Erupção do Vulcão Cumbre Vieja, La Palma, Canárias 2021

A formação do delta lávico, através do qual a ilha está a crescer, já é visível.

IMG_20210929_101816.webp

Última edição:
Se fosse por cá, daria lugar à Fajã de Tazacorte e a um spot brutal para veraneio se calhar ainda se arranjava uma piscina natural

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Off topic -Só a título de curiosidade, cá nos Açores existe 2 tipos de fajã,
• fajã por escoada lávica; (iguala ao que está a ocorrer em La Palma).
• Fajã por movimentos de massa. (Fajã santo Cristo em São Jorge).

E em termos de crescimento das ilhas, para além das 2 acima, há também o crescimento por istmos, por exemplo, o vulcão dos capelinhos e monte da guia, ambos no Faial.

Pelo menos durante 20 anos é um terreno enorme que não vai ver vida sequer. Vão ser 20 anos a lembrar os residentes que perderam tudo e que está tudo ali sepultado. É muito triste de assistir, mas morando numa ilha assim era de esperar que um dia o azar batesse à porta.
É a 3a erupção em 100 anos...
Percebo que seja a vida das pessoas mas não sei se quereria viver num sítio assim.

É a 3a erupção em 100 anos...
Percebo que seja a vida das pessoas mas não sei se quereria viver num sítio assim.

As pessoas nascem lá, vive lá, está enraizado no estilo de vida deles…
Falo por mim.
Sei que dia menos dia por aqui voltará a haver uma erupção, não sabemos onde, nem quando, apenas esperamos que não afete em muito o nosso modo de vida. Nem sabemos se será no nosso “life time”

As pessoas nascem lá, vive lá, está enraizado no estilo de vida deles…
Falo por mim.
Sei que dia menos dia por aqui voltará a haver uma erupção, não sabemos onde, nem quando, apenas esperamos que não afete em muito o nosso modo de vida. Nem sabemos se será no nosso “life time”

Mas em termos de probabilidades, existe mais probabilidade de ocorrer um sismo forte do que uma erupção vulcânica, mas posso estar redondamente enganado.

A probabilidade de sismo é elevada, o de vulcanismo é manifestado todos os dias um pouco por algumas ilhas.
O último evento vulcânico conhecido foi em 1998 (Serreta), da mesma forma que o último terramoto tenha sido igualmente em 1998 (Faial).
De resto, os sismos são uma realidade diária na região, embora não sejam sentidos.

A área de crescimento já é de dimensão considerável:

P.S.: Duas áreas principais de crescimento

IMG_20210929_153915.webp

Directo

Última edição:
A escoada de lava acabou por cortar todos os acessos ao Sul da Ilha pela costa Oeste, o que significa que os habitantes de algumas localidades para irem para as suas plantações têm que dar a volta à ponta Sul da Ilha fazendo dezenas de kms quando antes eram apenas alguns kms. Há pessoas que agora para irem trabalhar têm que fazer deslocações de 2horas quando antes eram 15 minutos.

Última edição: