Diversidade climática

Re: Monitorização Clima de Portugal - 2010

Aleluia!!! Caro Lousano 400% de acordo ate que enfim.... o que o carissimo Lousano acabou de dizer é o que eu ando a dizer a Séculos neste forum... a essa conclusão já eu cheguei a muito tempo desde comecei-me a interessar por metereologia climatologia e anfins... imensas discussões e trocas de opiniões umas infindaveis interminaveis tive aqui neste forum sobre esse assunto que o carissimo Lousano lucidamente disse aqui em meia duzia de palavras... já fui atacado posto em causa muitas vezes ate humilhado por dizer exactamente isso que o Lousano acabou de dizer... referi valores de tempertura media anual, referi valores de percipitação, referi posiconamento e comportamento de Massas de ar maritimas de atlanticas que estamos sujeitos, referi a valores quase identicos entre climas Atlanticos como da cidade de Bordeaux ou Biarritiz(como estas cidades tem muito mais em comum com as cidades portuguesas do com cidades por exemplo escocesas ou Dinamarquesas) identicos as cidades portuguesas como por exemplo Porto ou Braga, referi a temperatura da agua bem mais baixa que no mediterraneo referi a propria Ondulação bem maior instavel a que a nossa costa está sujeita, referi que nem as cidades mais amenas portuguesas atingem valores de temperatura iguais ou identicos as cidades mais amenas do mediterraneo, enfim e fui bastante contestado e posto em causa... e se o caro Lousano quiser faça uma pesquisa a topicos anteriores que vai ver as conversas que já existiram a este respeito... enfim estão plenamente de acordo com o caro Lousano e contente por pelos vistos não ser mais um Fundamentalista que condenam Portugal a um quase deserto semi-arido... Para mim Portugal devido a sua posição geografica em muitos aspectos é muito mais atlantico que mediterraneo e para mim a influencia atlantica em Portugal é desvalorizada e esquecida com causas por vezes drasticas com mau pessimo posicionamento turistico e com construções de infra-estruturas inadequadas a essas condições... Continua-se a dividir a analise metereologica entre Norte Sul quando se deveria fazer entre Ocidente e Oriente..... cidades como Coimbra,Tomar,Aveiro,Porto,Braga mais de 60% do territorio tem muito mais em comum com Bordeaux ou Biarritz do com imensas cidades do mediterraneo...
Mais uma vez peço desculpas pelo meu português pois não tenho o dicionario activo no meu Windows...

Cumps

Esse pretexto só seria válido se o caro fosse estrangeiro. Qualquer português, com o ensino primário completo, deveria conseguir escrever com correcção. Mas hoje em dia, com as Novas Oportunidades, tudo é possível :lmao:

Aleluia!!! Caro Lousano 400% de acordo ate que enfim.... o que o carissimo Lousano acabou de dizer é o que eu ando a dizer a Séculos neste forum... a essa conclusão já eu cheguei a muito tempo desde comecei-me a interessar por metereologia climatologia e anfins... imensas discussões e trocas de opiniões umas infindaveis interminaveis tive aqui neste forum sobre esse assunto que o carissimo Lousano lucidamente disse aqui em meia duzia de palavras... já fui atacado posto em causa muitas vezes ate humilhado por dizer exactamente isso que o Lousano acabou de dizer... referi valores de tempertura media anual, referi valores de percipitação, referi posiconamento e comportamento de Massas de ar maritimas de atlanticas que estamos sujeitos, referi a valores quase identicos entre climas Atlanticos como da cidade de Bordeaux ou Biarritiz(como estas cidades tem muito mais em comum com as cidades portuguesas do com cidades por exemplo escocesas ou Dinamarquesas) identicos as cidades portuguesas como por exemplo Porto ou Braga, referi a temperatura da agua bem mais baixa que no mediterraneo referi a propria Ondulação bem maior instavel a que a nossa costa está sujeita, referi que nem as cidades mais amenas portuguesas atingem valores de temperatura iguais ou identicos as cidades mais amenas do mediterraneo, enfim e fui bastante contestado e posto em causa... e se o caro Lousano quiser faça uma pesquisa a topicos anteriores que vai ver as conversas que já existiram a este respeito... enfim estão plenamente de acordo com o caro Lousano e contente por pelos vistos não ser mais um Fundamentalista que condenam Portugal a um quase deserto semi-arido... Para mim Portugal devido a sua posição geografica em muitos aspectos é muito mais atlantico que mediterraneo e para mim a influencia atlantica em Portugal é desvalorizada e esquecida com causas por vezes drasticas com mau pessimo posicionamento turistico e com construções de infra-estruturas inadequadas a essas condições... Continua-se a dividir a analise metereologica entre Norte Sul quando se deveria fazer entre Ocidente e Oriente..... cidades como Coimbra,Tomar,Aveiro,Porto,Braga mais de 60% do territorio tem muito mais em comum com Bordeaux ou Biarritz do com imensas cidades do mediterraneo...
Mais uma vez peço desculpas pelo meu português pois não tenho o dicionario activo no meu Windows...

Cumps

Está a ser falacioso...eu diria que uma tipica falacia por generalização.
É obvio que temos um clima com algumas semelhanças com o SW e o SE Francês...bom...já agora há que dizer que o extremo SE do golfo de biscaia tem uma circulação oceanica separada da circulação geral, tambem a direcção média do vento é menos favoravel ao upwelling, o que causa valores de SST no verão acima dos 20-22º.
É esta a razão que leva ao facto da costa SW Francesa ter verões amenos e invernos mais amenos que o usual aquelas latitudes, tornando um local não muito diferente do NW Português.

Mas por outro lado, dai eu ter falado em generalização, o NW de Marrocos tem tambem um clima com muitas semelhanças com Portugal (essencialmente o centro e sul)...talvez mais que o SW Francês ou o norte do Mediterraneo .

Uploaded with ImageShack.us

Basicamente toda a faixa ocidental dos continentes tem um clima similar ao nosso, numa latitude entre os 35º-45º no HN e por volta dos 30-40º no HS...
Acontece que Portigal tem caracteristicas distintas...um verão quente devido ás SST´s relativamente altas ( comparativamente á california por exemplo), um inverno ameno, excepto talvez no interior NE, onde o clima é de influencia continental...este nosso inverno que é assim porque estamos longe de massas de ar continental frias ( ao contrario de grande parte do mediterraneo)...etc etc

Portanto..estás a ser tendencioso...porque se temos semelhanças com o SW Frances/N mediterraneo ou S do mar negro, tambem temos semelhanças com o S/SE/SW mediterraneo, o NW de marrocos ou mesmo as ilhas da madeira e canarias...OK?

Eu diria que a zona mais exposta ao frio proveniente da Meseta Norte é limitada a sul pela Cordilheira Central e a oeste pelas serras do Montemuro, Arada, Marão, Gerês, etc. Em suma, compreende essencialmente Trás-os-Montes e a Beira Transmontana, nomeadamente a Terra Fria.

Previsão das mínimas para hoje:

tw1gp098.gif

Reparem como a Meseta Norte é bem mais fria que a Meseta Sul.

Esse pretexto só seria válido se o caro fosse estrangeiro. Qualquer português, com o ensino primário completo, deveria conseguir escrever com correcção. Mas hoje em dia, com as Novas Oportunidades, tudo é possível :lmao:

Se fosse só o Português incorrecto o problema...
É que os assuntos apresentados já foram discutidos «ad nauseam» e ainda estamos todos à espera de uma resposta...

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/portugal-o-pais-mais-quente-da-europa-4892-14.html

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/vegetacao-o-espelho-do-clima-4737.html

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/estacoes-climatologicas-em-portugal-4195-3.html

E em mais tópicos certamente...:D

Julgo que está mais preocupado em me ridicularizar ou pegar em qualquer promenor para me rebaixar ou me diminuir ((talvez alguma patologia frodiana explique isso) que propriamente em discutir as tematicas por mim apresentadas... mas se quiser picar comigo a nivel de conhecimentos,cultura,estatuto social, sei la nº de namoradas, tamanho,etc pode faze-lo o meu email é este [email protected]... quando decidir n dar uma de superior e discutir os temas que aqui coloco tambem me encontro disponivel.... de superHomens e gente que sabe tudo já eu me fartei a imenso tempo já dei para esse peditorio....

Cumps....

Julgo que está mais preocupado em me ridicularizar ou pegar em qualquer promenor para me rebaixar ou me diminuir ((talvez alguma patologia frodiana explique isso) que propriamente em discutir as tematicas por mim apresentadas... mas se quiser picar comigo a nivel de conhecimentos,cultura,estatuto social, sei la nº de namoradas, tamanho,etc pode faze-lo o meu email é este [email protected]... quando decidir n dar uma de superior e discutir os temas que aqui coloco tambem me encontro disponivel.... de superHomens e gente que sabe tudo já eu me fartei a imenso tempo já dei para esse peditorio....

Cumps....

Escreve-se freudiana.

Está a ser falacioso...eu diria que uma tipica falacia por generalização.
É obvio que temos um clima com algumas semelhanças com o SW e o SE Francês...bom...já agora há que dizer que o extremo SE do golfo de biscaia tem uma circulação oceanica separada da circulação geral, tambem a direcção média do vento é menos favoravel ao upwelling, o que causa valores de SST no verão acima dos 20-22º.
É esta a razão que leva ao facto da costa SW Francesa ter verões amenos e invernos mais amenos que o usual aquelas latitudes, tornando um local não muito diferente do NW Português.

Mas por outro lado, dai eu ter falado em generalização, o NW de Marrocos tem tambem um clima com muitas semelhanças com Portugal (essencialmente o centro e sul)...talvez mais que o SW Francês ou o norte do Mediterraneo .

Uploaded with ImageShack.us

Basicamente toda a faixa ocidental dos continentes tem um clima similar ao nosso, numa latitude entre os 35º-45º no HN e por volta dos 30-40º no HS...
Acontece que Portigal tem caracteristicas distintas...um verão quente devido ás SST´s relativamente altas ( comparativamente á california por exemplo), um inverno ameno, excepto talvez no interior NE, onde o clima é de influencia continental...este nosso inverno que é assim porque estamos longe de massas de ar continental frias ( ao contrario de grande parte do mediterraneo)...etc etc

Portanto..estás a ser tendencioso...porque se temos semelhanças com o SW Frances/N mediterraneo ou S do mar negro, tambem temos semelhanças com o S/SE/SW mediterraneo, o NW de marrocos ou mesmo as ilhas da madeira e canarias...OK?

pelos vistos o User Lousano compartilha da minha opinião é por isso que as diferentes opiniões deverão ser toleradas.... você perspectiva as coisas assim e tem os seus argumentos que seguramente são validos... eu tenho a minha opinião e pelos vistos não sou o unico talvez haja mais gente com a minha opinião aqui neste forum como por exemplo o User Duero mas talvez muita gente se inibe de a expo-la tendo em conta o clâ de fundamentalistas aqui neste forum que tudo fazem para defender os seus pontos de vista e acima de tudo e pior tentar mudar a opinião dos Outros.... eu continuou achar que existem muito mais aspectos identicos com o clima do oeste Francês que propriamente no Norte de Marrocos região que eu conheço pessoalmente, onde não existem pinheiros,carvalhos, vinhas,pomares diveros etc.... eu penso assim penso que´é errado dividir as barreiras climatologicas em sul da europa e norte da europa partindo ai de generalizações e de tabuas rasas... para mim o clima de leiria(centro de portugal) tem mt mais em comum com o clima do oeste francês que com o clima de muitas cidades mediterraneas ou do Norte de africa... enfim é a minga opinião... sim temos um Inverno ameno... ok faça o seguinte teste vá hoje a noite a leiria,tomar,pombal,bombarral,mafra,rio maior etc etc e veja se so faz frio e temperaturas negativas em tras-montes.... faça isso e fale comigo depois.... para voces o pais resume-se ao algarve, baixo alentejo, costa alentejana,região de Lisboa e vales encantados da terra quente tras-montana o resto do pais onde faz frio a brava e onde as temperaturas medias anuais são abaixo dos 15,5º onde a percipitação é superior a 700mm etc etc n interessa... enfim respeito a vossa opinião mas discordo totalmente com ela a todos os niveis... acho q mta gente tem aqui uma visão autista do clima portugues idealizam o clima portugues como um clima super quente e ameno...so porque nos anos 70 os ingleses descobriram o algarve e essa opinião generalizou-se pela opinião publica... estou em totalmente em desacordo com esse ponto de vista... acho q ignora-se a influencia atlantica no nosso clima cometem-se erros as casas são mal costruidas são feitos centros comercias ao ar livre... morrem pessoas de frio... morrem pessoas no mar... tudo porque os portugueses vivem sempre em ilusões e não encaram as coisas como elas são mas sim como queriam que elas fosse... é a minha opinião você fica com a sua que eu fico com a minha passe bem....

sinais atlanticos do clima português em mais de 60 % do territorio;
temperatura de agua do mar inferior ao mediterraneo;
Ondulação forte instavel com vagas enormes;
Muitas cidades e regiões com mais de 120 dias de chuva;
temperaturas medias anuais entre os 13º-16º graus;
verões mais curtos;
outonos mais prematuros;
forte pecipitação concetrada;

cumps

Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

juglo que insiste-se em analisar os fenomenos climatologicos numa divisão ridicula entre Norte e Sul da Europa quando deveria-se começar a olhar para eles numa perspectiva Ocidente Oriente europeu...

Esta vai directamente para os favoritos :lol:

Caro SocioMeteo, cultive-se antes de opinar.

Uma sugestão de leitura para o seu fim-de-semana:

421_813.jpg

Caro SocioMeteo, cultive-se antes de opinar.

Uma sugestão de leitura para o seu fim-de-semana:

421_813.jpg

como é q pode julgar os meus conhecimentos geograficos??? lol...la está... a sua arrogancia n tem limites n discute pontos de vista... apenas se limita a ter uma postura de verme a procura de esquemas e falhas minhas com que me possa ridicularizar aqui no forum... no o vejo a dizer que concorda ou discorda do meu ponto de vista so o vejo a ter uma postura pidesca a procura de erros ortograficos mus para poder atirar bocas foleiras do genero vêm este gajo é um ignorante n sabe o q diz... você n sai desse registo.. daqui a pouco está-me a postar livros da 2º classe por amor de deus poupe-me se n tem pedal para os meus argumentos n diga rigorosamente nada pois o clã dos antis SocioMeteos são sempre os mesmos...

Talvez já fosse mas é o momento pertinente de postar algumas fontes científicas credíveis ( como o excelente trabalho de Orlando Ribeiro que o Frederico postou), em vez de tantos ataques pessoais, plenos de pontos de vista mas de muito pouco senso realista...
As pessoas que consultam este forum normalmente querem é informar-se, querem lá saber de opiniões à pressão.

Talvez já fosse mas é o momento pertinente de postar algumas fontes científicas credíveis ( como o excelente trabalho de Orlando Ribeiro que o Frederico postou), em vez de tantos ataques pessoais, plenos de pontos de vista mas de muito pouco senso realista...
As pessoas que consultam este forum normalmente querem é informar-se, querem lá saber de opiniões à pressão.

as minhas opiniões sempre foram fundamentadas aqui muitas vezes para o Belem mas perdi a pachorra sabe porquê??? porque o Belem sempre as ignorou sempre igonrou os meus argumentos ... para que serviu demonstra-lhe imensos dados comprovados... do que serviu fundamentar os meus pontos de vista??? para nada você ignora-os so porque não vão ao encontro das suas perferencias... cansei-me... não irei perder mais tempo consigo... nesse aspecto...