Pelo que parece está a ser um bom ano para os abacates até no Norte (aqui em Sintra se calhar também, porque o único abacateiro que me lembro de ter visto este ano (também não tenho andado a reparar muito), estava com abacates bem grandes).
Infelizmente não tenho tomado nota da frequência com que os abacateiros dão abacates em Portugal continental... Decerto, deve haver alguma variação de Sul para Norte, do litoral para o interior, etc... Se calhar é até mais frequente do que eu penso, mas não não tenho dados sobre isso.
Mas é sem dúvida, uma fruta com um valor nutritivo extraordinário, e mesmo que se colham verdes, amadurecem facilmente e logo ficam aptos para consumo.
Além de serem bons para saladas, sobremesas, também servem para acompanhar peixe ou carne e até podem ser usados para fazer batidos e mousses...
Foto tirada hoje do abacateiro dos meus pais.
Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
Aqui o frio record que tivemos este inverno matou todos os abacateiros que conhecia, excepto os que já eram muito grandes ou os que estavam protegidos. Dos meus 3 só sobreviveu 1, o de variedade bacon. -6.5C foi demais!Pelo que parece está a ser um bom ano para os abacates até no Norte (aqui em Sintra se calhar também, porque o único abacateiro que me lembro de ter visto este ano (também não tenho andado a reparar muito), estava com abacates bem grandes).
Infelizmente não tenho tomado nota da frequência com que os abacateiros dão abacates em Portugal continental... Decerto, deve haver alguma variação de Sul para Norte, do litoral para o interior, etc... Se calhar é até mais frequente do que eu penso, mas não não tenho dados sobre isso.
Mas é sem dúvida, uma fruta com um valor nutritivo extraordinário, e mesmo que se colham verdes, amadurecem facilmente e logo ficam aptos para consumo.
Além de serem bons para saladas, sobremesas, também servem para acompanhar peixe ou carne e até podem ser usados para fazer batidos e mousses...
Aqui o frio record que tivemos este inverno matou todos os abacateiros que conhecia, excepto os que já eram muito grandes ou os que estavam protegidos. Dos meus 3 só sobreviveu 1, o de variedade bacon. -6.5C foi demais!
Aqui foi um verdadeiro genocídio de abacateiros, mesmo grandes árvores!Foi bem verdade o Inverno passado, fez mesmo muito frio, eu registei aqui -7ºC, e tinha plantado aqui um abacateiro á cerca de 1 ano, e ficou tod queimado até á raiz, e estava ele protegido, a melhor solução que arranjei, foi substitui-lo por uma nespereira, pois assim já tenho a certeza que ela se aguente com o frio.
Duvido muito, as bananeiras dão-se bem em climas tropicais, o que não é o caso do clima português, talvez só mesmo em estufas.Será que as bananeiras dão bananas na zona de Sintra ? Adorava plantar algumas mas disseram-me que em Lisboa as bananas não chegam a amadurecer...
Eu acho que vale a pena mesmo pela planta. Eu acho-as lindas! Se chegarem a dar tanto melhor! Eu tenho estas variedades: Lacatan, Rajapuri, Williams, 2 Dwarf Brazilian, Dwarf Orinoco, Cardaba, Blue Java, Goldfinger, Pisang Ceylon, Madeira Primitive (Robusta), Praying Hands, Hua Moa, Dwarf Namwah, Siam Ruby, Super Dwarf Cavendish.Será que as bananeiras dão bananas na zona de Sintra ? Adorava plantar algumas mas disseram-me que em Lisboa as bananas não chegam a amadurecer...
Depende das variedades. A variedade orinoco dá de certeza. Já vi várias bananeiras dessas com cacho na zona da Marinha Grande. Se estiveres numa zona mais fria podes tentar variedades mais frias como a orinoco, monthan ou blue java.Duvido muito, as bananeiras dão-se bem em climas tropicais, o que não é o caso do clima português, talvez só mesmo em estufas.
Tinha colocado um post no tópico sobre agricultura porque nao tinha visto este tópico, queria perguntar se alguém já plantou figueiras da índia e se tem tido sucesso, no seu crescimento de cladódios ou já mesmo do figo da índia. Eu plantei as minhas em março deste ano e tem crescido bem os cladódios. E sobre um "parente" próximo que é a pitaya já alguém plantou, eu tenho acompanhado um grupo que existe sobre o assunto no facebook.
Semeei á cerca de um mês e meio dois caroços de abacates e já tem mais de um palmo de altura, já vou transplantá-los para um vaso maior esta semana, ms disseram-me que de caroço demora cerca de 10 anos a produzir abacates, ao contrários dos enxertados que demora menos anos a produzir. Como uma árvore que nao é originária do nosso país, pergunto como será que o abacateiro reage aos extremos de calor e de geadas fortes durante o inverno.
Eh...fui eu que iniciei este tópico em 2009, já lá vão uns anitos! hehe
Bom, já agora faço um ponto da situação no meu jardim...comecei entre 2007 e 2012 a experimentar algumas plantas tropicais num jardim que tenho numa casa na Lagoa de Santo André..nessa altura informei-me bastante com o nosso colega do fórum, o Belem.
Era puto e a cena nunca correu muito bem...eram mais experiências a ver se resultavam, tentei coqueiros, tentei algumas plantas por estaquia e outras houve que comprei mas não davam porque eu passava menos tempo lá e faltava-lhes a água no Verão e outras vezes quando se iam aguentando por vezes ocorriam geadas e sem grandes cuidados as plantas acabavam por morrer.
Bom, agora que tenho mais tempo para estar por lá, desde há uns 3 anos que tenho tomado melhor conta do jardim e o ano passado investi em umas quantas árvores e plantas tropicais, agora que tenho a certeza que consigo tratar delas.
Tenho Monstera Deliciosa, Pitanga, Lichia, Banana da Madeira, Gengibre, Goiaba, Abacate, Lima, Cana de Açucar, Carissa Macrocarpa, Physalis e vou plantar uma Mangueira de semente já que ouvi que as Mangueiras enxertadas costumam dar-se pior, embora as "bravas" demorem vários anos a dar fruto.
Devo dizer que todas as plantas sobreviveram ao Inverno, em boas condições...tive uma geada com mínima de -1,0ºC ( a mais baixa que alguma vez registei lá no bairro em mais de 10 anos ) e houve danos em folhas mas nada de grave.
As condições climáticas do arco litoral Troia-Sines são bastante razoáveis, as plantas tropicais teem cerca de 8 meses de período de crescimento á vontade, e os invernos só são mais complicados nos vales e várzeas, sendo que em pontos onde não há acumulação de ar frio as noites são amenas e os dias até suficientemente quentes para permitir alguma atividade vegetativa mesmo nos meses mais frios.
Por experiência tenho reparado que as plantas tropicais começam a desenvolver-se a partir do momento em que as temperaturas médias diárias atingem os 13 a 16ºC, e o desenvolvimento torna-se pleno acima dos 18ºC, sendo que por essa altura ( geralmente de Maio a Outubro ) é precisa muita rega.
Depende das variedades. A variedade orinoco dá de certeza. Já vi várias bananeiras dessas com cacho na zona da Marinha Grande. Se estiveres numa zona mais fria podes tentar variedades mais frias como a orinoco, monthan ou blue java.