Vegetação o espelho do clima???
Apesar de ser consensual e indiscutível a classificação climatica de Köppen-Geiger e sabermos a partida que o clima português no território continental divide-se em 2 sub-climas Norte e Centro Norte: do tipo Csb e Sul e centro sul: do tipo Csa e apos varias trocas e partilhas de opiniões aqui neste fórum ser unânime a opinião que existe de facto essa divisão bem visível do sistema Montejunto-Estrela a Norte e a Sul, julgo sem querer por em causa trabalhos científicos de décadas, julgo que existe algo que no Modelo de Koppen-Geiger poderá não estar muito aprofundado que é a especificidade Atlântica que abrange o território português, Norte de Espanha e Oeste da França que como eu já referi inúmeras vezes em exemplos, demonstrei por A+B que por exemplo o clima sentido na região de Bordeaux tem muitos aspectos idênticos na minha opinião com mais pontos muito mais pontos que aproximam do clima do Norte e Centro de Portugal que os pontos que separam, apos alguma paciência e analise constatei que por exemplo os dias de chuva em ambas as regiões são quase idênticos 150-200 dias as estações do ano muito idênticas, temperatura media anual entre os 13º-15º graus valores de percipitação muito idênticos entre 1000-1500mm e demonstrei também que por exemplo o clima sentido em Bordeaux sendo igual de acordo com a classificação climática de Koppen com as cidades do Norte da Europa: Amesterdão ,Edimburgo, Copenhaga tem imensas diferenças em todos os aspectos atrás referidos Temperatura media anual nada idêntica nessas cidades varia entre 7º-11º graus, valores e distribuição da percipitação 600-700 mm mas onde chove mais no Verão que no Inverno por exemplo, ou seja o que quero referir é que se analisarmos bem o clima sentido na região de Bordeaux, em todo o Norte de Espanha tem muito mais em comum com o clima do Norte e centro de Portugal que propriamente com os climas destas cidades do Norte da Europa, achando eu que é demasiado simplista caracterizar e distinguir um clima so por ter 1,2,3 meses secos ano quando na pratica também aqui demonstrei que na realidade a cidade de Bordeaux acaba sempre por ter 1,2,3 meses secos ano sempre entre Maio-Setembro também parece-me a mim que o clima do Porto tem pouco a ver com o clima sentido no Interior da Turquia apesar de não ter analisado a pormenor o clima do centro da Turquia parece-me a mim que pouco ou nada tem em comum .
Bem mas sem me querer tornar repetitivo eu algum tempo atrás tentando fundamentar este ponto de vista falei da vegetação, julgo q a vegetação é o pouco o espelho do clima alguém que goste de ler estudar metereologia através de uma imagem,paisagem de uma vegetação consegue associar o clima de uma região , foi nesse sentido que falei do Pinheiro Bravo como forma de tentar simplificar e demonstrar os pontos em comum que o Norte e centro de Portugal tem por exemplo com o Oeste atlântico de França, o que em Português chamamos de Pinheiro Bravo devido talvez ao facto dele ser bravo ou seja dar-se crescer em quase todo o território do litoral português os franceses chamam-o de Pin Maritime e os ingleses de Maritime Pine devido a esta espécie so se dar quase em exclusivo por coincidencia no Norte/Centro de Portugal Norte de Espanha e Oeste de França apos algumas pesquisas constactei mais uma coisa a Maior floresta/bosque da Europa é de Pinheiros Bravos por coincidência na região de Bordeaux é o Bosque forêt des Landes
“ El bosque de las Landas de Gascuña (forêt des Landes de Gascogne en francés) es un bosque situado en la región de Aquitania. Ocupando una superficie de más de un millón de hectáreas, es el bosque más grande de Europa Occidental.
El bosque está compuesto principalmente de pino marítimo, Pinus pinaster .”…
Como uma imagem vale mais por mil palavras aqui deixo umas imagens deste Bosque que ainda não conheço pessoalmente mas pretendo conhecer em breve, estas imagens julgo que isto é unânime poderiam ser facilmente confundidas com qualquer Pinhal português achei por bem não postar aqui imagens de Pinhais portugueses pois eles são tantos desde de Sines ate ao Minho que julgo que não valeria a pena pesar mais este meu post .
[/URL] Uploaded with
ImageShack.us[/IMG]
aqui ve-se a forma descontraída como os franceses lidam bem com as características da sua vegetação e do clima tentando promover o melhor da sua região
[/URL] Uploaded with
ImageShack.us[/IMG]
http://img842.imageshack.us/img842/971/mapapinheirodoalepo.png[/IMG][/URL][/IMG]
aqui um flagelo que também atinge esta região francesa
[/URL] Uploaded with
ImageShack.us[/IMG]
Mas a verdade é que nos como interessados pela meteorologia e por estas podemos dizer bem, mas também existem pinheiros no sul de Espanha no norte de África nas regiões mediterrânicas, pois existem não são é da espécie Pinheiro-Bravo ou Pin Maritime mas de espécies diferentes mas como é obvio com algumas parecenças com o nosso Pinheiro Bravo Marítimo,e se repararmos quem já teve no sul de Espanha norte de África consta facilmente as diferenças entre as espécies.
Temos então o Pinheiro do Alepo este sim muito frequente no sul do Espanha,Marrocos,Argelia mas pouco frequente em Portugal muito menos no Norte/centro de Portugal como o mapa aqui comprova:
[/URL] Uploaded with
ImageShack.us[/IMG]
Paisagem deste pinheiro:
[/URL][/IMG]
Também nas regiões mediterrânicas ou Norte de África poderemos encontrar o Pinheiro das canárias:
[/URL][/IMG]
Como podemos comprovar as espécies e sub-espécies dos pinheiros são vastas e por vezes podem induzir um pouco no erro ao podermos confundir um pouco umas com as outras... mas é unânime tambem a predominância do Pinheiro Bravo, Pin Maritime em Portugal tal e qual como acontece em toda a faixa atlântica ate ao Oeste de França uma espécie única destas regiões mais uma coincidência engraçada entre outras mais que ligam o Extremo Oeste Europeu atlântico.
[/URL][/IMG]
Também foi aqui falado nas influencias Étnicas que determinaram os Povos Ibericos já agora apesar de ser isto um pouco off the topic gostaria apenas tambem de referir que ate nesse aspecto o Povo português tem uma marca atlântica muito acentuada e marcante como se vê também neste mapa: aqui temos o contributo na Genética ciência com grande margem de progressão que talvez venha a quebrar alguns dogmas e meias verdades sociais que prevalecem e muito no senso comum e na na opinião de muitos portugueses aqui está o Marcador Genético anunciado em 2004 M343, se quisrem saber mais têm aqui o Link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/M343 da Wikipédia:
[/URL] Uploaded with
ImageShack.us[/IMG]
Este mapa so diz uma coisa muito simples que nos portugueses somos 20 vezes mais parecidos a nivel genético com um Irlandês do que com um Siciliano ou Grego como muitas vezes muita gente acha a ciência tem coisas interessantes .
aqui ve-se bem a diferença entre 2 Europa que tendem não se a dividir so entre Norte Sul fazendo por vezes generalizações questionáveis espero que este novo paradigma um dia possa chegar a outras ciências como a Meteorologia .
Cumprimentos....