re: Novidades no site do IPMA
http://www.meteo.pt/pt/otempo/radar/ O IM começou a dar precipitação de 10 em 10 mins também!
Isso já era esperado.
Relembro que já há algum tempo o IM começou a dar esse tipo de informação (
desde o passado dia 7 de Janeiro que o nosso Admin Vince, o anunciou), mas apenas quando escolhíamos algum dos radares individualmente! Agora é a mesma coisa, mas no chamado "Mosaico de Radares" (resultante combinação dos dois radares actualmente em funcionamento em Portugal Continental, o de Coruche e o de Loulé)
Acho que ainda não foi referido por ninguém, mas outra novidade prende-se com a vertente agrometeorológica.
O site apresenta agora na área de agrometeorologia do seu sítio na Internet, a cartografia diária e mensal de vários elementos agrometeorológicos relevantes para as actividades agrícolas, assim como produtos específicos para os sectores da fruticultura e da viticultura.
Temos agora disponível
diariamente:
- Evapotranspiração
- Temperatura mínima do ar
- Temperatura média do ar
- Temperatura máxima do ar
- Amplitude Térmica Diária
- Temperatura média do solo a 5 cm
Pode parecer algo sem muita importância, mas é apenas isso, aparência!
Realmente, o Instituto de Meteorologia tem feito um trabalho louvável e de inegável avanço!
Isto agora é novidades e inovações a cada semana que passa!
Os meus mais sinceros parabéns perante o trabalho inegável de tantas pessoas lá dentro, em prol de todos nós!
Não sei o que mudou lá dentro, talvez estejam a aproveitar que agora os políticos andam mais apagados e por esse motivo interferem menos com a suas ideias retrogradas!