Furacão Gaston

Esta saída das 18UTC foi mesmo a facada que faltava!! É que resume o sistema tropical a rigorosamente nada para o grupo central!
4cfb29c9393cd45fc014309027caaeae.jpg

2e29bf825663208542a563393ff5c897.jpg


Edit: nota-se um pequeno cisalhamento ao se aproximar do grupo ocidental gerando alguma perturbação na circulação, havendo um pique na velocidade do vento +64nos
 
Haverá um surgimento de uma perturbação da pressão atmosférica, a qual irá aumentar a velocidade do vento, causa do distúrbio?! Não sei!
8cf4b5b8f3cb9496d1b245ee5b46b95f.jpg


Precipitação prevista possível.
10fc4ae07ff4898dcb2788ebb05c7127.jpg
01496553f43e3d41d65d1c75ee3c6c85.jpg
 
HURRICANE GASTON DISCUSSION NUMBER 39
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL072016
500 AM AST THU SEP 01 2016

Gaston has weakened a little overnight. The cloud pattern has lost
some organization with the convection more asymmetric and not quite
as deep as it was several hours ago. The Dvorak CI-numbers have
decreased to 4.5/77 kt from both TAFB and SAB, and the initial wind
speed is lowered to 80 kt based on that data. Gaston is expected to
cross the 26 deg C isotherm later today while it remains in an
environment of moderate southwesterly shear. These conditions
should cause steady weakening, and Gaston will likely fall below
hurricane strength by tonight. Continued weakening is forecast
when the cyclone moves near the Azores on Friday. The NHC intensity
forecast is in best agreement with the intensity model consensus.

The hurricane is moving quickly east-northeastward about 17 kt. This
general motion is expected to continue during the next day while
Gaston remains embedded in the mid-latitude westerlies. A decrease
in forward speed is predicted after that time due to the approach of
a large extratropical low. Gaston will likely be absorbed by the
extratropical low in about 3 days. The NHC track forecast lies near
the middle of the tightly-packed models.

Based on the current forecast, the Azores Meteorological Service has
issued a Tropical Storm Warning for the western-most islands of
Flores and Corvo.

FORECAST POSITIONS AND MAX WINDS

INIT 01/0900Z 36.8N 43.3W 80 KT 90 MPH
12H 01/1800Z 37.9N 39.9W 70 KT 80 MPH
24H 02/0600Z 38.7N 35.4W 60 KT 70 MPH
36H 02/1800Z 39.2N 31.8W 50 KT 60 MPH
48H 03/0600Z 40.0N 29.0W 40 KT 45 MPH
72H 04/0600Z...DISSIPATED

$$
Forecaster Cangialosi



hrNS0So.gif
 
Por ser montanhosa é que a água terá um melhor escoamento.

Por ser montanhosa é que terá mais precipitação!
Além de que o melhor escoamento é relativo, pois pode escoar bem de mais levando tudo à frente...;)
 
Por ser montanhosa é que terá mais precipitação!
Além de que o melhor escoamento é relativo, pois pode escoar bem de mais levando tudo à frente...

Exacto, podem eventualmente ocorrer enxurradas ou deslizamentos de terras se se verificar precipitação excessiva e concentrada.

Esperemos que tudo corra pelo melhor e que no fim não seja mais do que um dia de mau tempo "normal" a que os Açorianos já estão bem habituados :thumbsup:
 
lkKMKSx.gif


O ar seco (e o cisalhamento) faz grande mossa. O flanco sul da tempestade está a ficar bastante exposto dependendo, claro, de como se vê as coisas:

KKrLcPp.gif


Tecnicamente o olho ainda parece existir mas sobrevive com grande esforço:

BDLNBrP.gif


e7Qpa2j.gif


Novamente, continuo a achar que aquando da chegada da tempestade, a convecção/precipitação estará tendencialmente limitada a uma área muito reduzida (menor ainda do que agora). Tanto poderá atingir alguma ilha como ficar ao largo (que é bem provável).

OjH7Bpe.gif


O grande problema da convecção profunda é mesmo a velocidade da tempestade e a quantidade de água precipitável. Não é uma situação despreocupante mas parece-me que está longe de uma situação catastrófica (1 inch = 25.4 mms). As Flores e o Corvo são ilhas, em geral, pouco povoadas e é onde chove mais no arquipélago.

HAZARDS AFFECTING LAND
----------------------
WIND: Tropical storm conditions are expected in the western Azores
on Friday and in the central Azores Friday night.

RAINFALL: Gaston is expected to produce total rain accumulations
of 1 to 3 inches, primarily over the western Azores, through the
weekend.


Decerto não será a tempestade que alguns esperariam que fosse. Como já experienciei alguns furacões de fraca intensidade honestamente afirmo a experiência não é por aí além pois pode-se ficar mais preocupado com os eventuais danos do que com a 'experiência meteorológica' (que no fim do dia é bastante monótona -> vento e chuva incessante). Caçar tornados e supercélulas parece-me mais interessante até porque, e é preciso escrever a verdade, geralmente são os outros que sofrem com os danos.
 
Última edição:
lkKMKSx.gif


O ar seco (e o cisalhamento) faz grande mossa. O flanco sul da tempestade está a ficar bastante exposto dependendo, claro, de como se vê as coisas:

KKrLcPp.gif


Tecnicamente o olho ainda parece existir mas sobrevive com grande esforço:

BDLNBrP.gif


A área com precipitação mais severa tenderá a encolher cada vez mais. O SAF (e o MPE) mostra uma área ainda bastante significativa:

e7Qpa2j.gif


Novamente, continuo a achar que aquando da chegada da tempestade, a convecção/precipitação estará tendencialmente limitada a uma área muito reduzida (menor ainda do que agora). Tanto poderá atingir alguma ilha como ficar ao largo (que é bem provável). O grande problema da convecção profunda é mesmo a velocidade da tempestade e a quantidade de água precipitável. Não é uma situação despreocupante mas parece-me que está longe de uma situação catastrófica (1 inch = 25.4 mms). As Flores e o Corvo são ilhas, em geral, pouco povoadas e é onde chove mais no arquipélago.




Decerto não será a tempestade que alguns esperariam que fosse. Como já experienciei alguns furacões de fraca intensidade honestamente afirmo a experiência não é por aí além pois pode-se ficar mais preocupado com os eventuais danos do que com a meteorologia que no fim do dia é bastante monótona (vento e chuva incessante). Caçar tornados e supercélulas parece-me mais interessante pois, e é preciso escrever a verdade, geralmente são os outros que sofrem com os danos.
Partilho da mesma opinião, e suspeito que a chuva no grupo central será limitada à orografia na sua grande maioria. Já vimos isto no Alex...
 
No portal do IPMA não estão disponíveis as cartas do AROME. Vou especular que o IPMA retirou-as para ninguém ver os cenários apocalíticos que aquele modelo costuma sugerir :D

Já o WRF é totalmente inútil neste evento:

KPcfvjXl.png
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa
Pelo HWRF das 12 UTC prevê precipitação para o grupo ocidental superior a 50mm, o NHC avança precipitação de 1 a 3 polegadas, valor muito abrangente, 25 a 75mm.
Para o grupo central, tal como já tinha referido num comentário anterior, a precipitação mais vistosa, será provocada pela orografia, a qual poderá ser localmente forte.
b5ba242f18a2b98b998a65595178e1af.jpg

19d97ea7b1d5e200ce0a0486719e6fb9.jpg


Vou acreditar que a próxima run vá voltar a tirar precipitação, pois é o que tem vido a acontecer com este modelo desde ontem.
 
A Marinha e a NOAA estão com horários diferentes.

jgL3qoY.png


De qualquer das formas, 55 nós dá algo como +-101 km/h mas pode e deve ser um pouco superior. O AROME continua indisponível. Como cidadão português e ilhéu sinto-me novamente insultado pela descarada limitação no acesso à informação :buh:

Tenho a certeza absoluta que as agências noticiosas farão o possível e mais alguma coisa para captarem imagens de repórteres e transeuntes a serem violentamente agredidos pelo vento. Quem sabe? Até podem oferecer uma gorjeta em troca de figuras tristes :lol:





A direção da ondulação até deverá ser minimamente favorável especialmente no caso das Flores já que os principais agrupamentos populacionais estão no este e sudeste da ilha. No caso do Corvo, o caso é diferente mas realisticamente a povoação está muito exposta à ondulação dominante e como consequência habituada. Já o GC deverá escapar às ondas mais severas (6 metros é significativo mas realisticamente podia ser pior).

YPv1mdZ.png


Para a malta cheia de curiosidade, e a meu ver, a melhor câmara do Spotazores será certamente a do Corvo já que está apontada para sul/sudoeste. No GC as melhores câmaras serão certamente as do Pico sendo imediatamente seguidas pelas de S. Jorge. Em geral, as câmaras não são grande coisa para acompanhar fenómenos meteorológicos extensos porque têm o seu campo de visão bastante limitado (são mais úteis em acompanhar os efeitos da meteorologia nas pequenas povoações). Mas é isso ou nada. Como tal, não se pode queixar do 'isso'.
 
Última edição:
3GbB3FF.gif


qyivI3ol.png


rmLz4p1.jpg




Hurricane-force winds extend outward up to 80 miles (130 km), mainly to the south and east of the center. Tropical-storm-force winds extend outward up to 185 miles (295 km).

The estimated minimum central pressure is 984 mb (29.06 inches).

HAZARDS AFFECTING LAND
----------------------
WIND: Tropical storm conditions are expected in the western Azores on Friday and in the central Azores Friday night.

RAINFALL: Gaston is expected to produce total rain accumulations of 1 to 3 inches, primarily over the western Azores, through the weekend.
 
Última edição: