"O Furacão Gaston, atualmente com a categoria 3 numa escala de 1 (menos grave) a 5 (mais grave), com ventos da ordem dos 180 km/h, está a Leste das Bermudas e deverá fazer uma rota para Nordeste, atingindo os Açores no próximo sábado já como tempestade tropical.
Em declarações ao Açoriano Oriental, o delegado nos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Diamantino Henriques, afirmou queo Furacão Gaston deverá atingir os Açores na madrugada de sábado já enfraquecido, ou seja, na categoria de tempestade tropical, afetando sobretudo os Grupos Ocidental e Central do arquipélago. Pelas previsões atuais, não se prevê que o Gaston afete de forma relevante o estado do tempo nas ilhas de São Miguel e Santa Maria.
Na quinta-feira, o IPMA deverá emitir um alerta de mau tempo para os Açores, já com um maior grau de certeza sobre a passagem do Gaston e os seus efeitos no arquipélago.
O Gaston é o sétimo furação a formar-se no Atlântico neste ano de 2016. O primeiro furacão a formar-se foi o Alex, que atingiu os Açores em janeiro e foi um fenómeno muito raro, que já não acontecia há quase 40 anos, uma vez que os furacões em janeiro são muito raros, sendo a sua época normal de formação entre os meses de junho e novembro. * " in Açoriano Oriental
Esta foi uma declaração do responsável pela Delegação Regional do IPMA. Houve, de facto, uma declaração acerca do fenómeno, por parte do IPMA, indiretamente. Só lamento o facto de estes ventos estarem previstos já para o dia 2, ou seja, depois de amanhã, e ainda não ter havido uma nota informativa diretamente por parte deste instituto. Mais ou menos fraco, com mais ou menos certezas, era para bem dos açorianos que houvesse alguma informação oficial. Se houver algumas medidas de precaução para implementar, não é na véspera da parte da tarde que se deve fazê-lo. Enfim...