Diversidade climática

re: Diversidade climática

Realmente eu não sei porque tanta divergencia de opinião se ate a Classificação climática de Köppen-Geiger e os seus sub-climas me dão razão, ou seja, Köppen-Geiger ao diagnosticar que Centro Norte de Portugal tem um sub-clima Csb está a diferencia-lo de todos os outros climas mediterranicos se vermos o clima Csb na Europa so existe em Portugal, por isso mais me força me dá e mais um dado valido que comprova aquilo que tenho vindo a dizer a grande influencia atlântica da maioria do território português que dão características únicas e que segundo koppen-Geiger únicas em todos os climas Mediterranicos clima Csb só existe cá.

Também existem algumas áreas na Espanha, França e Itália.
europekoppenmap.png

Como já disse aqui e volto a repetir tudo excepções e não a regra.Mas excepções mesmo grandes excepções já agora vamos inverter os papeis...

Acalme-se que estava a falar com o Duero sobre regiões quentes em Portugal.
Ele questionou educadamente sobre a existência destas regiões em Portugal e eu naquilo que tinha ao meu dispôr procurei esclarecê-lo.
Mas também não deverá encontrar grandes extensões de regiões europeias com estes valores, daí que excepções à regra, servem neste caso para todos.

mstre-me pff qual a LOCALIDADE NÃO QUERO MAPAS que em Tras-Montes apresente esses tais valores de 300 mm ano????

As localidades que apresentam valores inferiores a 300 mm anuais são: Ribeira de Massueime e a Foz do Côa. Não sei se haverão mais.
O Dan já postou essas referências no forum.
Sempre pode usar o google ou usar a pesquisa no forum.
Ela dá jeito quando é usada.

Outra coisa essas imagens que colocou ai por sinal de belas paisagens não me parece que comprovem qualquer tipo de semi-aridez apenas uma paisagem de verão de um socalco dadas as suas características tem uma vegetação rasteira.

cumps

Eu já postei mais do que uma imagem e de uma região diferente do Alto Douro e até posso pôr aqui muito mais se quiser e verá que a aridez continua a existir. Evidentemente que não ia pôr uma imagem dos vinhedos , daí que optei por montes mais naturais.
Seria de uma grande irresponsabilidade negar as características áridas ou semi-áridas de várias partes do Alto Douro, tendo em conta os seus valores de precipitação e níveis de evapotranspiração..

Acalme-se que estava a falar com o Duero sobre regiões quentes em Portugal.
Ele questionou educadamente sobre a existência destas regiões em Portugal e eu naquilo que tinha ao meu dispôr procurei esclarecê-lo.
Mas também não deverá encontrar grandes extensões de regiões europeias com estes valores, daí que excepções à regra, servem neste caso para todos.

As localidades que apresentam valores inferiores a 300 mm anuais são: Ribeira de Massueime e a Foz do Côa. Não sei se haverão mais.
O Dan já postou essas referências no forum.
Sempre pode usar o google ou usar a pesquisa no forum.
Ela dá jeito quando é usada.

Eu já postei mais do que uma imagem e de uma região diferente do Alto Douro e até posso pôr aqui muito mais se quiser e verá que a aridez continua a existir.
Seria de uma grande irresponsabilidade negar as características áridas ou semi-áridas de várias partes do Alto Douro, tendo em conta os seus valores de precipitação e níveis de evapotranspiração.

Mas continuam a ser excepções e não a regra situações muito isoladas.

Sim, como por toda a Europa, valores desta ordem não encontra aos pontapés.
Mas se encontrar, sinta-se à vontade para nos elucidar.

não vale a pena Belem para quê lhe vou apresentar dados e valores para voce refuta-los ignora-los... julgo q ficaremos por aqui... para mim a semi-aridez é muito mais caracteristica do interior de espanha,como em outras regiões do mediterraneo... em Portugal é uma raridade quem ninguem se dá conta tem o exemplo do Duero... eu já demonstrei aqui que todas as capitais de distrito portuguesas tem valores de percipitação superior a 500 mm e valores de temp. media anual infeiror a 18º graus ninguem me conseguiu desmentir... voce vem me falar de zonas... inahbitadas de vales escondidos... para tentar demonstrar e provar o improvavel... fiquemos por aqui eu fico com a minha opinião voce com a sua...

obviamente que vou deixar de fazer pesquisas trabalhosas que demonstrem os meus pontos de vista... tendo em conta que as mesmas são ignoradas...

sobre este assunto já provei e demonstrei aquilo q queria provar e demonstrar...

AGORA VOU POSTEAR DADOS DE ESTAÇOES DO OESTE DE CASTELA E LEAO, AS PROVINCIAS DE LEAO, ZAMORA E SALAMANCA.
ALGUNA DE ELAS FICA MOITO PERTO DE PORTUGAL, MESMO ALGUNA E PRACTICAMENTE NA RAIA.

PROVINCIA DE LEÓN

VILLAFRANCA DE EL BIERZO (Noroeste, perto Ponferrada). 42º37'N. 504 mtrs.

En..........4'8.........117
Fb..........6'0...........90
Mr..........9'1.........106
Ab.........11'5..........63
My.........14'3.........56
Jn..........17'8.........44
Jl...........21'0.........15
Ag.........20'3.........16
Sp.........17'9.........38
Oc.........12'6.........72
Nv..........7'8.........131
Dc..........4'9.........153

Año........12'3ºC.......901mm

PONFERRADA. 42º33'N. 534 mtrs.

En........4.5.........71
Fb........6.8.........64
Mr........9.4.........43
Ab......11.1.........51
My......14.4.........59
Jn.......18.6.........34
Jl........21.5.........24
Ag......21.0.........26
Sp......17.9.........49
Oc......12.9.........74
Nv........8.2.........76
Dc........5.5.........92

Año.....12.6ºC.......668 mm

LEÓN, VIRGEN DEL CAMINO. 42º35'N. 912 metros de altitud.

En..........3.1........58
Fb..........4.9........46
Mr..........7.1........29
Ab..........8.6........50
My........12.1........58
Jn.........16.4........39
Jl..........19.6........28
Ag........19.3.........24
Sp........16.4.........39
Oc........11.4.........56
Nv..........7.0.........58
Dc..........4.3.........70

Año........10.9ºC......556 mm

PROVINCIA DE ZAMORA, OESTE DE LA REGIÓN.

ZAMORA. 41º31'N. 656 metros de altitud.

En..........4.3........34
Fb..........6.6........28
Mr..........8.9........18
Ab........10.7........36
My........14.3........42
Jn.........18.7........30
Jl..........22.1........15
Ag........21.8........13
Sp........18.5........22
Oc........13.3........38
Nv.........8.3.........42
Dc.........5.5.........44

Año......12.7ºC......363 mm

PUEBLA DE SANABRIA. 42º03'N. 960 metros de altitud. PERTO PORTUGAL.

En.......3'0.........131
Fb.......4'0.........117
Mr.......6'3.........125
Ab.......8'6..........74
My.....11'8..........76
Jn......15'9..........33
Jl.......18'3..........14
Ag.....17'7..........12
Sp.....15'2..........53
Oc.....10'7..........79
Nv......6'2.........126
Dc......3'9.........106

Año......10'1ºC.......946 mm

PROVINCIA DE SALAMANCA, OESTE DE LA REGIÓN.

SALAMANCA/MATACÁN. 40º56'N. 790 metros de altitud.

En.........3.6.......31
Fb.........5.6.......27
Mr.........7.7.......22
Ab.........9.6.......39
My.......13.4.......48
Jn........17.9.......34
Jl.........21.0.......16
Ag.......20.5........11
Sp.......17.2........32
Oc.......12.2........39
Nv.........7.3........42
Dc.........4.8........42

Año.....11.7ºC...382 mm.

VALERO. 40º32'N. 568 metros. Fica en Val ao pe do Sistema Central. Perto ha 200 anos ainda havia florestas de Fagus sylvatica.

En.........6'7.........155
Fb.........8'2.........149
Mr........10'8........140
Ab........13'6.........94
My........17'6.........74
Jn.........21'8.........50
Jl..........26'0..........8
Ag........25'0.........18
Sp........20'8.........72
Oc........15'3........132
Nv........10'2........137
Dc.........6'2........143

Año.......15'2ºC........1172 mm

ALDEADAVILA. 41º13'N. 675 metros de altitud.

ALDEADAVILA FICA A 3 KMS DE LA FRONTERA CON PORTUGAL, A 4 KMS DE LA ALDEA DE BRUÇO Y A 12 KMS DE CASTELO BRANCO (CONCELHO DE MOGADOURO).

En.........7'0............110
Fb.........8'0............102
Mr........11'0............74
Ab........14'3............47
My.......18'9............52
Jn........22'9............31
Jl.........26'7............11
Ag.......25'9............12
Sp.......22'3............49
Oc.......17'2............73
Nv.......10'5............95
Dc........6'1............72

Año.....15'9ºC........728 mm.

não vale a pena Belem para quê lhe vou apresentar dados e valores para voce refuta-los ignora-los... julgo q ficaremos por aqui... para mim a semi-aridez é muito mais caracteristica do interior de espanha,como em outras regiões do mediterraneo... em Portugal é uma raridade quem ninguem se dá conta tem o exemplo do Duero... eu já demonstrei aqui que todas as capitais de distrito portuguesas tem valores de percipitação superior a 500 mm e valores de temp. media anual infeiror a 18º graus ninguem me conseguiu desmentir... voce vem me falar de zonas... inahbitadas de vales escondidos... para tentar demonstrar e provar o improvavel... fiquemos por aqui eu fico com a minha opinião voce com a sua...

obviamente que vou deixar de fazer pesquisas trabalhosas que demonstrem os meus pontos de vista... tendo em conta que as mesmas são ignoradas...

sobre este assunto já provei e demonstrei aquilo q queria provar e demonstrar...

Não há só climas nas capitais de distrito, nem elas muitas vezes, são representativas do clima do distrito, apenas se montou estações meteorológicas nas capitais de distrito, porque coincidentemente são zonas urbanas ( ou suburbanas).
Mas você deve ser a única pessoa do forum que duvida desses mais de 18ºc de média anual.
E eu não lhe vim falar de vales escondidos, vim falar de um trabalho científico e oficial sobre algumas zonas quentes de P. continental, que na Bacia do Guadiana até atingem uma extensão assinalável.
Quanto às questões de semi-aridez, estamos falados, como já disse e digo novamente, claro que Espanha terá maior extensão de zonas secas, mas Portugal também as tem. É tão somente isto.
Novamente um vivo conselho lhe deixo: evite assuntos repetitivos.

O Sócio está enganado. Trata-se de zonas extensas, que eu próprio conheço bem porque já as visitei, já fiz caminhadas nesses rios em pleno Verão, aqueles rochedos de xisto parecem fornalhas.

O vale do Águeda, o vale do Côa, o Tejo Internacional, o vale do Erges, o vale do Sabor, as Portas de Ródão, o Douro Internacional, são tudo regiões com uma paisagem que nem no Sul do país encontram paralelo. Estamos a falar de vales, planaltos e peneplanícies protegidos por serras com mais de 1000 metros de altitude, nalguns casos com mais de 1500 metros, logo tendo em conta que parte das nossas chuvas ocorrem devido a superfícies frontais de depressões que não estão à nossa latitude é de esperar que suceda este efeito barreira. Veja-se que Castro Laboreiro tem mais de 2000 mm e Montalegre do outro lado da montanha e a elevada altitude já tem pouco mais de 1000 mm, quanto mais vales para lá destas montanhas e dos planaltos oeste da Terra Fria.

Não há só climas nas capitais de distrito, nem elas muitas vezes, são representativas do clima do distrito, apenas se montou estações meteorológicas nas capitais de distrito, porque coincidentemente são zonas urbanas ( ou suburbanas).
Mas você deve ser a única pessoa do forum que duvida desses mais de 18ºc de média anual.
E eu não lhe vim falar de vales escondidos, vim falar de um trabalho científico e oficial sobre algumas zonas quentes de P. continental, que na Bacia do Guadiana até atingem uma extensão assinalável.
Quanto às questões de semi-aridez, estamos falados, como já disse e digo novamente, claro que Espanha terá maior extensão de zonas secas, mas Portugal também as tem. É tão somente isto.
Novamente um vivo conselho lhe deixo: evite assuntos repetitivos.

Não é difícil que tenha, pois atendendo ao facto que a Amareleja é fresca comparada com o que se passa em cima do Vale do Guadiana e de alguns dos seus afluentes, é possível que eventuais máximas médias no Verão superiores a 35ºC inflacionem a média anual. Já estive no vale do Guadiana no final de um mês de Fevereiro e sentia-se um ar mais quente que em Beja, e uma luz mais forte.

Pode ser que en Bacia da Guadiana ha mais de 18ºC meida anual, nao sei, mais acho posivel, mais, nao acredito que no Douro aconteza, mesmo eses locais do VAL DO COA.

ALDEADAVILA fica casi na misma raia e e vezinha de freguesías de Mogadouro, mesmo Bruços fica a 4 kms de ela.

ALDEADAVILA ten veraos de 26/27 graus de media, mais o inverno ja é de 6ºC en dezembro. A media anual e nao atingue aos 16ºC, ainda menos que Lisboa.

En eses locais que estao baixos o verao acho que poda ser mesmo, eses locais sao mais baixos, mais ten una pouca maior influencia o mar da que ten ALDEADAVILA, embora ALDEADAVILA e o maior barragem da penínsola e un dos maiores de Europa, que nao sei se muda o clima, mais si voses buscan no Google earth veran que mesmo e moito grande, e fica moito perto da raia.

Os invernos de eses locais baixos de Val de Coa, acho que si Aldeadavila fica con 6 graus en dizembro, a 670 metros de altitude, eses locais poden ter 8 graus, eu estimo.

Si eles ten 8 graus no inverno e 26/27 no verao, estimo que poden ficar entorno a 17/17'5 graus de media anual, seguramente moito perto a 18ºC anuais, mais nao acredito que superen a Bacia do Guadiana.
Isto e una opiniao, precisaría haver estaçoes en eses locais.

Não é difícil que tenha, pois atendendo ao facto que a Amareleja é fresca comparada com o que se passa em cima do Vale do Guadiana e de alguns dos seus afluentes, é possível que eventuais máximas médias no Verão superiores a 35ºC inflacionem a média anual. Já estive no vale do Guadiana no final de um mês de Fevereiro e sentia-se um ar mais quente que em Beja, e uma luz mais forte.

Eu este ano, em Abril, desloquei-me, por 2 vezes entre Portel e Alqueva ( no Norte do Alqueva) e havia uma diferença substancial de temperatura, entre ambas as localidades.
Mas isto foi uma passagem de relance, que deve ser encarada com cautela, embora até tenha bastante lógica.

No vale do Douro os invernos são frescos...dai eu, tal bcomo o Duero, supor que não tenha medias anuais acima dos 18º, em qualquer dos pontos.
Já no vale do Guadiana e Tejo, talvez tenhemos locais nos 17-18º de média anual, com o mês maqis frio por cima dos 8º e o mais quente nos 27-28º;)

Pode ser que en Bacia da Guadiana ha mais de 18ºC meida anual, nao sei, mais acho posivel, mais, nao acredito que no Douro aconteza, mesmo eses locais do VAL DO COA.

ALDEADAVILA fica casi na misma raia e e vezinha de freguesías de Mogadouro, mesmo Bruços fica a 4 kms de ela.

ALDEADAVILA ten veraos de 26/27 graus de media, mais o inverno ja é de 6ºC en dezembro. A media anual e nao atingue aos 16ºC, ainda menos que Lisboa.

En eses locais que estao baixos o verao acho que poda ser mesmo, eses locais sao mais baixos, mais ten una pouca maior influencia o mar da que ten ALDEADAVILA, embora ALDEADAVILA e o maior barragem da penínsola e un dos maiores de Europa, que nao sei se muda o clima, mais si voses buscan no Google earth veran que mesmo e moito grande, e fica moito perto da raia..

Na minha opinião, não podemos usar Aldeadavila como ponto de comparação, com o que se passa no Vale do Douro, por variadas razões, uma delas é que existem numerosas variáveis diferentes, como por exemplo : desníveis acentuados, solos, altitudes ( que podem ir abaixo dos 150 metros) nos vales do Douro o que certamente devem construir uns valores mais elevados, do que um local mais elevado, exposto e relativamente próximo como Aldeadavila... Outra, é porque os valores no Douro, são bastante variáveis mesmo em curtas distâncias. Mesmo comparar com Moncorvo ou o Pinhão, já é complicado. Eu não sei qual o local com maior influência do mar, porque existe um grande escudo montanhoso a proteger várias partes do Vale do Douro e mesmo locais mais no interior, por vezes têm uma influência marítima mais assinalável. Mas como já disse não sei, é só a minha opinião.

Os invernos de eses locais baixos de Val de Coa, acho que si Aldeadavila fica con 6 graus en dizembro, a 670 metros de altitude, eses locais poden ter 8 graus, eu estimo. ..

No Pinhão esse valor para o mês mais frio fica em cerca de 8ºc ( 7,8ºc), mas o Pinhão, está ainda um pouco longe de ser a zona mais quente do Alto Douro ( de acordo com os dados do IM). Mas, claro que ao aumentar o isolamento em relação à influência moderadora do oceano, os invernos podem tornar-se menos amenos e até haver algum equilíbrio.
Mas não me parece que seja menos de 8ºc para a maior parte das localidades mais quentes do Douro.

Si eles ten 8 graus no inverno e 26/27 no verao, estimo que poden ficar entorno a 17/17'5 graus de media anual, seguramente moito perto a 18ºC anuais, mais nao acredito que superen a Bacia do Guadiana.
Isto e una opiniao, precisaría haver estaçoes en eses locais.

Não sei quais as médias, mas seguramente serão algo altas.
17,5ºc na minha opinião parece-me algo curto.
Outro local que pode atingir bons valores, é o vale do Tejo.