Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
Tenho aqui em casa um abacateiro, para aí há 10 anos e nunca frutificou. Tenho também uma nespereira mas que infelizmente está a secar. Dá para plantar com os caroços?

As nespereiras germinam de forma excelente a partir do seu caroço, aliás tinha aqui no meu terreno umas 10 nespereiras todas obtidas a partir do caroço, e agora debaixo das árvores mais adultas até nascem as suas "filhas".
Pelo que tenho ouvido dizer o abacateiro obtido do caroço demora em média uns 7 anos para frutificar, mas também depois depende da polinização, ou seja tem de existir por aí outro abacateiro por perto, porque se não ele não irá dar mesmo frutos.

As nespereiras germinam de forma excelente a partir do seu caroço, aliás tinha aqui no meu terreno umas 10 nespereiras todas obtidas a partir do caroço, e agora debaixo das árvores mais adultas até nascem as suas "filhas".
Pelo que tenho ouvido dizer o abacateiro obtido do caroço demora em média uns 7 anos para frutificar, mas também depois depende da polinização, ou seja tem de existir por aí outro abacateiro por perto, porque se não ele não irá dar mesmo frutos.
Qual a melhor forma para plantar os caroços da nespereira?
Pois, o problema do abacateiro deve ser esse. É que é a única árvore aqui...

Qual a melhor forma para plantar os caroços da nespereira?
Pois, o problema do abacateiro deve ser esse. É que é a única árvore aqui...

Assim que comeres uma nespera, retira o caroço e pode simplesmente colocar num vaso, ou então logo na terra em viveiro, para depois plantares no local desejado.
Pois os abacateiros é mesmo assim, é de polinização cruzada em que é necessário um abacateiro possuir flores femininas e outro com masculinas, isto tudo ao mesmo tempo.
Se morasses aqui perto daria-te umas quantas nespereiras, pois tenho aqui umas 15 já com mais de um palmo de altura.

Boas, tenho uma lichia pequena +/~1.5 m, (já deu flor este ano)e agora começou a brotar novas crescenças, tem cerca de 10 cm, mas acontece que os olhos (dos brotos) secaram em toda a planta. Só os olhos, as crescenças estão viçosas e sem parecença de doença. O que terá acontecido? Terá sido o calor? adubo em excesso? ácaros? fungos? Há que tenha passado por identica experiência e me possa ajudar? Obrg.

Boa noite: Comprei-o na madeira via OLX. mas já não o encontro. Há uma senhora do Algarve que tem algumas plantas, mas não vende.
Se me permite, visto sermos ambos ribatejanos
biggrin.gif
e apreciadores de frutas tropicais, poderíamos tirar algumas dúvidas e trocas de plantas, eventualmente:
Apresento-lhe uma situação: Esta semana apanhei um susto com uma lichie. ela estava na meia sombra a rebentar bem, brotos de 10 cm, num vaso de 50 litros. Mudei-a mais para o sol (ela estava à meia sombra), quando dei por ela tinha a ponta das crescenças secas, só a ponta, por toda a planta secaram os olhos, agora as próprias crescenças estão-se a libertar dos troncos mais velhos. O que acha? Calor nas raizes? bacterias? excesso de transpiração? Obrigado!

Boa noite: Comprei-o na madeira via OLX. mas já não o encontro. Há uma senhora do Algarve que tem algumas plantas, mas não vende.
Se me permite, visto sermos ambos ribatejanos
biggrin.gif
e apreciadores de frutas tropicais, poderíamos tirar algumas dúvidas e trocas de plantas, eventualmente:
Apresento-lhe uma situação: Esta semana apanhei um susto com uma lichie. ela estava na meia sombra a rebentar bem, brotos de 10 cm, num vaso de 50 litros. Mudei-a mais para o sol (ela estava à meia sombra), quando dei por ela tinha a ponta das crescenças secas, só a ponta, por toda a planta secaram os olhos, agora as próprias crescenças estão-se a libertar dos troncos mais velhos. O que acha? Calor nas raizes? bacterias? excesso de transpiração? Obrigado!
Foi uma mudança brusca. Volte a por no sítio anterior. Como os brotos novos são sensíveis devem ter estranhado. Pela minha experiência as lichias gostam de rega abundante nestes dias quentes. Já agora o que tem? Está plantado ou ainda em vaso? ;)

Foi uma mudança brusca. Volte a por no sítio anterior. Como os brotos novos são sensíveis devem ter estranhado. Pela minha experiência as lichias gostam de rega abundante nestes dias quentes. Já agora o que tem? Está plantado ou ainda em vaso? ;)
Obrigado pela dica! Quanto à minha colecção, é pequena, comecei há 2/3 anos, tenho cerca de 85 espécies tropicais diferentes e tinha a esperança de lhe adquirir algumas.
Depois da geada do ano passado, decidi só colocar na terra quando a árvore estiver feita, por isso estou a utilizar 4 estágios: vaso 5l; vaso 20l; vaso 50l e terra.
Estava interessado em encontrar alguma destas espécies, poderá me vender algumas?
pitangatuba, laranjilla, fruta che, grumixama amarela, guamirim, pitanga amarela...

podemos falar melhor no Face :https://www.facebook.com/amor.pita.3

Cumps.

Obrigado pela dica! Quanto à minha colecção, é pequena, comecei há 2/3 anos, tenho cerca de 85 espécies tropicais diferentes e tinha a esperança de lhe adquirir algumas.
Depois da geada do ano passado, decidi só colocar na terra quando a árvore estiver feita, por isso estou a utilizar 4 estágios: vaso 5l; vaso 20l; vaso 50l e terra.
Estava interessado em encontrar alguma destas espécies, poderá me vender algumas?
pitangatuba, laranjilla, fruta che, grumixama amarela, guamirim, pitanga amarela...

podemos falar melhor no Face :https://www.facebook.com/amor.pita.3

Cumps.
Olá! Não tenho face. Podemos falar aqui por PM. Não tenho nada para trocar por enquanto... nem sementes. Mas já existem hortos cá que vendem estas espécies raras.
https://www.facebook.com/SitioDasFrutasRaras
http://viveirodolima.blogspot.pt/

Qualquer coisa disponha. :thumbsup:

Os meus pais já tiveram lichia e aquilo parecia uma praga de tanto que cresceu e rebentou. Os canitos na altura comiam diretamente da planta, sobravam as mais altas.
Agora têm um abacateiro, apenas um, que estava repleto de rebentos. Alguns caíram com as chuvadas e ventos que se fizeram sentir mas contamos ter uns quantos para fazer umas mousse de abacate. Quando lá for tiro foto.

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

Não é tropical mas bem que podia ser. O nosso país precisa de descobrir o Paw Paw (Asimina Triloba)... não é a Papaia!
Esta árvore é da família das anonas só que precisa de frio, quanto mais melhor. Por isso todo o norte e centro tem grandes possibilidades para esta cultura. Outra característica é que gosta de bastante água. No seu habitat natural nos Estados Unidos gosta de crescer à beira dos rios. É nutricionalmente riquíssima e considerada a fruta mais anti-cancerígena que existe, mais que a graviola! Um se não é que é bastante perecível, mas a sua polpa pode ser vendida congelada ou ser processada em doces, biscoitos, bolos, gelados, ou bebidas alcoólicas. Até já fazem cerveja de paw paw! As folhas e casca da planta podem ser usadas para fazer pesticidas naturais... enfim é puxar pela imaginação! :w00t:

paw-paw-main.jpg

pawpaw-fruit-photo-courtesy-Englands-Orchard-Sand-Gap-KY.jpg

Não é tropical mas bem que podia ser. O nosso país precisa de descobrir o Paw Paw (Asimina Triloba)... não é a Papaia!
Esta árvore é da família das anonas só que precisa de frio, quanto mais melhor. Por isso todo o norte e centro tem grandes possibilidades para esta cultura. Outra característica é que gosta de bastante água. No seu habitat natural nos Estados Unidos gosta de crescer à beira dos rios. É nutricionalmente riquíssima e considerada a fruta mais anti-cancerígena que existe, mais que a graviola! Um se não é que é bastante perecível, mas a sua polpa pode ser vendida congelada ou ser processada em doces, biscoitos, bolos, gelados, ou bebidas alcoólicas. Até já fazem cerveja de paw paw! As folhas e casca da planta podem ser usadas para fazer pesticidas naturais... enfim é puxar pela imaginação! :w00t:

paw-paw-main.jpg

pawpaw-fruit-photo-courtesy-Englands-Orchard-Sand-Gap-KY.jpg
Esqueci-me de referir um factor importante, o sabor... é referido como um mix entre manga + banana + papaia! :D