão ou não correctos??? correspondem ou não aos valores Normativos???? é que eu não me baseie a fazer calculos nenhuns mas apenas a recolher dados sobre os últimos Normativos climáticos... se estes valores estão errados quais os correctos??? se estão errados temos aqui um problema... pois existe muita gente que não sabe fazer contas e que está a ser induzida em erro...

Ainda estou para perceber porquê que dizer a verdade incomoda tanto tanta gente, ainda por cima sobre um tema que deveria ser consensual....se eu tivesse aqui a dizer que as aguas portuguesas são as mais quentes da Europa, as cidades portuguesas as mais quentes secas e desérticas da Europa e que as nossas praias são todas uma maravilha e que a vegetação portuguesa so tem influencia subtropical toda a gente acharia as minhas opiniões o máximo e interessantes....

Muitos desses dados estão errados. Por exemplo Castelo Branco tem Precipitação anual de 750mm e não 827

Convinha colocares a fonte de onde os tiraste.

Guarda
-região Beira Alta

Castelo Branco:
-região Beira Baixa

Lisboa:
-região da Estremadura

Muitos desses dados estão errados. Por exemplo Castelo Branco tem Precipitação anual de 750mm e não 827

Convinha colocares a fonte de onde os tiraste.

O site do IM tem dados das normais 1971-2000 para quase todas as capitais de distrito.

Dados da estação meteorológica da Guarda (normal 1971-2000):

Temperatura média anual: 10,9ºC

Precipitação anual: 882mm

Precipitação anual na normal de 1971-2000:

Portalegre: 855mm

Lisboa Geofísico: 726mm

Obrigado Dan e Costa por nos esclarecerem sobre a verdade.
É preciso ter cuidado com o conteúdo que por vezes é postado neste fórum. :)
Também seria importante, digo eu, colocar a altitude das estações.

Santarém
-região Ribatejo aqui neste distrito onde se podem encontrar esses tais vales áridos do Tejo
Precipitação anual:711 mm .

É visível o quanto pouco você conhece sobre o que foi postado aqui (e até tem estado permanentemente à disposição de todos para consultar) sobre Portugal.
Evidentemente que nunca se falou em vales áridos do Tejo no RIBATEJO.

Beja
- região Baixo Alentejo
-representa a cidade capital de distrito da região mais quente de Portugal é neste distrito onde se faz mais calor em Portugal
Precipitação anual:572 mm .

As zonas mais quentes, em Portugal, não são nas cidades.
Já foi postado um estudo científico e oficial sobre o assunto.
Em contrapartida foi postada alguma prova tangível contrária e oficial?
O que nos interessa se Beja é capital do distrito mais quente ( se é o distrito mais quente ou não, não sei)? Até o pico do Kilimanjaro podia ser a capital do distrito mais quente da Tanzânia. E usar os seus valores prova alguma coisa?
O Sociometeo, tem aqui uma oportunidade para provar que está certo.
Faça-o então, não perque mais tempo e não faça os outros perderem mais tempo, também.

estou para perceber porquê que dizer a verdade incomoda tanto tanta gente, ainda por cima sobre um tema que deveria ser consensual...

Não incomoda a ninguém, porque a sua opinião tem um teor muito pouco científico e consensual.
De novo, convido-lhe a enriquecer o debate provando, que a maior parte de Portugal continental é Atlântico e não Mediterrânico, com bases científicas, palpáveis e fiáveis.

se eu tivesse aqui a dizer que as aguas portuguesas são as mais quentes da Europa, as cidades portuguesas as mais quentes secas e desérticas da Europa e que as nossas praias são todas uma maravilha e que a vegetação portuguesa so tem influencia subtropical toda a gente acharia as minhas opiniões o máximo e interessantes....

Não, toda a gente acharia isso um absurdo ( e penso que aqui ninguém nunca disse tal coisa e se dissesse você só teria era que provar o contrário com provas científicas) tal como dizer que Portugal continental na maior parte é de clima temperado marítimo...
Tem que haver um equilíbrio e uma preocupação séria com a verdade.

Socio, qual é o endereço do site de onde tiraste esses dados? Ou o nome do livro? Não estou aqui a duvidar, mas tenho um livro do Orlando Ribeiro onde diz que a média anual para Faro é de 17.8ºC, no período 1931-1960, e o IM refere que o litoral sotavento está próximo dos 18ºC de média. Isto de contar apenas com a máxima e a mínima médias dá um erro considerável para estações como Faro ou Tavira.

E gostava que alguém me arranjasse as normais de Tavira, se fosse possível. Aquela zona entre Cacela e campina de Faro é para mim a mais quente do Algarve, ao sol do meio-dia no pico do Inverno é muito comum chegar aos 18ºC e não descer dos 7ºC. A freguesia de Cacela já está protegida a Norte por elevações acima dos 300 metros, ao contrário do que sucede com Castro Marim e com VRSA, onde graças ao vale do Guadiana levam com os ventos frios do quadrante Norte durante os meses de Inverno. Tavira então nem se fala, tem um pico de 541 metros na sua serra, e a sul leva com as ilha e a ria que protegem a cidade dos ventos marítimos. Este ano estive na praia do Lacém, junto de Cabanas de Tavira, no final do mês de Dezembro, e à hora do almoço o sol queimava a pele, coisa que não se sente aqui no Porto durante parte substancial do ano. Os algarvios costumam dizer que o sol do meio-dia de Inverno «pica na pele».

No Guia de Portugal de Raul Brandão, no início do século XX, o Algarve é descrito como um lugar exótico, quase africano. É recomendado aos turistas que não escolham o Verão para as suas férias, por ser uma estação muito quente, e que caso optem por ir para a região nesta estação, prefiram as praias de Portimão ou Lagos, por terem temperaturas mais frescas. Relata que as mulheres durante o Inverno utilizavam guarda-sol nas ruas, para se protegeram dos raios da nossa estrela!

EDIT: aliás, para os mais corajosos, na costa sotavento, é possível ir à praia durante grande parte do ano. Após o Verão, nos meses de Outubro e Novembro, com máximas entre os 20 e os 25ºC, e água ainda aceitável (entre os 18ºC e os 22ºC), pode-se ter uns excelentes dias de praia. Já em Março, a água está mais fria que no Outono, mas por vezes neste mês também é possível dar um mergulho. Para um inglês, habituado às praias do Sul de Inglaterra ou das ilhas do Canal da Mancha, estas serão certamente condições muito agradáveis. Já tenho visto na Praia da Manta Rota, em pleno mês de Dezembro, casais de estrangeiros a fazer praia!

E o que mais nos interessa, são opiniões formadas como a tua para tornar este forum mais enriquecedor.
Não esquecer também, o calor que faz no barrocal.
O IM, senão estou em erro, colocou uma vasta região do barrocal acima dos 17,5ºc de média anual. Aquela zona baixa junto a Monchique também é quente.

Duero você esta correcto em muitos pontos de vista que apresenta devo-lhe apresentar aqui as temperaturas medias anuais e valores de percipitação das capitais de distrito portuguesas de Norte,Centro,Sul,Interior e Litoral

Valores das Normas climáticas

1) Portugal mais quente e seco

Faro
-Capital do distrito mais quente e mais a sul de Portugal da região do Algarve
Temperatura Media anual:17,4º
Precipitação anual:522 mm

Beja
- região Baixo Alentejo
Precipitação anual:572 mm

Évora:
- região do Baixo Alentejo
-para ter uma ideia fica mais coisa menos coisa a latitude de Badajoz um pouco mais a sul em rigor ;
Precipitação anual:627 mm

Portalegre:
-região Alto Alentejo mesma latitude de Cáceres um pouco a sul;
Temperatura Media anual:15,25º
Precipitação anual:852 mm

Castelo Branco:
-região Beira Baixa este distrito representa aquelas zonas que são referidas como das Zonas Semi-aridas do Vale do Tejo a uns bons 50,60 kms aa norte

Setúbal
-região Estremadura sul- Sines pertence a este distrito maior parte do Litoral alentejano pertence a este distrito;
Precipitação anual:700-800 mm

Lisboa:
-região da Estremadura

Santarém
Precipitação anual:711 mm

2)Portugal mais fresco:

Leiria
-região do centro sul do do pais na Estremadura portuguesa talvez seja neste distrito que haja a fronteira entre o Portugal + mediterrânico e o Portugal oceânico
Temperatura Media anual:14,7º
Precipitação anual:900 mm

Aveiro
-região Beira Litoral
Temperatura Media anual:14,8º
Precipitação anual:911 mm

Coimbra
-região Beira Litoral
Temperatura Media anual:15º
Precipitação anual:1012 mm

Guarda
-região Beira Alta

Porto
-região Alto Douro
Temperatura Media anual:14,5º
Precipitação anual:1253 mm

Braga
-região Minho
Precipitação anual:1515 mm

Viana Castelo
-região Minho
Precipitação anual:1500-1700 mm

Vila Real
-Tras-montes a sul desta cidade está os tais vales encantados do Douro com precipitações de 300 mm.
Temperatura Media anual:13º
Precipitação anual:1020mm

Bragança
Temperatura media anual:12º
Percipitação:800 mm

Pronto Duero estes são os valores das principais cidades de Portugal de Norte a sul como vê em nenhuma delas se registam temperatruas medias anuais superiores a 18º graus nem valores de percipitação anual inferiores a 300mm nem sequer 500mmm quanto mais 300mm as suas opiniões estão correctas e o que as Normas dizem e se servem para uma coisa também servem para outra… O que te estão tentando dizer e que a 40,50,60 kms das cidades de Beja,Castelo Branco,Santarém e Vila real em vales escondidos sem presença humana logo sem estações meteorológicas se encontram casos particulares de semi-aridez em Portugal com temperaturas medias superiores a estes valores e percipitações infeirores, ou seja,estão a tentar-lhe dizer que voce está em Santarem ou Castelo Branco com percipitações de 700-800 mm e anda 50,60,70 kms para vales escondidos do Tejo e tudo muda mas sem qualquer relevância nenhuma,dificeis acessos de dificeis analises é como achar uma agulha no palheiro é isto que estão tentado convencer e vender…
Está é a realidade. Como disse estão a fazer querer que a excepção é a regra e que a regra a excepção…mas você está certo nas ideias que tinha do nosso pais, mantenha-a porque é que esta mais correcta, mas a mais politicamente incorrecta sabe que o turismo é uma grande fonte de rendimento em Portugal convem dizer que em Portugal so faz calor e sol e que as praias são as melhores do mundo então perto da Pascoa o Algarve tem sempre sol mesmo quando está chovendo... enfim podia-se por vezes evitar situações mais delicadas mas isso tambem é outro assunto... veja bem que os portugueses ate conseguiram convencer os lngleses a fazerem um centro comercial ao ar livre numa região que chove em media 700-800 mm obviamente que ninguem lá vai as compras em mais de metade do ano...

Cumps :)

Si, eu penso que pode ser que locais nao moito importantes podan ter menos de 500 mm. Agora penso en ELVAS, moito perto da raia, e de Badajoz. Nao acredito que tenha mais de 500 mm.
Penso que a zona do val do tejo, a poca altitude e moito interior pode ficar por menos de 500 mm.
Eu conhezo como ja dize, Do Douro ao Norte, principalmente Miranda, Braganza e Chaves.
Nao conhecia os valores perto a 300 mm do Val do Douro, e ainda mais, nao pensei nunca que o Val do Douro ficara por menos de 500 mm en Portugal.

Temp. medias anuais por cima de 18ºC en Portugal continental, nao acho onde pode ser.
O interior do Guadiana pode mesmo ter verao moito quente, mais o inverno ja é ainda mais frio que Lisboa o Porto, pois ten medias do janeiro de 8ºC, embora o verao pode atingir aos 26ºC.

Si ha locais con menos de 500 mm e media anuai de 18ºC penso poden ter estas características:

-baixa altitude (un val do río).
-área interior.
-distritos do Sul.
-Seguramente nao longe da Extremadura Española.

Embora o val do Douro, que eu nunca imaginei que tivera menos de 500 mm en Portugal, nao ten esas temperaturas.

Ja o verao é de 20/23ºC, e o inverno seguro e de 6º/7ºC.

Esas áreas do val do douro perto a 300 mm, e posivel foram as áreas onde é moito mais posivel o clima FRIO SECO.

Si, eu penso que pode ser que locais nao moito importantes podan ter menos de 500 mm. Agora penso en ELVAS, moito perto da raia, e de Badajoz. Nao acredito que tenha mais de 500 mm.
Penso que a zona do val do tejo, a poca altitude e moito interior pode ficar por menos de 500 mm.
Eu conhezo como ja dize, Do Douro ao Norte, principalmente Miranda, Braganza e Chaves.
Nao conhecia os valores perto a 300 mm do Val do Douro, e ainda mais, nao pensei nunca que o Val do Douro ficara por menos de 500 mm en Portugal.

Temp. medias anuais por cima de 18ºC en Portugal continental, nao acho onde pode ser.
O interior do Guadiana pode mesmo ter verao moito quente, mais o inverno ja é ainda mais frio que Lisboa o Porto, pois ten medias do janeiro de 8ºC, embora o verao pode atingir aos 26ºC. .

Moura, que não fica sequer no Vale do Guadiana tem uma média de Janeiro superior a 9ºc e nos 2 meses mais quentes valores médios superiores a 26ºc.

Si ha locais con menos de 500 mm e media anuai de 18ºC penso poden ter estas características:

-baixa altitude (un val do río).
-área interior.
-distritos do Sul.
-Seguramente nao longe da Extremadura Española.

Embora o val do Douro, que eu nunca imaginei que tivera menos de 500 mm en Portugal, nao ten esas temperaturas..

Dados oficiais do IM, dizem que é uma região muito quente.

Ja o verao é de 20/23ºC, e o inverno seguro e de 6º/7ºC..

Em que regiões e a que altitude?

Esas áreas do val do douro perto a 300 mm, e posivel foram as áreas onde é moito mais posivel o clima FRIO SECO.

Zonas baixas e quentes como Foz do Côa e Massueime, são frias e secas?
Não concordo. Quanto muito serão algo continentalizadas, mas globalmente não diria que são frias e secas.

Sim, pode ser, eu nao conhezo onde fica Moura, mais acreditava os valores mais altos da temperatura media poden ser mesmo na Estremadura portuguesa.

Os 20/23ºC do verao en 6/7ºC do inverno, sao estimaçoes propias. Conhezo os dados de Braganza a 700 metros, de Porto, e Chaves.
Si ha áreas do Val do Douro de menos de 500 mm (eu nao sabia), penso que sao áreas do interior, a altitude de 100/200 metros.

Fazendo estadística acho posivel con dados de Braganza e Porto que esas áreas podan ter 6/7ºC de medio no inverno, e 20/23ºC de media no verao.
Maís como digo sao estimaçoes que eu estou a fazer das áreas do Val de Douro a 200 metros, con dados de Braganza (700 metros).

E si ha áreas como esas de menos de 500 mm, entao e o mais parecido aos invernos frios e secos, pois Chaves e Braganza ja ten inverno frio e húmedo.

Mais como eu estou a dizer nao conhecia siquera que o Val de Douro tivera menos de 500 mm en Portugal.

Agora vou falar da regiao de CASTILLA Y LEÓN, fronteriza con El Norte de Portugal.

Castilla y León es una de las regiones mas extensas de Europa. Su superficie es de 94.000 kms2 y su población de apenas 2.500.000 habitantes.

Esta rodeada por amplias montañas, que la aislan del mar.

-Al norte la cordillera cantábrica, con Torre Cerredo de mas de 2600 metros.
-Al sur el sistema central, con el pico Almanzor de 2590 metros aprox.
-Al este el sistema ibérico con el Moncayo de 2250 metros aprox.
-Al oeste en el Norte tiene los Montes de León y Sanabria con el Teleno de 2100 metros y Peña Trevinca de 2200 metros aprox.

Luego tiene una altiplanicie central de aprox. 700 metros de altitud.

Existen zonas de piedemonte, donde las altitudes se encuentran aprox. en 1000 metros.

Las áreas con mas de 1000 metros de altitud son muy extensas y ocupan amplias zonas de Soria, Avila y León.

Se divide en 9 provincias, todas ellas tienen montañas de mas de 2000 metros de altitud, menos la provincia de Valladolid, que fica en el centro y su altitud máxima es de 990 metros.

Existen algunas zonas de valles en áreas periféricas, donde la altitud puede bajar a menos de 500 metros o incluso 150 metros, pero tienen poca representatividad.

-Bierzo al noroeste.
-Valle del Ebro al noreste.
-Valle del Tietar al Sur de Avila
-Las arribes del Duero en Zamora y Salamanca, fronteizas con Portugal.

Sim, pode ser, eu nao conhezo onde fica Moura, mais acreditava os valores mais altos da temperatura media poden ser mesmo na Estremadura portuguesa...

É complicado definir quais as regiões mais quentes entre as 2.
A bacia do Guadiana, segundo dados oficiais do IM, é mais quente perto de Serpa.

guadianacidadesve0.jpg

Os 20/23ºC do verao en 6/7ºC do inverno, sao estimaçoes propias. Conhezo os dados de Braganza a 700 metros, de Porto, e Chaves.
Si ha áreas do Val do Douro de menos de 500 mm (eu nao sabia), penso que sao áreas do interior, a altitude de 100/200 metros. ..

Na minha opinião 6/7ºc no inverno e 20/23ºc são valores de zonas mais altas.
Veja-se que até Torre de Moncorvo, que é um ponto alto, fica com mais de 6ºc para o mês mais frio e mais de 24ºc para o mês mais quente.
Além de altitude, é necessário equacionar outros factores..

dourocidadessh2.jpg

Neste mapa são apresentadas as médias das máximas para os seguintes 3 meses: Junho, Julho, Agosto ( dados oficiais do IM)
Vê-se locais abaixo dos 22 e acima dos 37,5!!
Surpreendente a forma como os valores disparam, em zonas relativamente próximas, devido sobretudo a diferenças no relevo e tipo de exposição.
4 regiões muito quentes se destacam de forma clara:
1º- Uns kms a sudeste de Carrazeda.
2º- No lado Oeste de Moncorvo
3º- Vale junto a Cerejais ( perto do Rio Sabor).
4º- Vale a alguns kms sudeste de Bragança.

A região do Côa está só em parte representada, não dando para ver o todo seu potencial térmico. Mais alguns outros vales atingem bons valores ( algumas vezes junto ao topo da escala...)

Aspecto da zona do Côa:

scenic-view-douro-international.jpg

capa.jpg

Aspecto da zona de Cerejais:

http://img364.imageshack.us/i/imagemgoogleearthzv0.jpg/

http://img217.imageshack.us/i/imagemgoogleearthcu9.jpg/

É complicado definir quais as regiões mais quente entre as 2.
A bacia do Guadiana, segundo dados oficiais do IM, é mais quente perto de Serpa.

guadianacidadesve0.jpg

Na minha opinião 6/7ºc no inverno e 20/23ºc são valores de zonas mais altas.
Veja-se que até Torre de Moncorvo, que é até um ponto alto, fica com mais de 6ºc para o mês mais frio e mais de 24ºc para o mês mais quente.
Além de altitude, é necessário equacionar outros factores..

dourocidadessh2.jpg

Neste mapa são apresentadas as médias das máximas para os seguintes 3 meses: Junho, Julho, Agosto ( dados oficiais do IM)
Vê-se locais abaixo dos 22 e acima dos 37,5!!
Surpreendente a forma como os valores disparam, em zonas relativamente próximas, devido sobretudo a diferenças no relevo e tipo de exposição.
4 regiões muito quentes se destacam de forma clara:
1º- Uns kms a sudeste de Carrazeda.
2º- No lado Oeste de Moncorvo
3º- Vale junto a Cerejais ( perto do Rio Sabor).
4º- Vale a alguns kms sudeste de Bragança.

A região do Côa está só em parte representada, não dando para ver o todo seu potencial térmico. Mais alguns vales atingem bons valores ( algumas vezes junto ao topo da escala...)

Aspecto da zona do Côa:

scenic-view-douro-international.jpg

capa.jpg

Aspecto da zona de Cerejais:

http://img364.imageshack.us/i/imagemgoogleearthzv0.jpg/

http://img217.imageshack.us/i/imagemgoogleearthcu9.jpg/

Como já disse aqui e volto a repetir tudo excepções e não a regra.Mas excepções mesmo grandes excepções já agora vamos inverter os papeis... mstre-me pff qual a LOCALIDADE NÃO QUERO MAPAS que em Tras-Montes apresente esses tais valores de 300 mm ano????

Outra coisa essas imagens que colocou ai por sinal de belas paisagens não me parece que comprovem qualquer tipo de semi-aridez apenas uma paisagem de verão de um socalco dadas as suas características tem uma vegetação rasteira.

cumps

Realmente eu não sei porque tanta divergencia de opinião se ate a Classificação climática de Köppen-Geiger e os seus sub-climas me dão razão, ou seja, Köppen-Geiger ao diagnosticar que Centro Norte de Portugal tem um sub-clima Csb está a diferencia-lo de todos os outros climas mediterranicos se vermos o clima Csb na Europa so existe em Portugal, por isso mais me força me dá e mais um dado valido que comprova aquilo que tenho vindo a dizer a grande influencia atlântica da maioria do território português que dão características únicas e que segundo koppen-Geiger únicas em todos os climas Mediterranicos clima Csb só existe cá.