Diversidade climática

Tem razão, Stormy.
Dentro do clima mediterrâneo, existem variantes com mais influência oceânica ou com mais influência continental.
Em Portugal continental, só conheço climas atlânticos propriamente ditos, nas montanhas do Norte Litoral e na Serra da Estrela.
Talvez nas montanhas do Parque Natural de Montesinho também possa haver alguma coisa ( mas para isso gostava de ver dados de precipitação nos meses de verão).
Relativamente à plasticidade de plantas de climas subtropicais e tropicais, no litoral a Sul do Cabo Raso, isso é atestado facilmente nos bons exemplares vistos a crescer até sem cuidados humanos.
Existem canaviais de cana de açúcar de grande dimensão junto ao Rio Jamor e também pomares de bananeiras.
Aqui perto até já vi abacateiros já quase adultos a crescer no meio da mata assim como anoneiras ( fruta do conde).
Mangueiras, também vou vendo, mas apenas só em jardins.

Oh meu deus!!! Climas temperados maritimos ou com essa influência de acordo com o Stormy e o Belem só a Lupa ahahaha agora climas subtropicais é em todo o lado a sul do cabo da Roca olha-se para as bananeiras que estão em todo o Lado ignora-se o Atlantic Pin(Pinheiro Bravo) que é so visto em Portugal á Lupa, ignora-se as arvores de folha caduca por exemplo da serra da sintra para se maximizar arvores trazidas nos tempos coloniais por os portugueses e ingleses ahahahah vale tudo a imaginação é o nosso limite, eu quando abro a minha janela, não vejo Atlantic Pins(Pinheiros Bravos) mas sim couqueiros, mangueiras etc epah realmente uma senhora Idosa sempre me disse as pessoas acreditam e vêm aquilo que querem na sua sabedoria popular tinha toda mas toda a razão....

Influencias Atlanticas a Norte do sistema Montejunto Estrela só a Lupa lol quais Nazarés, Leirias enfim para não falar em Aveiro,Porto,Esposende,Braga Viana, agora influência subtropical está em todo o lado é isso as Sinagogas e as Mesquitas....Aqui no MeteoPt aprendo imenso com voces começo a ver o mundo de maneira diferente é sinagogas é mesquitas é mangueiras é couqueiros e Bananeiras LOL é isto Portugal depois queixam-se dos Filandeses gozarem conosco e olharem-nos de alto abaixo com umas mentes iluminadas destas nem vale a pena assumirmos como verdadeiros Europeus muito mais europeus que esses filandeses meio Russos.

Oh meu deus!!! Climas temperados maritimos ou com essa influência de acordo com o Stormy e o Belem só a Lupa ahahaha agora climas subtropicais é em todo o lado a sul do cabo da Roca olha-se para as bananeiras que estão em todo o Lado ignora-se o Atlantic Pin(Pinheiro Bravo) que é so visto em Portugal á Lupa, ignora-se as arvores de folha caduca por exemplo da serra da sintra para se maximizar arvores trazidas nos tempos coloniais por os portugueses e ingleses ahahahah vale tudo a imaginação é o nosso limite, eu quando abro a minha janela, não vejo Atlantic Pins(Pinheiros Bravos) mas sim couqueiros, mangueiras etc epah realmente uma senhora Idosa sempre me disse as pessoas acreditam e vêm aquilo que querem na sua sabedoria popular tinha toda mas toda a razão....

Influencias Atlanticas a Norte do sistema Montejunto Estrela só a Lupa lol quais Nazarés, Leirias enfim para não falar em Aveiro,Porto,Esposende,Braga Viana, agora influência subtropical está em todo o lado é isso as Sinagogas e as Mesquitas....Aqui no MeteoPt aprendo imenso com voces começo a ver o mundo de maneira diferente é sinagogas é mesquitas é mangueiras é couqueiros e Bananeiras LOL é isto Portugal depois queixam-se dos Filandeses gozarem conosco e olharem-nos de alto abaixo com umas mentes iluminadas destas nem vale a pena assumirmos como verdadeiros Europeus muito mais europeus que esses filandeses meio Russos.

Há flora tropical e subtropical nas zonas referidas..logo, basta um argumento valido para validar a permissa.
O que acha que significa este facto? acha que significa que o nosso clima é oceanico, frio e humido é??

O pinheiro bravo é especies introduzida no sul por se desenvolver rapidamente e ter um porte ideal para a construção naval..isso vem desde os descobrimentos.
O pinheiro tipico do sul é o pinheiro manso..

Oh meu deus!!! Climas temperados maritimos ou com essa influência de acordo com o Stormy e o Belem só a Lupa ahahaha agora climas subtropicais é em todo o lado a sul do cabo da Roca olha-se para as bananeiras que estão em todo o Lado ignora-se o Atlantic Pin(Pinheiro Bravo) que é so visto em Portugal á Lupa, ignora-se as arvores de folha caduca por exemplo da serra da sintra para se maximizar arvores trazidas nos tempos coloniais por os portugueses e ingleses ahahahah vale tudo a imaginação é o nosso limite, eu quando abro a minha janela, não vejo Atlantic Pins(Pinheiros Bravos) mas sim couqueiros, mangueiras etc epah realmente a minha Bisavó sempre me disse as pessoas acreditam e vêm aquilo que querem na sua sabedoria popular tinha toda mas toda a razão.....

Você tem problemas graves de incapacidade de interpretação.
Falou-se em plasticidade, não em vegetação espontânea.
E se é para falar de vegetação espontânea normalmente não se usa o pinheiro-bravo como exemplo.
Já leu Orlando Ribeiro ou não?

~Mas vamos falar agora dos povos que vieram do exterior? Que importância isso tem para o tema? Também há negros em Portugal e isso torna o clima tropical em Portugal continental? Que eu saiba não.
Mais ontopic:
Uma coisa é influência atlântica, a outra é ter um clima temperado marítimo.
Coisas que podem ser até quase opostas, ironicamente.
Há desertos com influência atlântica, por exemplo e até climas tropicais.
Agora ter umaclima temperado marítimo isso já é outra coisa.

PS: Quanto aos finlandeses, isso é um assunto sem importância para o que estamos a falar. Por acaso conheço finlandeses, mas são muito simpáticos e nada complicados.

Por acaso conheço sinagogas e mesquitas com diversos praticantes. Mas não vou entrar sequer na discussão... Quando se passa de diversidade climática para isto, e se continua a ver o mesmo nível baixo de argumentação, com risinhos, conversas que não tem nada a ver e os mais básicos fanatismos incoerentes e não documentados não vale mesmo a pena...

Este tópico segue bem triste.

Há flora tropical e subtropical nas zonas referidas..logo, basta um argumento valido para validar a permissa.

O pinheiro bravo é especies introduzida no sul por se desenvolver rapidamente e ter um porte ideal para a construção naval..isso vem desde os descobrimentos.
O pinheiro tipico do sul é o pinheiro manso..

LOL claro o Pinheiro Bravo foi introduzido no Sul porque o que é originario dessa região claro que é Couqueiros e Bananeiras ahahahah!!! Oh meu deus!!!

Por acaso conheço sinagogas e mesquitas com diversos praticantes. Mas não vou entrar sequer na discussão... Quando se passa de diversidade climática para isto, e se continua a ver o mesmo nível baixo de argumentação, com risinhos, conversas que não tem nada a ver e os mais básicos fanatismos incoerentes e não documentados não vale mesmo a pena...

Incoerentes???? dizer que nunca vi e não conheço nenhuma sinegoga em Portugal!!! ou algum praticante???? LOL se isto é ser incoerente...quanto muito sou incomodo por quebrar uma serie de tabus e dizer umas verdades que muitos não querem Ouvir.....

Dizer que descedemos dos Visigodos dos Celtas ou dos Lusitanos é ser-se Fascista e Salazarista, o que está a dar é dizer-se que somos uma Mistura de Judeus e Arabes ai sim somos uns simpaticos e uns amiguinhos por amor de deus!!!!Não tenho saco para esse discurso politicamente correcto.... as verdades doem num pais que lida mal com ela....

LOL claro o Pinheiro Bravo foi introduzido no Sul porque o que é originario dessa região claro que é Couqueiros e Bananeiras ahahahah!!! Oh meu deus!!!

O pinheiro bravo é uma especie com nenhuma exigencia climatica...as Bananeiras, os Abacateiros, as Canas de açucar, teem exigencias, e o facto de existirem num determinado local é util como proxy das condições bioclimaticas, ao contrario de especies de elevado grau de dispersão.

Isto é tal e qual os paleontologos determinarem os fosseis de facies..servem para determinar realidades pois são bons proxys das condições abioticas.

Estava-se a falar em plantas que se podem adaptar ao exterior, não em vegetação espontânea. Será que vão ser precisos anos para você entender a diferença?
E mais uma vez, o pinheiro-bravo não é exemplo de vegetação espontânea em muitas partes de Portugal.
Para falar nesta tema, poderiamos falar em carvalhos, por exemplo.

O pinheiro bravo +e uma especie com nenhuma exigencia climatica...as Bananeiras, os Abacateiros, as Canas de açucar, teem exigencias, e o facto de existirem num determinado local é util como proxy das condições bioclimaticas, ao contrario de especies de elevado grau de dispersão.

Isto é tal e qual os paleontologos determinarem os fosseis de facies..servem para determinar realidades pois são bons proxys das condições abioticas.

Nenhuma exigência climatica não é bem assim, em climas continentais ou 100%mediterranicos não existem Pinheiros Bravos(Atlantic Pines) mas sim outra especie de Pinheiros....

Concordo a 100%.

Nenhuma exigência climatica não é bem assim, em climas continentais ou 100%mediterranicos não existem Pinheiros Bravos(Atlantic Pines) mas sim outra especie de Pinheiros....

100% mediterrânicos? O que é isso?
O pinheiro-bravo cresce praticamente em toda a Europa, sem problemas. Do Sul ao Norte, de Este a Oeste..
Será que para a bananeira é igual?

O pinheiro bravo +e uma especie com nenhuma exigencia climatica...as Bananeiras, os Abacateiros, as Canas de açucar, teem exigencias, e o facto de existirem num determinado local é util como proxy das condições bioclimaticas, ao contrario de especies de elevado grau de dispersão.

A parte a negrito é o fundamental... É uma verdade "la palice". Não tem a ver com origens ou flora dominante... estamos a falar de espécies com exigências especificas e que se dão...

Mas é preferível risos e ataques de histeria. Debater temas seriamente é que não...

A verdade é que o SocioMeteo introduziu há tempos uma temática interessante sobre particularidades climáticas do nosso território... E em pouco tempo destruiu toda a sua possível argumentação séria com esta novela, com todo este chorrilho de "lol's" e "meu Deus" e temas que são completamente irrelevantes. É fanatismo sim... Fanatismo incoerente, não justificado. Assim é impossível debater ideias.

vitamos e para mim essa discussão das nossas origens historicas e geneticas fica terminada eu tenho a minha opinião e já a fundamentei com alguns factos e dados cientificos você e a generalidade de alguns Users aqui tem a vossa eu não concordo com a vossa, pois insistem em fazer da excepção a regra e vocês não concordam com a minha ok cada um fica com a sua, mas não é este o tema do Tópico, eu tenho as minhas posiões relativo a esse tema Portugal lida muito mal com as suas origens e desde do 25 de Abril para cá Portugal ficou com uns complexos historicos tremendos existem certos temas que não podem ser debatidos,entre os quais a Nivel até racial, cultural ou até religioso confude-se por vezes dizer-se as verdades com opiniões de extrema verdade, confude-se a pessoa assumir as suas origens mais remotas e ancestrais com posições de extrema direita, confunde-se muitas outras coisas!!Fiquemos por aqui falemos de meteorologia....

vitamos e para mim essa discussão das nossas origens historicas e geneticas fica terminada eu tenho a minha opinião e já a fundamentei com alguns factos e dados cientificos você e a generalidade de alguns Users aqui tem a vossa eu não concordo com a vossa, pois insistem em fazer da excepção a regra e vocês não concordam com a minha ok cada um fica com a sua, mas não é este o tema do Tópico, eu tenho as minhas posiões relativo a esse tema Portugal lida muito mal com as suas origens e desde do 25 de Abril para cá Portugal ficou com uns complexos historicos tremendos existem certos temas que não podem ser debatidos,entre os quais a Nivel até racial, cultural ou até religioso confude-se por vezes dizer-se as verdades com opiniões de extrema verdade, confude-se a pessoa assumir as suas origens mais remotas e ancestrais com posições de extrema direita, confunde-se muitas outras coisas!!Fiquemos por aqui falemos de meteorologia....

Eu acho que para fazer uma resenha do que seriam os habitantes originais de Portugal, teríamos que nos cingir à Arqueologia e Antropologia.

A parte a negrito é o fundamental... É uma verdade "la palice". Não tem a ver com origens ou flora dominante... estamos a falar de espécies com exigências especificas e que se dão...

Mas é preferível risos e ataques de histeria. Debater temas seriamente é que não...

A verdade é que o SocioMeteo introduziu há tempos uma temática interessante sobre particularidades climáticas do nosso território... E em pouco tempo destruiu toda a sua possível argumentação séria com esta novela, com todo este chorrilho de "lol's" e "meu Deus" e temas que são completamente irrelevantes. É fanatismo sim... Fanatismo incoerente, não justificado. Assim é impossível debater ideias.

Fanatismo incoerente, não justificado???!!! Porque por ter as minhas opiniões e defende-las????? pensem um pouco e vejam de onde vem a intolerancia e já agora façam um apanhado de quem ofende quem e chama nomes aqui no Forum!! uma coisa é dizer Oh meu deus!!! e dizer:aahahahah!!!! Outra coisa são faltas de respeito e existem aqui 2 Users que o fazem constantemente....mas deixe lá isso não me estou a queixar apenas a defender-me mas falemos de climas e Meteoreologia é melhor e mais sensato