Ola
Radio-amadores = 433.500
A frequência 433 é proibida na Europa para dispositivos como estações meteorológicas.
(Não são suficientemente precisos e podem interferir com os canais reservados.
A frequência 433.550 é utilizada na Europa como a frequência de emergência e de socorro "EmCom".
Porque é que alguns fabricantes se divertiriam a fazer uma versão 915 dos USA e uma versão 868 europeia?
Não vou falar Davis (lembro-me que você é alérgico (
humour).
Tomemos o exemplo do importador europeu Froggit sob a sua marca: tudo está em 868.
https://www.weatherstations.co.uk/vp_wireless_tech.htm
Os produtos são provenientes da China e são fabricados pela Ecowitt:
Tomemos o exemplo do IOT, Sigfox e LoraWan estão em 868. Porque estão em 868?
LoraWan também utiliza 433 com alguns operadores de telecomunicações.
O Accurite é bastante antigo, eles abriram um website sem passar pelo procedimento da CE. Os americanos não gostavam de se submeter às regras europeias e escondem-se atrás delas:
https://www.acurite.com
Depois de todos fazerem o que querem..., é como conduzir com 0,8g de álcool, atirar plástico para o lixo: todos o fazem, mas é proibido!
Caro Toby,
Estações meteorológicas, assim como comandos de garagens, etc, estão incluídas na categoria SDR (Short Distance Radio) e os 433Mhz podem ser usados sempre que a potencia não exceda os 10mW e o "duty cycle" tenha certas caracteristicas.
Mostre-me um documento oficial da Europa onde diga taxativamente que esses equipamentos não podem usar a frequência de 433Mhz.
Eu postei um link da entidade nacional que gere as frequências de radio em Portugal, e que já transpõe as normas Europeias.
Citar marcas de estações que já transitaram para 868Mhz (e outras que sempre usaram 868Mhz) não é prova.
Você começou por dizer que usar 433Mhz era proibido na Europa, mas no seu último post, já acrescenta que é proibido para estações meteorológicas. Pergunto, essas estações emitiam com menos de 10mW? Qual o duty cycle?
Possivelmente, tiveram mesmo de mudar para 868Mhz para vender na Europa, mas talvez não exclusivamente por usarem 433Mhz.
O que me incomoda um pouco, são afirmações tão taxativas, quando não acompanhadas de documentação oficial. O uso de 433Mhz desde hà muito que é proibido em equipamentos SDR, se não obedecer às regras definidas para esses equipamentos.
Por favor não pense que estou a ser advogado em causa própria, as estações WeatherDuino podem usar 433MHz (a região com maior numero de estações WeatherDuino é a Austrália, onde o 433MHz é plenamente usado até com potências superiores a 10mW), 315MHz (caso de muitas que estão em uso nos EUA) e facilmente podem usar 868MHz ou 915-928Mhz, dependendo do modulo de radio que se instala, pelo que para mim este aspecto é indiferente. No que tocas às estações WeatherDuino, muito em breve serão todas dual band, a funcionar em LoRa 868MHz Europa, e 928MHz EUA e esta mudança não é por causa de legislação Europeia ou Americana, mas sim porque o LoRA permite distancias entre os sensores e a unidade base receptora que podem chegar a alguns kilometros, essencial para estações meteorológicas usadas por exemplo em quintas agricolas.
Cumprimentos e continuação do bom trabalho que tem desenvolvido.
Werk_AG
PS: Caro Toby, não sou alérgico às Davis, muito, mas mesmo muito pelo contrário. Talvez seja mesmo a única marca de estações meteorológicas com preços que, não sendo baratos, ainda assim as pessoas podem chegar-lhe, e que são realmente estações meteorológicas.. A grande maioria do que existe no mercado, e que chamam de estações meteorológicas são meros gadgets.
Coisa em que concordo plenamente consigo é que a Davis sempre foi e continua a ser uma referência.
Se não pensasse assim, não recomendaria maioriamente o uso de sensores (anemometros, pluviometross) Davis nas estações WeatherDuino, que por acaso, e para quem queira ou precise, tambem aceita anemometros ultrasónicos que podem custar perto de 3000€, como seja o Ventus 200A.
Voltando à Davis, veja-se como demoraram a aparecer no mercado com sensores de qualidade do ar, no entanto, quando o fizeram, fizeram-no com um produto de grande qualidade, bem planeado e bem concebido. Arrazaram com os brinquedos que por aí andavam!