Grande Furacão IKE (Atlântico 2008 #09)

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Para variar e em vez de imagens da sua "fúria", encontrei estas imagens fantásticas da NASA. O Ike visto do espaço, simplesmente impressionante. Em vez de as colocar aqui vejam por vocês mesmos no link em baixo. ;)

http://www.nasa.gov/mission_pages/station/multimedia/hurr_ike091008.html

Imagens espectaculares sem dúvida. Já vi muitas fotografias de furacões tiradas em orbita mas achei particularmente interessante esta aqui devido à projecção da sombra.

ikeeb1.jpg


A imagem mostra as nuvens altas do outflow do furacão e fica a curiosidade para quem não saiba que elas giram no sentido anticiclónico ao contrário do inflow composto pelo ar que entra no sistema e pelas bandas convectivas/feeder bands que giram obviamente no sentido ciclónico. Pode parecer bizarro para quem não saiba, mas no topo de um ciclone saudável e potente forma-se um anticiclone, é toda essa estrutura complexa, simultâneamente frágil devido à dificil conjugação de factores necessária para os gerar, mas destruidores quando por fim tudo se conjuga, que que faz dos ciclones tropicais fenómenos fascinantes..
 
Milhares de habitantes fogem de Houston antes da chegada do furacão Ike

A cidade de Houston, no Texas (sul dos EUA) se preparava nesta quinta-feira, com a retirada de centenas de milhares de habitantes, para a chegada, prevista para a noite de sexta-feira, do furacão Ike, que já devastou o Caribe. Estradas e pontes estavam completamente engarrafados por dezenas de milhares de veículos na tarde desta quinta-feira. As autoridades do condado de Harris, onde fica a maior parte da metrópole texana, anunciaram ter iniciado às 10H00 locais (14H00 de Brasília) o processo de evacuação, começando pelas pessoas mais vulneráveis, como idosos, doentes e deficientes físicos. Antecipando centenas de milhares de veículos nas estradas, as autoridades previram regular o tráfego nas rodovias instalando desvios e postos de gasolina temporários nos principais eixos viários.
Depois de ter provocado mais de cem mortos no Caribe, o Ike estava nesta quinta-feira passando pelo Golfo do México, a cerca de 760 km de Galveston, a cidade costeira mais próxima de Houston, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami. O furacão deve tocar a costa um pouco ao sul de Galveston no fim da tarde de sexta-feira, segundo o NHC.
A cidade de Houston tem 2,2 milhões de habitantes, mas a aglomeração tem 5,6 milhões. Ela abriga, entre outros edifícios, o Centro de controle da Nasa, que fechou suas portas nesta quinta-feira e não deve reiniciar suas atividades antes que o furacão tenha se afastado. Enquanto isso, equipes de apoio em Austin (Texas) e Huntsville (Alabama, sul dos EUA) estarão garantindo o controle dos vôos, destacou a Nasa em comunicado.
O furacão, de categoria 2 na escala Saffir-Simpson (que tem cinco níveis) e com ventos de até 160 km/h, ainda pode ganhar força e subir para a categoria 3 ao passar pelas águas quentes do Golfo do México. "Não esperávamos que ele fosse chegar tão perto de nós", declarou Joe Steinbaker, responsável pela comunicação do condado de Harris, advertindo que o furacão pode provocar um aumento repentino do nível do mar na bahia de Galveston, com ondas de até cinco metros. "Isso pode ser catastrófico para alguns moradores. Queremos que essas pessoas deixem suas casas", frisou.
Entretanto, várias pessoas, como a moradora de Galveston Leslie LeGrande, relutam em obedecer à ordem de evacuação. "Só sairemos daqui se a situação piorar muito", avisou. Celia Padnos, vizinha de Leslie, acredita na possibilidade de o Ike desviar de sua trajetória na última hora. Antes da passagem do Rita, em 2005, ela abandonou sua casa, e o furacão acabou passando por outro lugar. "Odeio dirigir, e demorei 14 horas para chegar a Austin", a apenas quatro horas de distância de Galveston em tempo normal, "por causa dos engarrafamos", comentou.
A produção de petróleo e gás no Golfo do México foi interrompida por causa do furacão, mesmo se "as projeções atuais mostram que o Ike poupará a maior parte das instalações petrolíferas" da região, anunciou nesta quinta-feira o Departamento americano da Energia (DoE). "Mais de 95% da produção de petróleo do Golfo do México, que se eleva a 1,3 milhão de barris por dia, e 73% da produção de gás natural, que chega a 210 milhões de metros cúbicos por dia, foram interrompidas", destacou o DoE em comunicado.
As autoridades do porto petroleiro de Corpus Christi, muito mais ao sul, relutavam nesta quinta-feira em ordenar uma evacuação. "Temos uma enorme presença industrial de produção de petróleo e gás", justificou Kim Womack, uma porta-voz da cidade. "Não queremos emitir uma ordem de evacuação, para não interromper todas as operações", acrescentou.
O presidente George W. Bush decretou estado de emergência no Texas, para permitir o envio à região de uma ajuda federal.

AFP
 
Gerofil, pois a avaliar por esse testemunho percebe-se que há sempre pessoas que não querem sair. Estas coisas são lixadas. Muitas vezes depois até não se justificou a evacuação (felizmente) e as pessoas ainda ficam chateadas ou até gozam com as previsões, é o normal, afinal cá também vemos isso constantemente, em mais pequena escala obviamente.

Para terem uma ideia da violência das palavras usadas num alerta do NWS (o IM dos EUA) vejam por exemplo este aviso. Qualquer um de nós ficaria aterrorizado ao ler isto e obviamente iria embora se morasse numa das zonas costeiras onde foi decretada a evacuação, mas há sempre alguns mais teimosos que ficam e depois se houver desgraça provavelmente até são os que mais criticam as entidades. Se sobreviverem claro.


GULF-FACING COASTAL AREAS FROM MATAGORDA TO HIGH ISLAND INCLUDING GALVESTON ISLAND...12 TO 16 FEET

LIFE THREATENING INUNDATION LIKELY!

ALL NEIGHBORHOODS...AND POSSIBLY ENTIRE COASTAL COMMUNITIES...
WILL BE INUNDATED DURING HIGH TIDE. PERSONS NOT HEEDING EVACUATION
ORDERS IN SINGLE FAMILY ONE OR TWO STORY HOMES WILL FACE CERTAIN
DEATH
. MANY RESIDENCES OF AVERAGE CONSTRUCTION DIRECTLY ON THE
COAST WILL BE DESTROYED.
WIDESPREAD AND DEVASTATING PERSONAL
PROPERTY DAMAGE IS LIKELY ELSEWHERE. VEHICLES LEFT BEHIND WILL
LIKELY BE SWEPT AWAY. NUMEROUS ROADS WILL BE SWAMPED...SOME MAY BE
WASHED AWAY BY THE WATER. ENTIRE FLOOD PRONE COASTAL COMMUNITIES
WILL BE CUTOFF. WATER LEVELS MAY EXCEED 9 FEET FOR MORE THAN A
MILE INLAND. COASTAL RESIDENTS IN MULTI-STORY FACILITIES RISK
BEING CUTOFF. CONDITIONS WILL BE WORSENED BY BATTERING WAVES. SUCH
WAVES WILL EXACERBATE PROPERTY DAMAGE...WITH MASSIVE DESTRUCTION
OF HOMES...INCLUDING THOSE OF BLOCK CONSTRUCTION. DAMAGE FROM
BEACH EROSION COULD TAKE YEARS TO REPAIR.
 
Localizei Matagorda no Texas, mas sobre High Island apenas obtive uma referência que se situa (como é óbvio) mais a norte. Isto para ter uma noção da área a que se referiam no aviso.

Reparei entretanto que Galveston situa-se na costa mesmo em frente a Houston, sendo que a grande cidade Texana situa-se a aproximadamente (pelo que me pareceu) apenas a +- 80 km da costa. Entretanto encontrei este mapa com as zonas de evacuação:

evacuationut0.jpg


Com a pouca sensibilidade que tenho ainda sobre o assunto e comparando a zona de evacuação assinalada no mapa, com as zonas a vermelho do "Hurricane warning" do NHC Track Map, pensava que a área de evacuação seria maior, dada a dimensão do Ike.

E as áreas a norte e a sul sob o aviso de Hurricanne Warning? O efeitos que aí se irão sentir não justificam a evacuação?
 
Localizei Matagorda no Texas, mas sobre High Island apenas obtive uma referência que se situa (como é óbvio) mais a norte. Isto para ter uma noção da área a que se referiam no aviso.

Reparei entretanto que Galveston situa-se na costa mesmo em frente a Houston, sendo que a grande cidade Texana situa-se a aproximadamente (pelo que me pareceu) apenas a +- 80 km da costa. Entretanto encontrei este mapa com as zonas de evacuação:

Com a pouca sensibilidade que tenho ainda sobre o assunto e comparando a zona de evacuação assinalada no mapa, com as zonas a vermelho do "Hurricane warning" do NHC Track Map, pensava que a área de evacuação seria maior, dada a dimensão do Ike.

E as áreas a norte e a sul sob o aviso de Hurricanne Warning? O efeitos que aí se irão sentir não justificam a evacuação?


O aviso em questão era do NWS de Houston e refere-se calhar às zonas que vão ser mais afectadas pela maré de tempestade (storm surge) que pode chegar aos 5/6 metros não esquecendo a ondulação. Mas a evacuação mandatária foi dada em vários counties, total ou parcialmente, que serão afectados pela maré, Galveston, Jefferson, Matagorda, Harris, Orange, etc, tal como a zona mais sudoeste da Lousiana.

Além da mandatária em muitos outros vigora a voluntária, ou seja, comércio e serviços, escolas, etc, foram já ontem encerradas para as pessoas poderem ir embora. Também há muitas zonas mais para o interior onde as pessoas foram recomendadas a ficar.

Os efeitos da maré já se fazem sentir, não só na zona mais próxima mas mesmo a locais a centenas de quilómetros nas costas do golfo.
 
Boas
Encontrei estes sites que estou a gostar para acompanhar o Ike!

Andei a ver se encontrava webcams na costa do Texas para acompanhar a chegada do Ike. Nesses links há algumas, mas parecem-me paradas. :huh: Aliás como a maior parte das publicitadas "live webcams" em muitos sites da referida zona. Outras ainda funcionam através de "frames"...

Se alguém encontrar "live webcams" dignas desse nome, que faça o favor de as partilhar. ;)
 
O IKE mantém-se como categoria 2 e sem evolução em relação à realidade de ontem, um furacão muito atípico com um campo de ventos muito alargado e sem ventos junto ao centro que correspondam à sua pressão.


rb-l-4.jpg


A pressão mínima actual é de 953mb, durante o dia de hoje espera-se que o IKE vá aumentando um pouco de intensidade (o que de facto já está a acontecer) podendo chegar a categoria 3 antes de tocar em terra.

Não obstante a invulgar configuração que apresenta a nível de ventos, a maré da tempestade será equivalente a um furacão de categoria superior, podendo nalguns locais chegar aos 5/6 metros.


O landfall será amanhã de manhã, talvez pelas 8/9 horas de Portugal.

landfall.gif
 
Para quem estiver interessado em seguir o IKE com atenção, preparámos a Ike TV, uma secção no MeteoPT onde podem ver em simultâneo diversos canais locais de televisão que estão a fazer uma cobertura contínua.

Link Ike TV:
http://www.meteopt.com/forum/ike



(Podem desligar o audio individualmente de cada um e ouvir só que desejarem)
 
Incrivel não esperava já ver tantas ruas alagadas e ainda nem chegou a chuva do furacão :surprise: categoria 3 quando tocar terra não é brincadeira!
 
Grande iniciativa esta do IKE tv! :thumbsup:

De facto a situação não está para brincadeiras e apesar dos anúncios alarmistas à típica maneira americana, o provérbio "mais vale prevenir que remediar" aplica-se aqui de forma absoluta!

(Não sei porquê gosto de ter as 4 tv's com som em simultâneo... dá aquela sensação caótica de "breaking news" à Americana e parece que estamos num cenário psicadélico de informação :D ... é o meu lado mais :wacko: a falar! )
 
Sem dúvida grande ideia a da Ike Tv. :thumbsup:

Embora sendo um pouco pequenas as Tvs (não é uma queixa :p), sempre podemos fazer um acompanhamento das 4, ver o que nos interessa mais, e fazer a ligação ao respectivo canal para acompanhar melhor a situação.

Quanto ao Ike estou curioso em ver como se irá processar o seu landfall...só espero que independentemente dos estragos que vier a causar, não custe muitas vidas humanas.