Previsão de longo prazo - Introdução
O Instituto de Meteorologia, I.P. elabora previsões do estado do tempo a diferentes escalas temporais e espaciais e a sua frequência depende do período mais ou menos longo que é alcançado pelas previsões.
A previsão até 10 dias, elaborada diariamente pelo IM, que engloba previsões a curto, médio e longo prazo, é uma previsão determinista, ou seja, conhecendo o estado inicial da atmosfera, e as condições nas suas fronteiras, é possível prever qual vai ser o estado da atmosfera num instante futuro. A previsão determinista inclui características do estado do tempo, como a nebulosidade, vento, temperatura ou precipitação, havendo uma diminuição do grau de confiança ao longo do tempo e são baseadas em modelos numéricos de previsão globais e de área limitada. No IM é efetuada uma análise multi-modelo, embora as previsões de curto e médio-prazo sejam baseadas fundamentalmente no modelo global do ECMWF (“European Centre for Medium-Range Weather Forecasts”) e nos modelos de área limitada: ALADIN e AROME.imagem boletim mensal
A previsão para o período de um mês é uma previsão probabilística, ou seja, corresponde a um cenário futuro mais provável perante determinadas condições iniciais. A previsão mensal separa-se em períodos de 1 semana (2 feira a domingo) e é apresentada de forma estatística, em comparação com a climatologia. Inclui informação de anomalias de temperatura relativamente a valores médios semanais e de anomalias de precipitação em relação a valores semanais acumulados.
A previsão mensal elaborada pelo IM, uma vez por semana, é baseada no modelo global do ECMWF (“European Centre for Medium-Range Weather Forecasts”) que vem revelando uma melhor perfomance nos resultados para o território do Continente. A previsão mensal, disseminada todas as 6as feiras, corresponde a um produto em fase de desenvolvimento e apresenta cenários em termos probabilísticos. A sua utilização deve, por isso, ser feita com reservas, visto que a partir de metade da 2 semana não existe aptidão da previsão para os padrões de tempo de larga escala e o erro da previsão é igual ao de uma previsão baseada numa média climatológica.
Por se tratar de um produto ainda em fase de desenvolvimento do conhecimento científico e por representar uma leitura probabilística das condições do estado do tempo num prazo alargado, o IM declina quaisquer responsabilidades na utilização das previsões mensais que são disponibilizadas no Portal, particularmente no que se refere a eventuais danos ou prejuízos que advenham para os utilizadores.
Para utilizadores específicos poderão os serviços técnicos do IM prestar apoio de consultadoria que permita uma mais detalhada interpretação sobre os resultados extraídos.