Diversidade climática

a extremadura provincia de Lisboa pertence ao centro do pais o que define o Norte e o Sul nessa materia não é mais a divisão do proprio rio Tejo e não tanto a questão da Latitude. LOl e o ignorante sou eu:
http://www.joneslanglasalle.pt/SiteCollectionImages/JLL_Portugal_country_map_PT.gif

Mas o que me interessa isso? Eu quero é o desenho do estudo e a técnica de amostragem utilizada, se não percebe nada destes conceitos científicos remeta-se ao silência e acalme a histeria.

Não sei como os autores fizeram a divisão Sul/Norte. Sabe? Eu não. Nem sei como fizeram a amostragem. Mas só para o pôr no devido lugar tratarei de tentar arranjar o estudo, nem que seja através da Faculdade de Medicina. Será mais uma oportunidade para expor a sua ignorância arrogante.

Como lhe disse cai muito bem e é politicamente correcto andarem a dizer que temos origem arabe e Judaica tá a ver é diferente é como arranjar aquela garrafa de vinho especial que so meia duzia de gente conhece a Elite portuguesa adora essas coisas, se alguem disser que a nossa Matriz genetica é marioritariamente Celta ocidental europeia e dizer que descedemos dos Lusitanos dos Suevos etc somos logo Salazaristas Fascistas etc se dissermos que descedemos dos arabes somos muito tolerantes amiguinhos etc epah não tenho saco a serio para esse paradigma portugues o estudo que vai encomendar de certeza que vai-se basear numa amostra da população alentejana e algarvia que representa 400-500 mil habitantes num pais de 10 milhões ou seja é a unica forma de eles darem a volta a situação e negar o que é evidente já ando aqui algum tempo caro Frederico!!!!
e não preciso de chamar arrogante e ignorante a ninguem para expor os meus pontos de vista.

Mais uma vez prova a sua ignorância e que não sabe patavina de História. Mas não sou eu que irei perder tempo consigo a contar-lhe a História dessas duas religiões no nosso território, se quiser procure o caro a informação.

Apenas disse a verdade!!! sempre vivi em Portugal estudei trabalho em Portugal conheço o pais de Norte a Sul e bem acredite, nunca conheci ninguem que praticasse o Judaismo por exemplo, conheço Milhões de Igrejas não conheço uma Unica sinagoga, isto é a minha experiência!!!!Mesquitas??? patrimonio arabe algum no sul mas nunca o Marioritario ou o predominante( a cultura galaico/portuguesa implantou-se no sul do pais por isso é q voce poe um Galego e um alentejano a falar e entendem-se perfeitamente falam a mesma lingua por exemplo) é uma evidencia mesquitas so mesmo em Mertola e Almodovar é que nem compare esse legado com a Extremadura espanhola Andaluzia,Murcia etc é que não tem qualquer hipotese.

Eu sou muito ignorante na area da historia...mas a nivel da Biologia foi sempre uma area de interesse meu.
Devo dizer que com base nos meus conhecimentos, não faz sentido actualmente utilizar variações genéticas como argumento para a defenição do clima.

Se há populações com adaptações geneticas para certos contextos geograficos, isso é representativo de populações fixas..não faz o minimo sentido utilizar esse argumento num povo que há 25 seculos anda a ser influenciado por sucessivas migrações e mixigenação genetica e cultural.

Agora..se me querem falar de especies que de facto são provas da variação e do tipo de climas que há em Portugal, isso é outra coisa.

Quando o caro SocioMeteo fala quetemos uma influencia atlantica tal que temos verões curtos e frescos e invernos chuvosos e quase "British", então pergunto-lhe porque é que especies como a Bananeira, o Abacateiro, a Goiaba, a Cana de açucar ou até a Mangueira se dão tão bem, inclusivé, establecendo ciclos fisiologicos completos, em grande parte do sul do pais, nomeadamente toda a faixa litoral a sul do cabo raso ( havendo produção no Algarve )??

Porque será que o Abacateiro, a Bananeira e o Maracujá se conseguem establecer com facilidade no litoral centro e norte??

Porque será que a Figueira do inferno, os Agaves e outras especies com certo grau de exigencia se establecem tão bem em todo o sul e ribatejo?

O nosso clima de caracter Mediterraneo ( dry subtropical) é muito vincado em mais de metade do territorio, com os nossos Invernos suaves e Verões longos e quentes...
Agora...uma coisa é dizer que temos particularidades..como o facto de termos muita precipitação, geralmente convectiva ou de caracter torrencial, ou nas terras altas o clima ter uma matriz oceanica, ou o interior norte e centro ter caracteristicas continentais...ou certas regiões terem geomorfologia compativel com acentuados regimes de inversão térmica..isso é verdade!
Mas não se pode andar a fazer juizos com base em grandes exageros e depois partir para argumentações falaciosas e mesmo incorrectas:mad:

93848032.jpg

Eu sou muito ignorante na area da historia...mas a nivel da Biologia foi sempre uma area de interesse meu.
Devo dizer que com base nos meus conhecimentos, não faz sentido actualmente utilizar variações genéticas como argumento para a defenição do clima.

Se há populações com adaptações geneticas para certos contextos geograficos, isso é representativo de populações fixas..não faz o minimo sentido utilizar esse argumento num povo que há 25 seculos anda a ser influenciado por sucessivas migrações e mixigenação genetica e cultural.

Agora..se me querem falar de especies que de facto são provas da variação e do tipo de climas que há em Portugal, isso é outra coisa.

Quando o caro SocioMeteo fala quetemos uma influencia atlantica tal que temos verões curtos e frescos e invernos chuvosos e quase "British", então pergunto-lhe porque é que especies como a Bananeira, o Abacateiro, a Goiaba, a Cana de açucar ou até a Mangueira se dão tão bem, inclusivé, establecendo ciclos fisiologicos completos, em grande parte do sul do pais, nomeadamente toda a faixa litoral a sul do cabo raso ( havendo produção no Algarve )??

Porque será que o Abacateiro, a Bananeira e o Maracujá se conseguem establecer com facilidade no litoral centro e norte??

Porque será que a Figueira do inferno, os Agaves e outras especies com certo grau de exigencia se establecem tão bem em todo o sul e ribatejo?

O nosso clima de caracter Mediterraneo ( dry subtropical) é muito vincado em mais de metade do territorio, com os nossos Invernos suaves e Verões longos e quentes...
Agora...uma coisa é dizer que temos particularidades..como o facto de termos muita precipitação, geralmente convectiva ou de caracter torrencial, ou nas terras altas o clima ter uma matriz oceanica, ou o interior norte e centro ter caracteristicas continentais...ou certas regiões terem geomorfologia compativel com acentuados regimes de inversão térmica..isso é verdade!
Mas não se pode andar a fazer juizos com base em grandes exageros e depois partir para argumentações falaciosas e mesmo incorrectas:mad:

Como já disse aqui vezes sem conta... não considero o nosso clima em metade do territorio mediterraneo como lhe disse considero que a influencia atlantica em Portugal é ignorada a todos os niveis e metereologicos tambem e a influencia mediterranica mega valorizada; como já disse aqui varias vezes eu defendo a existencia de um clima galaico-portugues e cantabrio que vai desde da região a Norte do sistema-montejunto estrela até a região sul de Bordeus já expliquei aqui varias vezes o porquê defender este ponto de vista.

Solo por documentar, culturalmente:

La influencia moura al Norte de Madrid practicamente no existe.

La influencia moura en Madrid y Castilla La Mancha es muy poca.

La influencia moura de Extremadura y Andalucia Occidental no es muy grande, Huelva por ejemplo casi no tiene influencia moura ni geneticamente ni culturalmente.

La influencia cultural moura es mas fuerte en Andalucía Oriental, Murcia y Valencia.

HUELVA FUE RECONQUISTADA ANTES QUE VALENCIA, UNA CIUDAD A LA LATITUD DE LISBOA.

TOLEDO A ORILLAS DEL TAJO, Y LATITUD DE LISBOA FUE RECONQUISTADA ANTES QUE UNA CIUDAD TAN AL NORTE COMO TARRAGONA. TOLEDO FUE RECONQUISTADO EN 1085 MIENTRAS QUE TARRAGONA FUE RECONQUISTADA EN 1116.

Como vemos, Extremadura y Andalucia Oriental ya fueran reconquistadas mucho tiempo antes que regiones del Este penínsular a latitud mas septentrional.

La influencia moura de Extremadura y Andalucia Occidental no es muy grande, Huelva por ejemplo casi no tiene influencia moura ni geneticamente ni culturalmente.

La influencia cultural moura es mas fuerte en Andalucía Oriental, Murcia y Valencia.

TOLEDO A ORILLAS DEL TAJO, Y LATITUD DE LISBOA FUE RECONQUISTADA ANTES QUE UNA CIUDAD TAN AL NORTE COMO TARRAGONA. TOLEDO FUE RECONQUISTADO EN 1085 MIENTRAS QUE TARRAGONA FUE RECONQUISTADA EN 1116.

Como vemos, Extremadura y Andalucia Oriental ya fueran reconquistadas mucho tiempo antes que regiones del Este penínsular a latitud mas septentrional.

Sim é verdade amigo Duero a parte Ocidental da penisula teve uma reconquista muito mais rapida e eficiente que partes Orientais da Penisula.
Mas se dizes que a Influencia Moura na Extremadura e Andaluzia Ocidental não é muito Grande o que concordo em Portugal é quase Nula em Portugal a cultura Galaico-Portuguesa se instalou muito rapido,alias por exemplo a cidade de Badajoz tem alguma influencia Moura e arabe Elvas e outras cidades do Alentejo como Campo Maior ou Evora não têm, para não falar que a Inquisição em Portugal a nivel perseguição de outros povos foi muito baixa porque em Portugal praticamente não existia praticas judaicas e Mouras isso é documentado enquanto em Murcia ou Andaluzia era muito marcante.

EREVAN (ARMENIA) 40º11'N. 990 metros de altitud.

En.......-3.5..........22
Fb.......-1.0..........25
Mr.........5.5.........30
Ab.......12.5.........37
My.......17.0........44
Jn........21.5.........21
Jl.........25.0..........9
Ag........24.5.........8
Sp........20.0.........8
Oc........14.0........27
Nv.........6.5.........23
Dc.........0.0.........23

Año........11'8ºC......277 mm.

EREVAN (ARMENIA) 40º11'N. 990 metros de altitud.

En.......-3.5..........22
Fb.......-1.0..........25
Mr.........5.5.........30
Ab.......12.5.........37
My.......17.0........44
Jn........21.5.........21
Jl.........25.0..........9
Ag........24.5.........8
Sp........20.0.........8
Oc........14.0........27
Nv.........6.5.........23
Dc.........0.0.........23

Año........11'8ºC......277 mm.

De referir que os Pueblos a sul de Portugal eram muito poucos e pequenos no maximo 100 mil de pessoas na Idade Média a população se concentrava no centro e Norte do pais!!! o Sul do pais em Portugal foi colonizado por os habitantes do Norte.

Aviso a todos os leitores deste fórum: os post do membro SocioMeteo têm graves erros científicos e históricos. A sua leitura não é recomendada sob pena de assimilarem informação falsa. Atenciosamente, Frederico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pt-Reconquista2.jpg

Tem razão, Stormy.
Dentro do clima mediterrâneo, existem variantes com mais influência oceânica ou com mais influência continental.
Em Portugal continental, só conheço climas atlânticos propriamente ditos, nas montanhas do Norte Litoral e na Serra da Estrela.
Talvez nas montanhas do Parque Natural de Montesinho também possa haver alguma coisa ( mas para isso gostava de ver dados de precipitação nos meses de verão).
Relativamente à plasticidade de plantas de climas subtropicais e tropicais, no litoral a Sul do Cabo Raso, isso é atestado facilmente nos bons exemplares vistos a crescer até sem cuidados humanos.
Existem canaviais de cana de açúcar de grande dimensão junto ao Rio Jamor e também pomares de bananeiras.
Aqui perto até já vi abacateiros já quase adultos a crescer no meio da mata assim como anoneiras ( fruta do conde).
Mangueiras, também vou vendo, mas apenas só em jardins.