As médias de máximas para os meses mais quentes, serão um pouco mais elevadas que esses 35/36 e nem é tendo em conta séries recentes ou vales secretos, mas séries de 1960-1990, que foi nas quais que o IM se baseou para fazer o seu trabalho das zonas mais quentes de Portugal. Eventualmente estás a falar de uma zona mais extensa e aí então já concordo com a elevada probabilidade dos teus dados.
Na minha opinião não sei qual a região mais quente, embora ache que o Guadiana apresenta a maior extensão de zonas quentes.
À tua lista de Koppen-Geiger, acrescentava talvez a boa probabilidade de ocorrência de Cfc na zona mais alta da Serra da Estrela.
Sim..
Eu em Portugal continental duvido que se encontrem locais com Tmed maxima para o mês mais quente acima de 37º....o limite ficará nessa casa..
Portanto as maiores medias trimestrais da Tmax ficarão pelos 36 e tal.
As regiões situadas em vales encaixados do Douro-Beira interior-Tejo internacional deverão ter valores de pico a atinjir os 36-37´s, mas apenas durante 1 ou dois meses e dificilmente terão valores acima dos 45º, pois assim como não são influenciados por massas de ar frescas maritimas tambem não deverão se-lo por ar saariano procedente de SE...um clima portanto muiti isolado da restante circulação atmosferica.
Na minha opinião a bacia do Guadiana tem condições para ser o local com verões mais quenter pelas seguintes razões:
-Verão mais longo devido á menor latitude
-Maior forçamento radiativo devido á menor latitude
-Maior proximidade com Africa.
Os vales do Tejo-Sado tambem deverão ter locais com medias da Tmax mensal de 33 a 36º, com trimestrais de 31 a 35º...e estarão numa situação similar ao guadiana embora a proximidade ao mar prejudique.
Quanto ás minimas...em todas estas 3 regiões que sublinhei, devem situar-se entre os 16 a 20º...de resto valores não muito diferentes do litoral..