A norte do sistema montanhoso sintra-Estrela, SocioMeteo??
E o interior? e o vale do douro e terras baixas? e as serras mais altas?
Para você isto é tudo uniforme ou quê
Essa defenição Galaico-Portuguesa é algo que varios autores já descreveram..e que eu até concordo.
Mas não se pode generalizar.
Eu acho que uma faixa costeira a norte do cabo raso até ao Porto ainda não se tem caracteristicas oceanicas tão notorias, o mesmo se passa no interior, onde o clima Mediterraneo de caracter continental é bem acentuado, tal como na restante meseta.
A transição Sul-Norte não é imediata após o sistema montanhoso, embora este seja um marco muito significativo no inicio dessa transição.
Quanto á questão de Braga, há que ver que a EMA está numa posição num vale que favorece as noites frias tal como Leiria, e isso não é necessariamente representativo de toda a região.
Isto é muito mais complicado do que se julga..espero que haja bom senso e noção disso..
Uma coisa é discutir, outra é afirmar categoricamente sem olhar a argumentação cientifica e razoavel.
Há que atentar á escala e á complexidade...uma coisa é dividir a nivel microclimatico...com escalas de 10 por 10km e com muita analise bioclimatica, outra é fazer um racicionio mais geral, como eu mesmo ja fiz neste topico, e outra é pegar em dois ou tres factores e fazer um mapazito para livros dos putos do 5º ano..