A pitangueira com 8 anos produziu floração muito cedo (pouca) e não parece que as flores vinguem, inclusivé também muitas folhas meio laranjas e até vermelhas, com crescimento mais lento, em zonas da àrvore..está a ser um ano difícil este. Tenho uma feijõa cheinha de brotos de flor e outra ao lado autopolinizante sem uma para amostra, enfim...a Jujuba está agora a rebentar apenas o que também estou a achar tarde...será tudo isto das condições climatéricas?..Luís, sei que tem muita experiência e peço desculpa atempadamente pelo testamento, gostava que a cerejeira se mantivesse pois estava lindíssima e sem perceber como está meio doente mesmo! Uma boa tarde e obrigado pela sua atenção.
Não sei se me podes ajudar, ou alguem aqui no forum.
Tenho uma pitangueira já há 2 anos no meio da minha relva. Conforme a comprei, assim ficou. Deita 2 folhas e morrem-lhe 3. Resultado, tem só o pau do tronco com uns rebentos de folhas muito pequeninos, que passado pouco tempo murcham e depois volta a deitar mais uns rebentos e voltam a murchar. Um ciclo que se tem mantido sempre. Apesar de estar no meio da relva e ela no verão ser regada diáriamente, pensei que fosse falta de água e deitava quase todos os dias 5 l. água extra, mas nada. O que poderá ser? Clima muito frio?[/QUOTE]
Pois, elas não gostam muito de frio, costumam perder as folhas todas ou quase e voltam a rebentar...por isso coloquei as minhas 2 em vasos para em pleno Inverno as deixar debaixo de um alpendre qualquer. Pode tentar proteger com manta na geada...elas aguentam -6-7Cº, mas geadas levam-lhe as folhas. Atenção que demora mais uns anos pois a planta tem de fazer um meio ciclo de novo, mas vai crescendo e rebentando.
Também me parece muita água, elas gostam de alguma humidade, mas só rego as minhas quase no humido/meio seco..outra coisa que não gostam é de PH elevado, nada de calcário ou cinza..preferem folhas e bocados de madeira, mesmo algum acidificante que se compra dado 1-2 por ano sem exagerar também ajuda, finalmente à que ver se a relva não lhe tira os nutrientes, ou seja se não tem de adubar mais e por exemplo foliar quando tiver folhas. Enfim se fosse ao Sr. gostando de pitangas ou da Árvore em si que também é muito bonita, comprava uma já crescidinha, pois aguenta-se bem melhor..as minhas já tinham 1,20 - 1,50, são mais caras mas vale a pena.
Abraço