Eu sou muito ignorante na area da historia...mas a nivel da Biologia foi sempre uma area de interesse meu.
Devo dizer que com base nos meus conhecimentos, não faz sentido actualmente utilizar variações genéticas como argumento para a defenição do clima.
Se há populações com adaptações geneticas para certos contextos geograficos, isso é representativo de populações fixas..não faz o minimo sentido utilizar esse argumento num povo que há 25 seculos anda a ser influenciado por sucessivas migrações e mixigenação genetica e cultural.
Agora..se me querem falar de especies que de facto são provas da variação e do tipo de climas que há em Portugal, isso é outra coisa.
Quando o caro SocioMeteo fala quetemos uma influencia atlantica tal que temos verões curtos e frescos e invernos chuvosos e quase "British", então pergunto-lhe porque é que especies como a Bananeira, o Abacateiro, a Goiaba, a Cana de açucar ou até a Mangueira se dão tão bem, inclusivé, establecendo ciclos fisiologicos completos, em grande parte do sul do pais, nomeadamente toda a faixa litoral a sul do cabo raso ( havendo produção no Algarve )??
Porque será que o Abacateiro, a Bananeira e o Maracujá se conseguem establecer com facilidade no litoral centro e norte??
Porque será que a Figueira do inferno, os Agaves e outras especies com certo grau de exigencia se establecem tão bem em todo o sul e ribatejo?
O nosso clima de caracter Mediterraneo ( dry subtropical) é muito vincado em mais de metade do territorio, com os nossos Invernos suaves e Verões longos e quentes...
Agora...uma coisa é dizer que temos particularidades..como o facto de termos muita precipitação, geralmente convectiva ou de caracter torrencial, ou nas terras altas o clima ter uma matriz oceanica, ou o interior norte e centro ter caracteristicas continentais...ou certas regiões terem geomorfologia compativel com acentuados regimes de inversão térmica..isso é verdade!
Mas não se pode andar a fazer juizos com base em grandes exageros e depois partir para argumentações falaciosas e mesmo incorrectas