quanto ao programa onde o posso arranjar?
É necessario lincença?
ola!
o meu grupo está preste a adquirir a estaçao meteorológica, e informaram-nos de que os sensores poderiam vir descalibrados. Como é que os que adquiris-te estavam? E o que tiveste de fazer?
Obrigado pela atenção
Não me entra na cabeça uma coisa, Até que ponto a temperatura a 12m, 15m de altitude em cima de um predío é a temperatura real que sentimos a 2m de altitude? Como assim botar o abrigo lá em cima para ficar mais arejado??? Não sobe as mínimas e diminui as máximas???
Pergunto isso porque vou botar meu abrigo Davis em um mastro de madeira a 2m em um gramado em frente a minha casa. Qual é a melhor opção? Em cima da casa ou a 2m?
Olá João.
Coloquei o RS mais para cima, para ficar ainda mais arejado (afastei-o mais do telhado), pois da maneira que ele estava dantes, estava um pouco mais próximo do telhado, ou seja, não apanhava tanto vento como apanha agora.
Quanto mais vento apanhar, e desde que não existam quaisquer obstáculos à volta que cortem o vento de um certo quadrante, por exemplo, melhor. Mais fiável é a leitura das temperaturas e humidade relativa
Os abrigos com os sensores de temperatura quanto mais altos possível (não significa que tenham que estar muito muito altos ) e desde que não tenham nada à volta (como por exemplo aparelhos que comprometam a fiabilidade dos dados tais como fontes de calor, painéis solares, etc etc), melhor será a fiabilidade dos dados registados.
Por isso, recomendo-o a colocar o RS em cima da sua casa, desde que não hajam os obstáculos que eu referi.
Desculpe me mas dessa eu não sabia, para mim um abrigo RS deve ser colocado a 2m do chão como aconcelha a OMM, o colocando em cima de casa não estaria criando uma situação de topo na temperatura? Minimas altas e máximas baixas? Ou será que a altitude mencionada é insignificante para tal fato?
Repito minha pergunta, coloco o sensor de temperatura abrigo por um RS Davis em um gramado a 2m do chão ou em cima de minha casa a 5m de altitude?
Abraços!
Desculpe me mas dessa eu não sabia, para mim um abrigo RS deve ser colocado a 2m do chão como aconcelha a OMM, o colocando em cima de casa não estaria criando uma situação de topo na temperatura? Minimas altas e máximas baixas? Ou será que a altitude mencionada é insignificante para tal fato?
Repito minha pergunta, coloco o sensor de temperatura abrigo por um RS Davis em um gramado a 2m do chão ou em cima de minha casa a 5m de altitude?
Abraços!
Boas,O ideal, tal como a OMM diz, é o RS ser colocado a 2m do chão, mas para tal não deve haver nenhum obstáculo em volta (muros, prédios, árvores, arbustos), que sirvam de barreira ao vento e crie uma espécie de estufa em volta do sensor da temperatura.
Ora, num meio urbano é praticamente impossível encontrar um lugar com essas condições.
Assim, e para quem mora num prédio, a melhor forma de medir a temperatura com o menor erro possível, em relação às condições standards, é instalar a estação no telhado, com os mesmos critérios da instalação da mesma no solo.
---------------------
Parabéns pela aprovação, Lighting