Obviamente que serras de grande altitude neva. No Kilimanjaro quase em cima do Equador neva estando em redor de extensas savanas :|
E sim apresentam meses secos a extrema maioria das nossas serras.
Na Irlanda neva todos os Invernos seja junto ao mar onde quer que seja, de uma ponta à outra do país. E o clima de Portugal não tem nada a ver com a Irlanda. Se a Irlanda tivesse as horas de sol do Norte de Portugal eram felizes da vida, mas não, têm aquele semi-persistente tempo cinzento, de chuviscos e frio o ano inteiro que tu adoras e queres impingir a Portugal. No, thanks. Chegas até ao ridículo de querer comparar Braga, uma das mais setentrionais cidades portuguesas com Bordéus, uma das cidades francesas mais meridionais e que mesmo assim apresenta tal histórico. O Norte e Centro Litoral de Portugal climaticamente não tem nada a ver nem com Galizas, Cantabrias, Países Bascos ou Bordéus. As últimas são climas marítimas. O Norte e Centro Litoral não.
Bordéus não tem meses secos nenhuns, nem Bilbao, nem Corunha.
Fiz confusão com o continental em que chove mais no Verão até. De base, o clima marítimo tem chuva regular ao longo do ano inteiro, coisa que no mediterrânico felizmente não acontece. A nossa economia, o turismo, etc agradece. Se estamos entre os 20 países mais visitados do mundo bem podemos agadecer ao nosso abençoado clima.
Penso como lhe disse que o fenómeno da Neve não é representativo ou definitivo das distinções do clima no distrito do Porto também neva todos os anos no distrito de Braga ou Vila Real também neva todos e todos os anos pessoas que pensam como você fingem nos Media que esses acontecimentos so acontecem de 10 em 10 anos ou de 20 em 20 anos.
È o um facto que os fenómenos de Neve na Irlanda são muito menores que por exemplo em regiões que apresentam climas mediterrânicos lol isso é um facto….
E depois é mentira que eu tenha dito que o clima Irlandês tinha muitas semelhanças com o clima sentido a Norte e centro de Portugal Nada a haver… LOL não falo por falar meu caro…. O que eu disse é que a própria divisão do clima Marítimo na classificação climática de Koppen está mal feita no meu ponto de vista, penso que o clima Irlandês não tem muitos aspectos em comum o clima português nem com o clima do Oeste Sul Francês nem com o clima da Cantábria e passo lhe a explicar porquê:
É impossível a Irlanda ter temperaturas de 35º graus mas em Bordéus elas chegam quase todos os anos aos 40º caso você não saiba o mesmo se passa na Cantábria, claro que aqui temos de ter em conta o factor de interiorização…possivelmente a temperatura chega com mais facilidade aos 35º40º em Bordéus que chega em Biarritiz pela mesma razão que os 40º graus são muito mais raros de se antigirem no Porto que em Vila Real ou em Braga…. ;
A distribuição da percipitação é diferente totalmente diferente do que acontece na Cantábria ou Oeste sul(região de Bordéus) em França;
É impossível a Irlanda em meses de Fevereiro e Março ter dias de sol que podem ultrapassar os 17º,18º graus isso é mais que frequente na Cantábria ou Oeste sul(região de Bordéus) em França a semelhança do que acontece em no Norte e Centro Portugal ;
O clima irlandês tem pequeníssimas amplitudes térmicas;
Fica é difícil arranjar aspectos idênticos as 2 regiões
Enfim o clima Irlandês é extremamente parecido na sua essência com o clima Açoreano mas muito mais frio… LOl(atenção não estou a dizer que são iguais nada haver) ou seja são climas com estações do ano praticamente indefinidas no Inverno a temperatura em Dublin é de 5º graus em Janeiro no mês mais quente Agosto é de 15º graus isso acontece em Bordéus???? Os dias de chuva no Verão com 11º 12º graus de máxima são comuns LOL nestas regiões que lhe disse não existem.
Por isso é que reforço o que disse não concordo com classificação climática de Koppen relativo aos climas Temperados Martimos e suas fronteiras;(E MUITO MENOS ACHO QUE O CLIMA SENTIDO NO NORTE E CENTRO DE PORTUGAL SEJA IGUAL AO SENTIDO NO INTERIOR DA TURQUIA LOL SO PORQUE TÊM 2 MESES SECOS MESMO QUE TUDO O RESTO SEJA DIFERENTE... TEM PIADA QUE NINGUEM COMENTA ESTA INCOERENCIA LOL PORQUE SERÁ???)
a) temos o Eixo entre Norte Centro de Portugal até Nantes englobando todo o Norte Litoral de Espanha em que deveria existir um clima tipo para esta região poderia mesmo ter um nome o Mar Mediterraneo não batizou um tipo de clima??? Então este clima poderia-se chamar clima Cantábrico ou algo do género,porquê??? Porque toda a esta região possui muitos aspectos em comum ou melhor são muito mais os aspectos que tem em comum do que aqueles que tem em separado;
b) temos o clima sentido nas Ilhas Britânicas, Bélgica,Holanda,Costa Norte da Alemanha,costa sul da Noruega…. Regiões com características muito idênticas entre si e esses tais dias de chuva miudinha e dias cinzentos prolongandos bem como distribuição da precipitação, valores da temperatura anuais inferiores aos 10º graus … enfim etc etc etc
é o que acho e reforço isso
Epah mas também acho o máximo é que o Golden ainda vai mais longe numa atitude muito radical tenta ainda desvalorizar que em Portugal existem zonas mesmo com clima atlântico como foi apresentado no Mapa, atrapalhando-se com os argumentos género dizer essa da Neve… Lol de acordo com o Mapa aqui Postado pelo Frederico zonas como Alto Minho,Serra da Estrela serra do Caramulo sei lá região de Viseu já apresentam esse tal pré-requisito de não ter meses secos… LOL por isso veja bem…. Que o mesmo apesar de tudo o clima Marítimo existe em algumas regiões de Portugal oficialmente… se podermos dizer assim…ate como por exemplo o Belem e muito bem já explicou aqui...
Fiz confusão com o continental em que chove mais no Verão até. De base, o clima marítimo tem chuva regular ao longo do ano inteiro, coisa que no mediterrânico felizmente não acontece. A nossa economia, o turismo, etc agradece. Se estamos entre os 20 países mais visitados do mundo bem podemos agadecer ao nosso abençoado clima. [/QUOTE]
Ahahaha não se iluda… isso é uma ilusão muito portuguesa que eu chamo o Mito do Melhor clima do Mundo…. Diga lá a um Inglês ou a um alemão para ir a banhos na Nazaré ou no Meco ou em Peniche… em pleno mês de Agosto com vagas de 3,4,5 metros e temperatura da agua fria---- vai ver o que ele lhe diz… Mas pensa ou está convencido que ai a sua Figueira da Foz é Benidorm??? Ou Corfu???? Ou alguma praia de Malta??? Lol deixe lá isso na sua região junto a costa os verões são uma treta desagraveis ventosos a a agua é fria….ondas são grandes…. Neblinas frequentes os verões podem por vezes durar 2,3 meses… quer comparar estas condições com o Mediterrâneo ???lol nem sonhe… e a prova está que nenhum inglês vem a banhos para o Norte e centro de Portugal já pensou nisso??? Ok vem fazer turismo cultural histórico ate religioso como se faz em qualquer região europeia…mas você não ve ingleses ou alemães etc muito menos povos mediterrânicos a banhos em nazarés figueiras espinhos etc não vê ponto porque os turistas não são Dahhhssss eles fazem isso somente no Algarve…
A sua concepção de divisão de climas e muito rígida você pensa assim bem estou em Tuy tenho clima martimo vou para para Valença tenho clima mediterrâneo lol essa visão não faz sentido…. Nenhum dizer que o clima do Porto ou de Viana não tem nada em comum com o clima da Corunha ou de Gijon ou de Bilbau não tem o mínimo de sentido e ate aqueles que aqui neste fórum debatem comigo acabam por concordar com isto… so por isto faz sentido e é a verdade… não uma fantasia que nos venderam… o pais é que lhe andou a Impigir o Mito do Melhor clima do Mundo durante imenso tempo… so revela a falta de auto-estima e a mania que somos especiais que nos portugueses enquanto sociedade temos.