No entanto existem varias versões (desde a 6152 até à 6163). Qual destas devo comprar?
Depende das tuas necessidades, se pretendes sensores UV e solar, e se também pretendes um abrigo com ventilação forçada para permitir um maior arejamento e rapidez de resposta na circulação do ar pelo abrigo.
Há vários modelos da Davis Vantage:
VUE (modelo recente e a mais simples das Vantage, com a vantagem de ser portátil)
---
6152 (versão base Vantage Pro2)
6153 (inclui Fan-Aspirated Radiation Shield [FARS 24h])
6162 (o que o modelo 6152 traz de série + sensor UV + sensor solar)
6163 (o que o modelo 6152 traz de série + FARS 24h + sensor UV + sensor solar)
Se comprares pelo ebay alemão ou americano (este último aparentemente mais barato, mas depois está sujeito a taxas alfandegárias e outros direitos aduaneiros) estes serão os preços, falando por alto
(os preços baixaram):
VUE (cerca de 480 €)
---
6152 (cerca de 550 €)
6153 (cerca de 760 €)
6162 (cerca de 900 €)
6163 (cerca de 1180 €)
Estes preços são muito generalistas e
já estou a incluir as taxas alfandegárias no preço final dos produtos Davis para simplificar aquilo que te quero dizer, claro que podes encontrar um pouco mais barato, mas também encontras muito mais caro, se for preciso.
Em Portugal, para te dar uma ideia, a mais barata fica acima dos 800 € e o modelo 6163 ascende praticamente aos 2000 €, pelo que comprar cá parece não ser muito compensatório.
Como a escola tem servidor próprio com página web, que mais acessórios devo comprar para poder publicar os dados e gráficos na página?
Tenho alguma vantagem em usar um meteohub? ou uso um computador qualquer...?
Se queres a minha opinião e se queres usufruir de todas as potencialidades da Davis, não compres o meteohub, porque te inibe de fazer uma utilização completa de todas as funcionalidades da estação, precisas de comprar o software e ainda o hardware, um mini-servidor, no total, só para pores em funcionamento o meteohub, gastarás 59 € (software) + cerca de 90 € (hardware: mini-servidor).
Atenção: Os preços que referi não incluem o datalogger com o software WeatherLink, que é o que irá permitir a ligação da estação ao computador e à Internet
e é obrigatório para fazer essa transmissão de dados, mesmo que prefiras depois utilizar o meteohub, porque a interface entre a estação e a rede de internet é o WeatherLink.
Este aparelho custa cerca de 150 €, já com os portes e taxas incluídos, que se deverão somar ao preço-base de cada uma das estações.
No final, para dar o exemplo, um modelo que custe 420 € no país onde compras - vindo de fora da União Europeia - irá estar sujeito aos portes (cerca de 50 €) e a 20 % de IVA, a algumas taxas mistério de valor reduzido (cerca de 5 €) e o datalogger também estará sujeito a taxas alfandegárias.
Assim, o modelo 6152 (por alto);
420 € + 50 € + 20 % = 564 € (estação + portes + alfândega)
+ datalogger (cerca de 150 €)
=
~ 710 €
Tudo isto, cálculos feitos de forma muito grosseira e muito por alto, mas penso que dá para ter uma ideia de como as coisas se processam. (Os preços agora andam um pouco mais baixos).
---
Em Portugal, podes comprar material Davis na Gestel, em Linda-a-Velha.
Há também a alternativa de procurares no ebay americano ou alemão, não obstante tudo o que referi atrás.
Há também algumas alternativas dentro da Europa: http://www.ukweathershop.co.uk/acatalog/davis_instruments.html
---
Mas, apesar de os preços não serem propriamente baixos, são estações de excelente qualidade e fiabilidade, pelo que - se quiseres a minha opinião - afirmo com toda a certeza que são estações que valem a pena.
Se tiveres possibilidades financeiras para comprar material Davis, não hesites, pois a sua robustez e durabilidade compensam bastante o dinheiro que se dá por ele.