Diversidade climática

Re: Monitorização Clima de Portugal - 2010

as minhas opiniões sempre foram fundamentadas aqui muitas vezes para o Belem mas perdi a pachorra sabe porquê??? porque o Belem sempre as ignorou sempre igonrou os meus argumentos ... para que serviu demonstra-lhe imensos dados comprovados... do que serviu fundamentar os meus pontos de vista??? para nada você ignora-os so porque não vão ao encontro das suas perferencias... cansei-me... não irei perder mais tempo consigo... nesse aspecto...

Eu não ignorei nada, eu quero é perceber o cerne científico do seu ponto de vista:

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/portugal-o-pais-mais-quente-da-europa-4892-14.html

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/vegetacao-o-espelho-do-clima-4737.html

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/estacoes-climatologicas-em-portugal-4195-3.html

Deixe lá as preferências de lado, seja mais concreto e responda com eloquência.

Para quê que me vou dar ao trabalho de perder 2 horas a pesquisar os normativos climaticos de Bordeaux para lhe demonstrar que apesar de atraves dos normativos não ter nenhum mês seco, na pratica Bordeaux tem tal e qual como Braga ou o Porto sempre 1,2,3 meses secos e provei-lhe isso..para quê? demonstrar-lhe que em Bordeaux a temperatura antige valores acima dos 35º graus e chega mesmo aos 40º graus para quê demonstra-lhe que existem produtos agricolas que só repito só se produzem e existem nestas regiões, para quê demonstrar-lhe que os dias de chuva no ano são identicos... para quê demonstrar-lhe que a temperatura da agua na costa portuguesa é inferior que no mediterraneo ou provar-lhe que ondulação na costa portuguesa é muito intensa e elevada para quê despejar-lhe mapas,graficos que comprovem todas estas caracteristicas??? para quê ter trabalho em pesquisar informação e postar aqui?? para o Belem nem sequer dar importancia?? eu tenho os meus pontos de vista para mim e acredite para muita gente fazem sentido... perfiro não partilhar aqui cansei-me... é um trabalho inutil e pouco valorizado... n vale a pena...

Para quê que me vou dar ao trabalho de perder 2 horas a pesquisar os normativos climaticos de Bordeaux para lhe demonstrar que apesar de atraves dos normativos não ter nenhum mês seco, na pratica Bordeaux tem tal e qual como Braga ou o Porto sempre 1,2,3 meses secos e provei-lhe isso..para quê?...

Tal como lhe foi demonstrado com dados científicos Braga e Porto têm meses secos climatológicos, Bordeaux não tem meses secos climatológicos.

para quê ter trabalho em pesquisar informação e postar aqui?? ...

Porque podem haver pessoas interessadas em aprofundar o assunto um pouco além das opiniões pessoais que podem muitas vezes ser tendenciosas.
Isto por exemplo, sei amplamente que é completamente falso:

...no Norte de Marrocos região que eu conheço pessoalmente, onde não existem pinheiros,carvalhos, vinhas,pomares diveros etc.... »...

Eu também conheço Marrocos e tenho amigos de lá.
Existem vinhas, pinheiros e até carvalhos no Norte de Marrocos. Em Setatt, por exemplo, existem imensos pinhais. E não só, é por uma vasta franja do litoral marroquino. De vinhos:
http://www.vindumaroc.com/Histoire & Geographie.html
Carvalhos? Que espécies? Existem: sobreiros, azinheiras e carvalhos de zonas mais frias nas montanhas.
Pomares? Marrocos é «só» um dos maiores exportadores de frutos do Norte de África! Um dos 5 maiores exportadores de azeitona do mundo.
E produz não só azeitona: «like saffron from Tiliouine, mint, oranges and lemons from Fez, are home-grown. » http://en.wikipedia.org/wiki/Morocco
Citrinos: http://gain.fas.usda.gov/Recent GAIN Publications/Citrus Semi-annual_Rabat_Morocco_6-22-2010.pdf

Como deve agora entender, Sociometeo, o meu cepticismo e o de outras pessoas tem alguma razão de ser.

Eu tenho os meus pontos de vista para mim e acredite para muita gente fazem sentido... perfiro não partilhar aqui cansei-me... é um trabalho inutil e pouco valorizado... n vale a pena...

Faça um grande favor a si mesmo: pesquise sobre o tema, procure bases científicas sólidas/aceites e venha aqui apresentar tudo isso que eu terei todo o gosto em ler.

Tal como lhe foi demonstrado com dados científicos Braga e Porto têm meses secos climatológicos, Bordeaux não tem meses secos climatológicos.

Porque podem haver pessoas interessadas em aprofundar o assunto um pouco além das opiniões pessoais que podem muitas vezes ser tendenciosas.
Isto por exemplo, sei amplamente que é completamente falso:

Eu também conheço Marrocos e tenho amigos de lá.
Existem vinhas, pinheiros e até carvalhos no Norte de Marrocos. Em Setatt, por exemplo, existem imensos pinhais. E não só, é por uma vasta franja do litoral marroquino. De vinhos:
http://www.vindumaroc.com/Histoire & Geographie.html
Carvalhos? Que espécies? Existem: sobreiros, azinheiras e carvalhos de zonas mais frias nas montanhas.
Pomares? Marrocos é «só» um dos maiores exportadores de frutos do Norte de África!

Como deve agora entender, Sociometeo, o meu cepticismo e o de outras pessoas tem alguma razão de ser.

Faça um grande favor a si mesmo: pesquise sobre o tema, procure bases científicas sólidas/aceites e venha aqui apresentar tudo isso que eu terei todo o gosto em ler.

Algumas pessoas??? sempre as mesmas... eu so aqui de repente mencionei-lhe 7,8,9 aspectos que identificam o clima de algumas cidades do norte de Portugal com o Oeste francês nomeadamente com a região de Bordeuax... e o que o Belem diz?? exactamente o mesmo que disse mas a fingir que está cheio de razão... lol diz que Braga e Porto têm meses secos climatológicos, Bordeaux não tem meses secos climatológicos e eu digo-lhe que sim e que Bordeaux n tem meses secos climatologicos mas tem na pratica todos os anos ou quase todos os anos os mesmos meses secos que Porto ou Braga 1,2,3 meses secos por ano... perdi horas a fazer esta pesquisa para quê??? para você me passar um atestado de estupidez?? de burrice?? foi o que fez... burrifou-se literalmente para o meu trabalho... mas n foi so desta vez quando postava com o user RTrinda perdi horas de pesquisa(alias ganhei pk aprendi) a demonstrar-lhe q os fenomenos de neve em cotas baixas em Portugal foram de massas de ar vindas do atlantico e não de massas de ar continentais... enfim enchi aqui o forum com graficos sobre a temperatura da agua tamnho de vaga das ondas para lhe tentar dizer que Portugal está sob a influencia do atlantico e q essa influencia é ignorada por mt boa gente para quê??? para voce me vir falar em vales escondios no guadiana??? q representam nem 3% do territorio portugues ou vir-me falar da ZEE falando em bio-deversidade e em ilhas q nem existem a sul da ZEE ou vir-me falar das ilhas selvagens da Madeira???( mesma coisa que um espanhol estar-me a dizer q o clima espanhol é sub-tropical por causa das Ilhas Canarias) para quê digo eu... e agora fala-me do vinho de Marrocos??? no vinho de marrocos?? epah por amor da santa... ohh sr.Belem lol pergunte a um enologo já q a minha palavra n vale e ele explica-lhe q climas semi-aridos e mt secos n produzem bons vinhos...e que os melhores vinhos dão-se em regiões de transição de climas solos etc... Portugal Norte de espanha Norte e centro de Italia... por estranho que lhe pareça o mediterraneo nem todo o mediterraneo principalmente o mais seco ou ameno não produz vinhos excelentes... informe-se disso...
para quê?? a serio cansei-me... fique com a sua opinião que eu fico com a minha... e mais quem começou aqui a criticar-me forte feio foi o sr. Belem logo no meu 1º Post sobre o clima sub-tropical do sul Brasil não ter estações do ano como os climas temperados... recorda-se??? foi você que começou por não aceitar as minhas opiniões alias você fez exactamente o mesmo com o Duero... alguem que não siga o seu ponto de vista ou n escreva aquilo q você acha estar correcto é criticado dessa forma pelo Belem... depois o Belem so teve de atirar a 1ª pedra logo a seguir segui-se o os fieis seguidores que toda a gente sabe quem são...
se eu viesse para aqui dizer... que daqui a 20 anos Portugal é um deserto semi-arido e que Portugal é o pais mais quente da europa.... este grupo venerava-me.... mas olhe temos pena penso e interperto os dados e sinais de outra forma e pelos vistos não sou o unico...

Algumas pessoas??? sempre as mesmas... eu so aqui de repente mencionei-lhe 7,8,9 aspectos que identificam o clima de algumas cidades do norte de Portugal com o Oeste francês nomeadamente com a região de Bordeuax... e o que o Belem diz?? exactamente o mesmo que disse mas a fingir que está cheio de razão... lol diz que Braga e Porto têm meses secos climatológicos, Bordeaux não tem meses secos climatológicos e eu digo-lhe que sim e que Bordeaux n tem meses secos climatologicos mas tem na pratica todos os anos ou quase todos os anos os mesmos meses secos que Porto ou Braga 1,2,3 meses secos por ano... perdi horas a fazer esta pesquisa para quê??? para você me passar um atestado de estupidez?? de burrice?? foi o que fez... burrifou-se literalmente para o meu trabalho...

Tenha lá calma, gaste menos energia com guerrinhas e seja mais específico. Se Bordeaux tivesse meses secos no mesmo número de anos que Porto e Braga, teria também meses secos climatológicos, mas o que é facto é que não os tem.

mas n foi so desta vez quando postava com o user RTrinda perdi horas de pesquisa(alias ganhei pk aprendi) a demonstrar-lhe q os fenomenos de neve em cotas baixas em Portugal foram de massas de ar vindas do atlantico e não de massas de ar continentais...

Não foi isso que me pareceu. Você não demonstrou nada disso.

enfim enchi aqui o forum com graficos sobre a temperatura da agua tamnho de vaga das ondas para lhe tentar dizer que Portugal está sob a influencia do atlantico e q essa influencia é ignorada por mt boa gente para quê??? para voce me vir falar em vales escondios no guadiana??? q representam nem 3% do territorio portugues ou vir-me falar da ZEE falando em bio-deversidade e em ilhas q nem existem a sul da ZEE

E você ainda dá-se ao luxo de mentir novamente... Alguém falou de ilhas que nem existem no sul da ZEE?
Você também já devia saber o que é « upwelling», pois isso já foi explicado várias vezes.
Ninguém no seu perfeito juízo enfia comparações de temperatura entre correntes frias e quentes para provar alguma coisa pois acho que ninguém normal iria se quer dar-se ao trabalho de comparar.
Quanto lhe foi proposta uma comparação entre zonas de água quente, os argumentos de sua parte acabaram.
Quanto à biodiversidade, nem vou comentar.

e agora fala-me do vinho de Marrocos??? no vinho de marrocos?? epah por amor da santa... ohh sr.Belem lol pergunte a um enologo já q a minha palavra n vale e ele explica-lhe q climas semi-aridos e mt secos n produzem bons vinhos...e que os melhores vinhos dão-se em regiões de transição de climas solos etc...

Pergunte a um enólogo?!? Não arrisque, meu caro.
Você veio aqui dizer que não havia várias coisas no Norte de Marrocos, quando as há e até em relativa abundância. Esse é que é o facto.

para quê?? a serio cansei-me... fique com a sua opinião que eu fico com a minha... e mais quem começou aqui a criticar-me forte feio foi o sr. Belem logo no meu 1º Post sobre o clima sub-tropical do sul Brasil não ter estações do ano como os climas temperados... recorda-se??? foi você que começou por não aceitar as minhas opiniões alias você fez exactamente o mesmo com o Duero...

Deixe lá de usar espantalhos inexistentes , quem quiser saber o que o Duero acha , vai ler as opiniões dele.

alguem que não siga o seu ponto de vista ou n escreva aquilo q você acha estar correcto é criticado dessa forma pelo Belem... depois o Belem so teve de atirar a 1ª pedra logo a seguir segui-se o os fieis seguidores que toda a gente sabe quem são...

:lmao:

se eu viesse para aqui dizer... que daqui a 20 anos Portugal é um deserto semi-arido e que Portugal é o pais mais quente da europa.... este grupo venerava-me.... mas olhe temos pena penso e interperto os dados e sinais de outra forma e pelos vistos não sou o unico...

Estou à espera desses dados e da opinião que diz ser a seu favor por parte dos «seus» seguidores, já há uns bons meses.
Apresente algo fundamentado, por favor.

Tenha lá calma, gaste menos energia com guerrinhas e seja mais específico. Se Bordeaux tivesse meses secos no mesmo número de anos que Porto e Braga, teria também meses secos climatológicos, mas o que é facto é que não os tem.

Não foi isso que me pareceu. Você não demonstrou nada disso.

E você ainda dá-se ao luxo de mentir novamente... Alguém falou de ilhas que nem existem no sul da ZEE?
Você também já devia saber o que é « uppwelling», pois isso já foi explicado várias vezes.
Ninguém no seu perfeito juízo enfia comparações de temperatura entre correntes frias e quentes para provar alguma coisa pois acho que ninguém normal iria se quer dar-se ao trabalho de comparar.
Quanto lhe foi proposta uma comparação entre zonas de água quente, os argumentos de sua parte acabaram.
Quanto à biodiversidade, nem vou comentar.

Pergunte a um enólogo?!? Não arrisque, meu caro.
Você veio aqui dizer que não havia várias coisas no Norte de Marrocos, quando as há e até em relativa abundância. Esse é que é o facto.

Deixe lá de usar espantalhos, quem quiser saber o que o Duero acha , vai ler as opiniões dele. Verá logo que algo não bate certo. Talvez até poupasse o seu tempo, não indo basear-se nas opiniões de uma outra pessoa qualquer.

:lmao:

Estou à espera desses dados e da opinião que diz ser a seu favor por parte dos «seus» seguidores, já há uns bons meses.
Apresente algo fundamentado, por favor.

Para quê?? lhe apresentar dados ?? para isto???para o descrediblizar?? eu provei-lhe que em quase todos os anos a cidade de Bordeaux tem sempre 1,2,3 e ate 4 meses secos e não são na estação fria como acontece no Norte da europa... o que acontece é q n é tão regular como no Porto ou em Braga... por isso é que climatologicamente ao fazer-se a media de um normativo nunca apresenta um mes seco mas isso não signfica que não o tenha na realidade não foi ninguem que me disse fui eu que cheguei a esta conclusão sozinho porque consigo pensar pela minha cabeça... e provei-lhe a si e ao forum... mas para quê perder tempo... enfim não vale mesmo a pena acabou Belem tenho a minha opinião e não a mudo... fique lá com a sua que eu com a minha...

o que acontece é q n é tão regular como no Porto ou em Braga... por isso é que climatologicamente ao fazer-se a media de um normativo nunca apresenta um mes seco.

Exactamente.

tenho a minha opinião e não a mudo... fique lá com a sua que eu com a minha...

Mas é que nem duvide. ;)

Impressionante!

O ponto mais elevado do Atlas tem mais de 4000 metros. Depois, a parte da cordilheira voltada para noroeste é uma barreira de condensação muito importante. Para além disso, na estação seca a região tem fenómenos convectivos muito interessantes. Nas partes mais altas voltada para o Atlântico devem ter valores de precipitação interessantes, por isso o carvalho-roble também aparece no Norte de África.

O Magrebe tem os mesmos carvalhos que nós. até têm o roble:

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=55&cid=3713&bl=1

..."O Carvalho-roble é comum em toda a Europa, Norte de África e Ásia Ocidental. Em Portugal é espontâneo, sobretudo no Norte litoral...." ai meu deus... o que querem provar com isto toda europa e norte de africa?? portanto escandinavia= norte de africa... ai meu deus... isto é pior que o Canal Benfica... que medo...os politicos deveriam-vos contratar para tornar verdades em Inverdades... lol surreal esta é que fica para historia... BIG LOL

O ponto mais elevado do Atlas tem mais de 4000 metros. Depois, a parte da cordilheira voltada para noroeste é uma barreira de condensação muito importante. Para além disso, na estação seca a região tem fenómenos convectivos muito interessantes. Nas partes mais altas voltada para o Atlântico devem ter valores de precipitação interessantes, por isso o carvalho-roble também aparece no Norte de África.

Sem dúvida e esse artigo também prova que Portugal e Marrocos partilham algumas espécies de carvalho, tanto em zonas baixas ( já sabemos que existem por cá ( azinheira e sobreiro)) como altas ( carvalho-roble, como está aí patente).
Afinal, como sempre acreditei e lembro-me de ver, há carvalhos no Norte de Marrocos.

Sem dúvida e esse artigo também prova que Portugal e Marrocos partilham algumas espécies de carvalho, tanto em zonas baixas como altas.
Afinal, como sempre acreditei e lembro-me de ver, há carvalhos no Norte de Marrocos.

Mesmo em Portugal, o Quercus robur não se restringe apenas ao Noroeste, tenho conhecimento de referências sobre a sua presença na Cordilheira Central, na Beira Baixa e no distrito de Leiria.

O carvalho-cerquinho, o carvalho-de-Monchique e o carvalho-negral também estão presente no Magrebe.

Mesmo em Portugal, o Quercus robur não se restringe apenas ao Noroeste, tenho conhecimento de referências sobre a sua presença na Cordilheira Central, na Beira Baixa e no distrito de Leiria.

O carvalho-cerquinho, o carvalho-de-Monchique e o carvalho-negral também estão presente no Magrebe.

Essas referências sobre os Quercus robur em Leiria serão as mesmas que coloquei no forum há uns tempos, de Pina Manique?
Pois eu lembro-me desses dados... :D

Essas referências sobre os Quercus robur em Leiria serão as mesmas que coloquei no forum há uns tempos, de Pina Manique?
Pois eu lembro-me desses dados... :D

Sim, são. As da Cordilheira Central (Lousã, Açor, Estrela) encontrei num estudo de genética, em relação à Beira Baixa foi-me dito por um biólogo do Parque do Tejo Internacional (presença na parte norte do concelho de Idanha). Já para não falar da Mata da Margaraça.

Provavelmente, e agora estou a especular, o carvalho-roble poder-se-ia estender até Sintra. Mas sobre isso não tenho dados.