Diversidade climática

O que eu faço é chegar aqui, colocar dados oficiais e concretos acerca daquilo que argumento, enquanto alguns membros como tu e o portugalweather chegam aqui debitam arrogância disfarçada de insulto com uma clara postura de superioridade perante todo o resto da comunidade do fórum e quando se pedem dados para fundamentar aquilo que afirmam ou não os colocam na maioria das vezes e começam a criar ruído como estás a fazer agora, ou então vão buscar informação escolhidos a dedo, a locais sempre altamente fidedignos, do género agências de viagens ou transportes aéreos e chapam aqui. É esta a diferença.

Novamente, dados oficiais do IM

1ibblg.jpg

É a última vez que falo sobre este assunto .

Pergunto novamente :

Alguém me sabe dizer se existe uma intensidade mínima de vento para se poder afirmar se há ou não há nortada ?

Não devia, mas vou responder em nome da verdade.

Não! Nortada é a designação dada ao vento do quadrante Norte (frequentemente NW) que geralmente se forma na faixa litoral ao fim da tarde. Não existe um valor mínimo de intensidade. Nortada é um fenómeno.

Alguém me sabe dizer se existe uma intensidade mínima de vento para se poder afirmar se há ou não há nortada ?

Mas essa pergunta faz algum sentido? Por isso é que ninguém te responde.

É a mesma coisa que estar a perguntar se existe uma velocidade mínima para um carro estar em movimento em direcção ao sul.

Mas essa pergunta faz algum sentido? Por isso é que ninguém te responde.

É a mesma coisa que estar a perguntar se existe uma velocidade mínima para um carro estar em movimento em direcção ao sul.

Não respondem porque não sabem .

E o senhor faça o favor de parar de responder a tudo o que eu digo .

Como sou bem educado , não gosto de deixar ninguém sem resposta , mesmo pessoas que ofendam os outros , mas sinceramente tenho mais que fazer .

• Gosto
Reactions: PortugalWeather

Não! Nortada é a designação dada ao vento do quadrante Norte (frequentemente NW) que geralmente se forma na faixa litoral ao fim da tarde. Não existe um valor mínimo de intensidade. Nortada é um fenómeno.

" Não existe um valor mínimo de intensidade " , ok , já não preciso de saber mais nada , era a resposta que eu queria .

Já posso ir almoçar com a consciência tranquila .

Sobre este assunto não vou proferir mais nenhuma palavra .

Dessa forma qualquer "brisa" de norte é considerada nortada, não faz sentido.

Nortada - vento forte do Norte ou de direcções próximas, que sopra na costa portuguesa especialmente durante o Verão.

Fonte: http://www.cne-escutismo.pt/recursos/maritimos/ventos.htm

Para quem quiser saber mais sobre os outros tipos de vento tem tudo aí :)

O irónico disto tudo é que a razão pela qual haja medias de temperatura mínimas mais baixas no NW e alguns dias mais frescos nem tem haver com a nortada, mas sim com outros indicadores, claro que o Oeste tem muito mais Nortada que Braga pois é uma região mais exposta ao Atlantico devido aos recortes da costa e numa longitude mais ocidental e isso faz com que de facto as máximas sejam mais baixas, sendo que o NW por estar numa latitude superior apanha muitas vezes mesmo no Verão com os restos das depressões que passam a Norte da Biscaia, bem como a circulação zonal com geopotencias mais baixos.

O irónico disto tudo é que a razão pela qual haja medias de temperatura mínimas mais baixas no NW e alguns dias mais frescos nem tem haver com a nortada, mas sim com outros indicadores, claro que o Oeste tem muito mais Nortada que Braga pois é uma região mais exposta ao Atlantico devido aos recortes da costa e numa longitude mais ocidental e isso faz com que de facto as máximas sejam mais baixas, sendo que o NW por estar numa latitude superior apanha muitas vezes mesmo no Verão com os restos das depressões que passam a Norte da Biscaia, bem como a circulação zonal com geopotencias mais baixos.

Tu estás a generalizar por Braga, que é o que tem as mínimas mais baixas nesta região, por exemplo Viana tem 15.3º e Monção cerca de 16.5º. Mas alor convém pegar na mais fria.

Tu estás a generalizar por Braga, que é o que tem as mínimas mais baixas nesta região, por exemplo Viana tem 15.3º e Monção cerca de 16.5º. Mas alor convém pegar na mais fria.

Mas ainda não percebi bem o que queres demonstrar muito sinceramente, vens falar de Viana relativo as mínimas e já vais esquecer ai as máximas :lol: quer queiras quer não vives numa região eu diria a única região temperada do nosso pais onde o clima se aproxima mais de outros climas não mediterrâneos.

• Gosto
Reactions: james
Mas ainda não percebi bem o que queres demonstrar muito sinceramente, vens falar de Viena relativo as mínimas e já vais esquecer ai as máximas :lol: quer queiras quer não vives numa região eu diria a única região temperada do nosso pais onde o clima se aproxima mais de outros climas não mediterrâneos.

Quando se perde a razão sem fundamentos muda-se de conversa, o que tu dizes sobre a minha região vale 0 porque não percebes nada do que estás a dizer

Está visto que isto só lá vai assim....

EurhGGn.jpg

Para ficarem todos contentes, e ninguém ficar a perder! Viva!!!

:palmas::palmas::thumbsup::thumbsup::cheers:

Assunto encerrado ???

Ou é preciso distribuir mais taças e bicicletas???

Está visto que isto só lá vai assim....

EurhGGn.jpg

Para ficarem todos contentes, e ninguém ficar a perder! Viva!!!

:palmas::palmas::thumbsup::thumbsup::cheers:

Assunto encerrado ???

Ou é preciso distribuir mais taças e bicicletas???

Acho que não vão ficar contentes, creio que eles preferem uns Audi A4 e Audi A6 !
Se é um tópico que precisa de ser descarrilado é este !

Confirmei o que disses-te este verão, estive em Tires

Mas estava nortada forte? Tires fica aqui perto.

Nos proximos tempos ver se crio um tópico sobre o efeito da forte nortada nas arvores aqui da minha zona, elas simplesmente crescem tombadas para sul, ficam vergadas, é impressionante.
Já foram feitos alguns trabalhos académicos sobre essa temática.

Deixo aqui o link de um deles, datado de 1984, feito pela Drª Maria João Alcoforado, está excelente, dela não seria de esperar outra coisa.

http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1984-38/38_01.pdf

:thumbsup:

Mas estava nortada forte? Tires fica aqui perto.

Nos proximos tempos ver se crio um tópico sobre o efeito da forte nortada nas arvores aqui da minha zona, elas simplesmente crescem tombadas para sul, ficam vergadas, é impressionante.
Já foram feitos alguns trabalhos académicos sobre essa temática.

Deixo aqui o link de um deles, datado de 1984, feito pela Drª Maria João Alcoforado, está excelente, dela não seria de esperar outra coisa.

http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1984-38/38_01.pdf

:thumbsup:

Sim nortada muito forte, tive em Junho e também fui em julho, em ambos os meses apanhei nortada 24 horas por dia, um vento que me surpreendeu, porque nem á noite acalmava, por exemplo em Ponte de Lima nunca vi vento de norte tão forte como vi aí, e o impressionante é que para as pessoas é normal, diziam que havia dias ainda piores, é um fenómeno absolutamente impressionante.
Foi por isso que disse que quando o James diz que há nortada em Braga, eu disse que nunca viu nada :)