Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Bom dia,

Primeiro: o seu nível de tubo é? Nos 4 pontos cardeais?
O seu tubo é demasiado fino: quanto mais pequeno for o seu tubo, mais difícil será para si.
Preste também atenção à espessura do tubo.

Um método simples: enquanto segura a sua estação, aparafuse as porcas à mão. A distância deve ser igual.

2021-05-13_08-08-32.jpg

Em seguida, apertá-los progressivamente de forma idêntica, numa ordem cruzada.

2021-05-13_08-17-17.jpg

Muito obrigado a todos pela ajuda e parabéns Toby pelo tutorial!

Hoje, com mais tempo e disponibilidade percebi que o problema era realmente a deformação da chapa :-(... Na primeira vez apertei demasiado e desde ai a deformação não permitia o nivelamento correto!

Enviei email para a Froggit a saber se é possível comprar uma chapa nova (espero que sim)! Entretanto o assunto ficou "desenrascado" com um "calço" a compensar a deformação...

Saudações Meteorologicas!

Última edição:
Boa tarde @gsm1120!

Tente fazer reset segundo as indicações do manual, para voltar às configurações de fábrica. E de seguida tente novamente todo o processo de instalação. Depois diga se deu certo :)

Boa noite...apos varios e diversos RESET's consegui finalmente por a consola a debitar os dados para a net. Qual foi o problema...ca em casa tenho WIFI em 2.4 ghz e 5Ghz., sendo que as duas redes tem o mesmo nome de SSID..e o telemovel e restantes dispositivos fazem a gestão automatica de se ligarem ou a 2.4 ou a 5Ghz.

Fica a dica para iniciar a estação ...so pode ser feita em 2.4Ghz...e tem de desligar os 5 Ghz no router.
Agora é ir por a estação no telhado.
Deixo-vos o link desta modesta estação
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IAMADO3

Boas pessoal.

A minha estação acurite avariou há uns meses, estou agora a ponderar comprar uma nova.

Que estação aconselham atualmente?

Quero uma que não necessite de PC ligado para a injeção de dados na NET em tempo real, para ligar ao WU ou similar.

No intervalo de valores até uns 300€ (aproximadamente).

• Gosto
Reactions: joselamego
Boas pessoal.

A minha estação acurite avariou há uns meses, estou agora a ponderar comprar uma nova.

Que estação aconselham atualmente?

Quero uma que não necessite de PC ligado para a injeção de dados na NET em tempo real, para ligar ao WU ou similar.

No intervalo de valores até uns 300€ (aproximadamente).

Bom dia,

Normalmente este fim-de-semana, vou começar o segundo teste EcoWitt.
Sistema modular tão ideal para optimizar as medições. Ligação WIFI, envio para a WU-WC-...
Está no seu orçamento.
Entretanto, aqui está uma ligação de comparação: http://www.kwos.org/comparison/

Muito obrigado pela resposta Toby.

No entanto e de forma impulsiva (não resisti ao preço vs avaliações) acabei por comprar uma Estação Meteorológica 5 em 1 BRESSER 7002580.

Muito fácil de usar, é verdade que é uma 5 em 1, mas ficou a 130 já com entrega.

Tinha antes uma acutite e digo-vos, está muito mais elegante e fácil de usar. é verdade que não tem software próprio, mas injeta todos os dados em tempo real para o WU e WC.

Está instalada desde terça feira e estou muito satisfeito!

Aqui está:
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IVILAN47

Última edição:
Boas
Estava a ver na Internet onde encontrar um rolamento ou a parte de baixo do anemometro para a Oregon WMR100N (ainda não encontrei, ajuda bem vinda) pois deixou de rodar e encontrei umas estações da marca Bresser. Alguém tem opinião ou comentário sobre as mesmas? São clones de alguma outra marca?
Obrigado
Cumps

Enviado do meu SM-A516B através do Tapatalk

Boas
Alguém me respondeu à questão da avaria do anemómetro mas e peço desculpa, não encontro o post. De qualquer maneira já descobri o tipo de rolamento usado, é "623ZZ" e no ebay há muitos. Vamos a ver se o consigo substituir.
Obrigado
Cumps

Boas
Atualmente tenho dois instrumentos de medição meteorológica: um medidor de chuva com termómetro e uma estação meteorológica Bresser 7002510. Estou a pensar adquirir mais uma estação, desta vez a minha escolha seria a Sainlogic WS3500/Froggit WH3000SE, por duas razões:
- Medição da precipitação com a resolução de 0,1mm (um grande ponto a favor);
- Ligação á internet para assim poder ter acesso aos dados em tempo real;
- Sensores de radiação solar e índice UV (acho interessante).

Tendo esta estação, pretendo ligá-la ao Weathercloud. Tenho no entanto uma dúvida que gostaria que me esclarecessem, se possível: durante uma falha de energia, com o consequente corte da ligação WiFi, os dados ficam "armazenados" até que se restabeleça a ligação ou simplesmente perdem-se?

Obrigado
LeoFe

• Gosto
Reactions: joselamego e lserpa
Boas
Atualmente tenho dois instrumentos de medição meteorológica: um medidor de chuva com termómetro e uma estação meteorológica Bresser 7002510. Estou a pensar adquirir mais uma estação, desta vez a minha escolha seria a Sainlogic WS3500/Froggit WH3000SE, por duas razões:

Tendo esta estação, pretendo ligá-la ao Weathercloud. Tenho no entanto uma dúvida que gostaria que me esclarecessem, se possível: durante uma falha de energia, com o consequente corte da ligação WiFi, os dados ficam "armazenados" até que se restabeleça a ligação ou simplesmente perdem-se?

Obrigado
LeoFe
Olá LeoFe,

Tenho uma Frogitt WH4000SE que armazena os dados na consola durante +- uma semana. Quando se dá o corte de energia a ligação à internet quebra, logo, não há transmissão de dados. No entanto a consola continua a ter ligação Radio Frequência com a estação meteorológica. Os dados já não são retransmitidos para a weathercloud ou similiares. Podem é ser acedidos pelo programa no computador.

Um abraço.

• Gosto
Reactions: joselamego e lserpa
Boas

Obrigado
LeoFe

Perdem-se. Sem ligação WiFi, os dados dos sensores exteriores não são recebidos.

• Gosto
Olá LeoFe,

Tenho uma Frogitt WH4000SE que armazena os dados na consola durante +- uma semana. Quando se dá o corte de energia a ligação à internet quebra, logo, não há transmissão de dados. No entanto a consola continua a ter ligação Radio Frequência com a estação meteorológica. Os dados já não são retransmitidos para a weathercloud ou similiares. Podem é ser acedidos pelo programa no computador.

Um abraço.
Olá Luis Rafael,

Por acaso já pensei em adquirir essa estação meteorológica de que falas com o propósito de, durante falhas de energia, os dados não se perderem, podendo ser acedidos mais tarde no computador. Confesso que até estava a ficar maravilhado, mas quando vi em alguns manuais que a resolução da precipitação é de 0,3mm fiquei logo descontente. Se comprar, será a WH3000SE. Se faltar energia, posso sempre complementar os dados com os da minha outra estação, que permite recuar 24h no histórico. Por acaso sabes dizer-me se tendo duas estações a operar ao mesmo tempo elas geram interferências nos dados uma da outra?

Abraço!

Olá Luis Rafael,

Por acaso já pensei em adquirir essa estação meteorológica de que falas com o propósito de, durante falhas de energia, os dados não se perderem, podendo ser acedidos mais tarde no computador. Confesso que até estava a ficar maravilhado, mas quando vi em alguns manuais que a resolução da precipitação é de 0,3mm fiquei logo descontente. Se comprar, será a WH3000SE. Se faltar energia, posso sempre complementar os dados com os da minha outra estação, que permite recuar 24h no histórico. Por acaso sabes dizer-me se tendo duas estações a operar ao mesmo tempo elas geram interferências nos dados uma da outra?

Abraço!
Bom dia LeoFe,

Nunca testei. Pelos fóruns podemos encontrar algumas sugestões de como fazer. Deixo aqui o link, pode ser que consigas ou tenhas ideias.

Um abraço.

• Gosto
Perdem-se. Sem ligação WiFi, os dados dos sensores exteriores não são recebidos.

Rectificando o que disse. Os dados dos sensores exteriores são recebidos por RF, mas sem WIFi não seram enviados para lado nenhum. Nem mesmo usado o CumulusMX, que tambem os recebe capturado os pacotes WiFi. Não tendo data logger, creio que na ausência de WiFi os dados serão perdidos.
Uma forma simples de obviar este problema e ter o router e a consola ou o DP1500 apoiados numa pequena UPS.

Olá pessoal.

uma questão.
Alguém aqui têm uma estação meteorológica Froggit HP1000 Se Pro ou similar?

pois, a minha estação anda com um problema no anemometro, de dia funciona tudo muito bem, de noite a história é outra, o anemometro deixa de funcionar.

Já enviei uma série de emails à froggt, mas andam sempre a mandar respostas automáticas com indicações da treta e que eu já as revi 3000x, inclusive troquei as pilhas de alcalinas para lithium.

A minha suspeita é que seja um problema no suercapacitador (bateria interna)... já vasculhei a net à procura de queixas semelhantes e não encontrei nada!

Alguém com algum problema do género, ou alguma solução útil para o corrigir?

Estou em vias de a desventrar todinha... mas nem a procaria de um esquema electrónico a marca fornece

Olá pessoal.

uma questão.
Alguém aqui têm uma estação meteorológica Froggit HP1000 Se Pro ou similar?

pois, a minha estação anda com um problema no anemometro, de dia funciona tudo muito bem, de noite a história é outra, o anemometro deixa de funcionar.

Já enviei uma série de emails à froggt, mas andam sempre a mandar respostas automáticas com indicações da treta e que eu já as revi 3000x, inclusive troquei as pilhas de alcalinas para lithium.

A minha suspeita é que seja um problema no suercapacitador (bateria interna)... já vasculhei a net à procura de queixas semelhantes e não encontrei nada!

Alguém com algum problema do género, ou alguma solução útil para o corrigir?

Estou em vias de a desventrar todinha... mas nem a procaria de um esquema electrónico a marca fornece
Tentarei descobrir através das pessoas que conheço na Ecowitt.

• Gosto
Reactions: lserpa e joselamego