Diversidade climática

As médias de máximas para os meses mais quentes, serão um pouco mais elevadas que esses 35/36 e nem é tendo em conta séries recentes ou vales secretos, mas séries de 1960-1990, que foi nas quais que o IM se baseou para fazer o seu trabalho das zonas mais quentes de Portugal. Eventualmente estás a falar de uma zona mais extensa e aí então já concordo com a elevada probabilidade dos teus dados.
Na minha opinião não sei qual a região mais quente, embora ache que o Guadiana apresenta a maior extensão de zonas quentes.
À tua lista de Koppen-Geiger, acrescentava talvez a boa probabilidade de ocorrência de Cfc na zona mais alta da Serra da Estrela.

Sim..
Eu em Portugal continental duvido que se encontrem locais com Tmed maxima para o mês mais quente acima de 37º....o limite ficará nessa casa..

Portanto as maiores medias trimestrais da Tmax ficarão pelos 36 e tal.

As regiões situadas em vales encaixados do Douro-Beira interior-Tejo internacional deverão ter valores de pico a atinjir os 36-37´s, mas apenas durante 1 ou dois meses e dificilmente terão valores acima dos 45º, pois assim como não são influenciados por massas de ar frescas maritimas tambem não deverão se-lo por ar saariano procedente de SE...um clima portanto muiti isolado da restante circulação atmosferica.

Na minha opinião a bacia do Guadiana tem condições para ser o local com verões mais quenter pelas seguintes razões:
-Verão mais longo devido á menor latitude
-Maior forçamento radiativo devido á menor latitude
-Maior proximidade com Africa.

Os vales do Tejo-Sado tambem deverão ter locais com medias da Tmax mensal de 33 a 36º, com trimestrais de 31 a 35º...e estarão numa situação similar ao guadiana embora a proximidade ao mar prejudique.

Quanto ás minimas...em todas estas 3 regiões que sublinhei, devem situar-se entre os 16 a 20º...de resto valores não muito diferentes do litoral..

Sim..
Eu em Portugal continental duvido que se encontrem locais com Tmed maxima para o mês mais quente acima de 37º....o limite ficará nessa casa....

Ainda no ano passado a Herdade dos Lameirões teve 37ºc de média de máxima para o mês mais quente. Mas 1 ano é 1 ano, não serve para generalizar médias climatológicas, embora esta região nem sequer seja a mais quente da Bacia do Guadiana ( quanto mais do vale).
O IM tal como eu, não duvida de valores dessa ordem e de facto até propôe valores acima desse, na média geral das máximas para os 3 meses mais quentes do ano ( ver mapas oficiais relativos às zonas mais quentes).
De facto eu também não acho que exista alguma aura em torno dos 37ºc...
A dinâmica meteorológica não tem preferências!

As regiões situadas em vales encaixados do Douro-Beira interior-Tejo internacional deverão ter valores de pico a atinjir os 36-37´s, mas apenas durante 1 ou dois meses e dificilmente terão valores acima dos 45º, pois assim como não são influenciados por massas de ar frescas maritimas tambem não deverão se-lo por ar saariano procedente de SE...um clima portanto muiti isolado da restante circulação atmosferica...

Será que é preciso massas de ar sahariano constantes para ter mais de 40ºc ou 45ºc?
Não há mais factores?

Na minha opinião a bacia do Guadiana tem condições para ser o local com verões mais quenter pelas seguintes razões:
-Verão mais longo devido á menor latitude
-Maior forçamento radiativo devido á menor latitude
-Maior proximidade com Africa...

Ou seja e resumindo, uma latitude ligeiramente menor...

Eu acho que o patamar limite é os 37º...e falo em normais climatologicas!
Para mim >38º é um pouco irreal.

Não são precisas massas de ar saharianas para se atingirem 40 ou 45º, mas eu referi que os locais que não passam os 45º não o fazem pois a latitude em principio não deve permitir...

O vale do Guadiana tem mais condições porque é uma zona muito ampla que é influenciada por vastas regiões com grande potencial térmico que se estendem por boa parte da meseta sul e das planicies da extremadura espanhola...uma região que actua como um grande caldeirão concentrando as massas de ar quente que ficam aprisionadas...tanto pela orientação das cadeias montanhosas quer pela interação entre os mecanismos de forçamento geostrofico, que impõem um fluxo dominante de NE ( que transporta ar quente desde o mediterraneo-africa e torna o mecanismo de aquecimento da meseta mais eficiente), e que ao mesmo tempo é bloqueado pelas frentes de brisa atlanticas que resultam da interação entre o vector geostrofico e o vector do gradiente de temperatura.

Portanto...tudo interactua para que o ar quente seja aprisionado naquela região...e não é por acaso que a depressão térmica prefere a metade sul da peninsula, tendo o seu centro na região de ciudad real-Cordoba.

O factor desta região estar 2 a 4ºmais a sul que o vale do douro tambem ajuda.

Portanto..concordo contigo, belem...mas prefiro abordar o tema com alguma contenção;)

Eu acho que o patamar limite é os 37º...e falo em normais climatologicas!
Para mim >38º é um pouco irreal.

Ok, eu respeito a tua opinião.

Não são precisas massas de ar saharianas para se atingirem 40 ou 45º, mas eu referi que os locais que não passam os 45º não o fazem pois a latitude em principio não deve permitir...

Pinhão, bem a Norte e numa zona mais fresca, já teve 46ºc...

O vale do Guadiana tem mais condições porque é uma zona muito ampla que é influenciada por vastas regiões com grande potencial térmico que se estendem por boa parte da meseta sul e das planicies da extremadura espanhola...uma região que actua como um grande caldeirão concentrando as massas de ar quente que ficam aprisionadas...tanto pela orientação das cadeias montanhosas quer pela interação entre os mecanismos de forçamento geostrofico, que impõem um fluxo dominante de NE ( que transporta ar quente desde o mediterraneo-africa e torna o mecanismo de aquecimento da meseta mais eficiente), e que ao mesmo tempo é bloqueado pelas frentes de brisa atlanticas que resultam da interação entre o vector geostrofico e o vector do gradiente de temperatura.

Portanto...tudo interactua para que o ar quente seja aprisionado naquela região...e não é por acaso que a depressão térmica prefere a metade sul da peninsula, tendo o seu centro na região de ciudad real-Cordoba.

O factor desta região estar 2 a 4ºmais a sul que o vale do douro tambem ajuda.

Portanto..concordo contigo, belem...mas prefiro abordar o tema com alguma contenção;)

Em relação ao Vale do Douro, até pode ser que alguma diferença de latitude faça diferença em um ou outro aspecto, mas falando do Vale do Tejo interior, a diferença é menor...
E pelos dados apresentados pelo IM, ambas as 3 bacias têm regiões com boa capacidade térmica, eventualmente uns mais que outros em aspectos distintos, claro.

Ok, eu respeito a tua opinião.

Pinhão, bem a Norte e numa zona mais fresca, já teve 46ºc...

Em relação ao Vale do Douro, até pode ser que alguma diferença de latitude faça diferença em um ou outro aspecto, mas falando do Vale do Tejo interior, a diferença é menor...
E pelos dados apresentados pelo IM, ambas as 3 bacias têm regiões com boa capacidade térmica, eventualmente uns mais que outros em aspectos distintos, claro.

Sim...mas tocando naquele topico dos 50º ( como patamar hipotetico de maximo absoluto), penso que a região centro e sul teem mais condições, já que no norte as condições geograficas não são as ideais:

"O vale do Guadiana tem mais condições porque é uma zona muito ampla que é influenciada por vastas regiões com grande potencial térmico que se estendem por boa parte da meseta sul e das planicies da extremadura espanhola...uma região que actua como um grande caldeirão concentrando as massas de ar quente que ficam aprisionadas...tanto pela orientação das cadeias montanhosas quer pela interação entre os mecanismos de forçamento geostrofico, que impõem um fluxo dominante de NE ( que transporta ar quente desde o mediterraneo-africa e torna o mecanismo de aquecimento da meseta mais eficiente), e que ao mesmo tempo é bloqueado pelas frentes de brisa atlanticas que resultam da interação entre o vector geostrofico e o vector do gradiente de temperatura."

Podemos extrapolar esta analise para toda a vasta região a sul do complexo montejunto-estrela, a leste do meridiano 8º e limitada a N/NE pelas serras da meseta central, a E pelas serras da vertente mediterranea e a S pelas serras algarvias e pelas serras do S Espanhol...uma vasta zona da meseta sul que abrange as bacias hidrograficas do Tejo-Guadiana-Guadalquivir...
Inseridas nesta região, zonas já de si propicias propicias ( encostas voltadas a sul, bacias aluvionares fechadas, vales mais profundos, etc, veem o seu potencial aumentado:thumbsup:

Sim...mas tocando naquele topico dos 50º ( como patamar hipotetico de maximo absoluto), penso que a região centro e sul teem mais condições, já que no norte as condições geograficas não são as ideais:

"O vale do Guadiana tem mais condições porque é uma zona muito ampla que é influenciada por vastas regiões com grande potencial térmico que se estendem por boa parte da meseta sul e das planicies da extremadura espanhola...uma região que actua como um grande caldeirão concentrando as massas de ar quente que ficam aprisionadas...tanto pela orientação das cadeias montanhosas quer pela interação entre os mecanismos de forçamento geostrofico, que impõem um fluxo dominante de NE ( que transporta ar quente desde o mediterraneo-africa e torna o mecanismo de aquecimento da meseta mais eficiente), e que ao mesmo tempo é bloqueado pelas frentes de brisa atlanticas que resultam da interação entre o vector geostrofico e o vector do gradiente de temperatura."

Podemos extrapolar esta analise para toda a vasta região a sul do complexo montejunto-estrela, a leste do meridiano 8º e limitada a N/NE pelas serras da meseta central, a E pelas serras da vertente mediterranea e a S pelas serras algarvias e pelas serras do S Espanhol...uma vasta zona da meseta sul que abrange as bacias hidrograficas do Tejo-Guadiana-Guadalquivir...
Inseridas nesta região, zonas já de si propicias propicias ( encostas voltadas a sul, bacias aluvionares fechadas, vales mais profundos, etc, veem o seu potencial aumentado:thumbsup:

As 2 bacias a Sul do conjunto Montejunto-Estrela, até podem ser mais quentes, mas isso não invalida o facto do Douro ter potencialmente as zonas mais secas e estas serem também bastante quentes ( sobretudo no verão claro).
Eu até agora não vi nada oficial ou nem que seja apenas pertinente a contrariar estas informações ( tal como as que coloquei mais acima, relativamente ao Tejo Interior).
Basicamente só estou a fazer um resumo de dados científicos já publicados e nunca contestados até hoje, com versões mais rigorosas ou aceitáveis. E a argumentação usada contra, não passa de pareceres/opiniões, sem quaisquer dados científicos, nem que seja com dados de estações próximas ( as pouquíssimas que surgiram ( Alto Douro e Guadiana) deram valores bastante mais altos do que eu estava à espera e nem sequer se situavam nas zonas ditas mais quentes).
Portanto, para já, parece-me correcto que cada região destas 3, tem peculiaridades interessantes e ainda que as do Sul possam ser mais quentes ( Tejo e Guadiana), não será assim tão descabido dizer, que o Alto Douro é bastante quente no Verão e pode dar surpresas a muita gente.
Sempre pensei que o limite anual mais seco para Portugal continental, andaria nos 385-400 mm, nunca abaixo de 300 mm e numa série climática tão antiga ( foi uma surpresa!) e também acreditava que a média de máximas para o mês mais quente, seria algures no Vale do Guadiana com um valor de 35ºc (+-) nunca acima de 37ºc numa média combinada para os 3 meses mais quentes do ano (!) para algumas regiões ( segundo o IM). Tudo isto foi para mim uma surpresa ( tal como as médias mensais gerais e até anuais apresentadas, para algumas localidades, que apresentaram valores muito altos, embora ficassem fora das zonas mais quentes).
O facto de no texto descritivo darem-nos inclusive a localização exacta dos locais, também me pareceu uma novidade, pois normalmente isso não acontece.
Assim sendo, acredito plenamente que este assunto é muito mais complexo do que a maior parte das pessoas pensa... Não podemos cingir-nos a 1 ou 2 factores, temos que ter algo mais convincente.
Espero, que no futuro próximo, mais coisas se saibam, sobretudo com mais medições nesses locais, para obtermos um conclusão mais robusta.

A paisagem do Coa e do Águeda é bem mais árida que a paisagem no vale do Guadiana e nos respectivos afluentes. Parece até que estamos noutro país, o contraste com zonas vizinhas como a Serra da Marofa é enorme.

Alguém consegue arranjar os extremos (Máxima, Mínima, etc..) por mês, de Portugal?

semttulo3da.png

Que opinan de estos datos???

Madrigal de la Vera. Provincia de Caceres. Vale do Tejo. Perto da fronteira com Portugal.
Há locais assim no lado portugues???
Pode ser um dos locais mais quentes da peninsula iberica em julho e agosto

As zonas mais quentes do Vale do Tejo em Portugal, estão a metade ou menos de metade dessa altitude...
O IM, dá mais de 18ºc de média anual para esta região, na série climática de 1960-1990...

Estive a fazer uma ronda por várias localidades dessa página e esta foi a que mais me impressionou:

ESP CORDOBA - HORNACHUELOS

24ysh8g.png

http://www.ucm.es/info/cif/station/es-horna.htm

Médias superiores a 31ºC em Maio e uma média de máximas anual de 27.5ºC :hehe:

Uma média de máximas de 37,2ºc para os 3 meses mais quentes, numa série climática tão antiga como essa, dão-nos uma ideia sobre as temperaturas que fazem em alguns locais da P. Ibérica.