Já que insiste a comparar Bordeaux com Braga, coloco aqui alguns dados.
Bordeaux, Gironde(33), 47m - [1961-1990]
Temperatura média anual: 12,8ºC
Os dois meses menos chuvosos são Julho e Agosto.
Temperatura média de Julho: 20,2ºC
Temperatura média de Agosto: 19,9ºC
Precipitação média em Agosto: 46,5mm
Precipitação média em Julho: 54,2mm
O mês mais frio é Janeiro com uma temperatura média de 5,8ºC.
Mínima mais baixa em Janeiro: -16,4ºC (nem Bragança ou as Penhas Douradas têm uma mínima tão baixa)
Mínima mais baixa em Fevereiro: -15,8ºC (nem Bragança ou as Penhas Douradas têm uma mínima tão baixa)
Mínima mais baixa em Dezembro: -13,0ºC (nem Bragança tem uma mínima tão baixa)
Esta localidade apresenta uma média de 38 dias por ano com temperaturas inferiores a 0ºC (quase tantos como Bragança).
Como disse as temperaturas extremas mais baixas são praticamente o único ponto de distinção relativo ao clima sentido no Centro-Norte português continuou a reforçar o meu ponto de vista este ponto para mim não é o suficiente para distinguir ambos os climas... pois se tem 1 ou 2 aspectos que o distinguem têm por outro lado uma dezena de aspectos que os juntam... Para mim este ponto não é suficiente para distinguir ambos os climas... de acordo com a Fonte:"Le climat à Bordeaux (en °C et mm, moyennes mensuelles 1971/2000 et records depuis 1880)" a temperatura media anual de Bordéus é de 13,3º um grau inferior á sentida em Braga....
Como disse e a minha máxima vários pontos em comum:
- Distribuição dos valores da temperatura idênticos;
-Valores de Precipitação anual idênticos ,
-Distribuição da precipitação idêntica na cidade de Bordéus ao contrario dos climas do Norte da Europa chove mais de Inverno, Primavera e Outono do que no Verão;
- Dias de chuva ao longo do ano idênticos entre os 120-170 dias por ano;
- como eu já aqui provei ou seja, todos os anos Bordeaux tem sempre 1,2,3 meses secos em cada ano tal e qual como em Braga;
-dias quentes com extremos que podem subir aos 35º graus ou até supera-los Bordéus tem valores de temperatura no verão que chegam por vezes aos 40º graus como em Braga.
Poucos apenas 2 que o distinguem:
-Bordeaux tem extremos de frio mais significativos, como me disse e muito bem
-Bordeuax não tem nenhum mês seco climatológico mas o engraçado é que na pratica tem como eu já expliquei.
*Mas se encontra outros apresente-os
Para mim a classificação climática de Koppen-Geiger está errada no que respeita a Europa Ocidental, deveria existir uma tipificação climática do clima verificado:
a) o Eixo entre Coimbra/ Lieira até Nantes abrangendo as regiões( de Norte Centro de Portugal,Galiza, região Cantábria Oeste de França ate Nantes) que partilham entre si de muitos aspectos comuns como atrás provei NÃO INVENTEI ;
b) Entre Norte de França Ilhas Britânicas( com a excepção de algumas regiões a sul de Inglaterra e Irlanda) Bélgica, Holanda, Norte Litoral da Alemanha, Dinamarca e Litoral Sul da Noruega onde as diferenças com as regiões atrás descritas são por mais evidentes e claras.
Agora tentarem-me convencer que o Porto ou Braga tem o mesmo tipo de clima do Interior da Turquia so porque têm 2 meses secos lol desculpem mas não compro essa e acho isso um autentico disparate e mais no Interior da Turquia a temperatura no Inverno não atinge os -15 graus uma vez de 20 em 20 anos é uma constante acontece todos os anos durante dias e dias seguidos semanas gélidas seguidas os extremos de temperatura mínima devem andar perto do -30 Negativos algo impossível na Europa Ocidental .