SocioMeteo
Nimbostratus
Tem razão, Stormy.
Dentro do clima mediterrâneo, existem variantes com mais influência oceânica ou com mais influência continental.
Em Portugal continental, só conheço climas atlânticos propriamente ditos, nas montanhas do Norte Litoral e na Serra da Estrela.
Talvez nas montanhas do Parque Natural de Montesinho também possa haver alguma coisa ( mas para isso gostava de ver dados de precipitação nos meses de verão).
Relativamente à plasticidade de plantas de climas subtropicais e tropicais, no litoral a Sul do Cabo Raso, isso é atestado facilmente nos bons exemplares vistos a crescer até sem cuidados humanos.
Existem canaviais de cana de açúcar de grande dimensão junto ao Rio Jamor e também pomares de bananeiras.
Aqui perto até já vi abacateiros já quase adultos a crescer no meio da mata assim como anoneiras ( fruta do conde).
Mangueiras, também vou vendo, mas apenas só em jardins.
Oh meu deus!!! Climas temperados maritimos ou com essa influência de acordo com o Stormy e o Belem só a Lupa ahahaha agora climas subtropicais é em todo o lado a sul do cabo da Roca olha-se para as bananeiras que estão em todo o Lado ignora-se o Atlantic Pin(Pinheiro Bravo) que é so visto em Portugal á Lupa, ignora-se as arvores de folha caduca por exemplo da serra da sintra para se maximizar arvores trazidas nos tempos coloniais por os portugueses e ingleses ahahahah vale tudo a imaginação é o nosso limite, eu quando abro a minha janela, não vejo Atlantic Pins(Pinheiros Bravos) mas sim couqueiros, mangueiras etc epah realmente uma senhora Idosa sempre me disse as pessoas acreditam e vêm aquilo que querem na sua sabedoria popular tinha toda mas toda a razão....
Influencias Atlanticas a Norte do sistema Montejunto Estrela só a Lupa lol quais Nazarés, Leirias enfim para não falar em Aveiro,Porto,Esposende,Braga Viana, agora influência subtropical está em todo o lado é isso as Sinagogas e as Mesquitas....Aqui no MeteoPt aprendo imenso com voces começo a ver o mundo de maneira diferente é sinagogas é mesquitas é mangueiras é couqueiros e Bananeiras LOL é isto Portugal depois queixam-se dos Filandeses gozarem conosco e olharem-nos de alto abaixo com umas mentes iluminadas destas nem vale a pena assumirmos como verdadeiros Europeus muito mais europeus que esses filandeses meio Russos.