IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
re: Novidades no site do IPMA

Estive a consultar os gráficos de observação do IM e apareceram algumas estações novas, mas sem dados claro.
As estações são as seguintes:

Dunas de Mira
Mora
Nelas
Pegões
Penafiel
Régua
Sacavém (INT)
Sines/Cabo
S.Gens/Porto
Tapada da Ajuda/Lisboa

Gostaria de saber se estas estações vou um dia aparecer no mapa de observações.

Já aparecem há bastante tempo.

re: Novidades no site do IPMA

Depois do WSI (Weather Stress Index) que já estava disponível, o IM passou a disponibilizar outro índice Biometeorológico, o UTCI (Universal Thermal Climate Index):

Índices Biometeorológicos

Os estudos desenvolvidos no âmbito da Biometeorologia e da Bioclimatologia Humana mostram alguns dos efeitos que o estado do tempo e o clima podem provocar nos seres humanos. Recorrendo à utilização destes índices, é possível identificar alguns efeitos combinados que os diferentes elementos climáticos podem causar.

A aplicação de índices biometeorológicos permite quantificar o conforto humano utilizando modelos teóricos.

Existem vários índices usados em diversos centros meteorológicos mundiais (WMO, 1972; Steadman, 1984; Steadman, 1979; Kalkstein et al., 1996).

Atualmente, o Instituto de Meteorologia I.P. monitoriza dois índices biometeorológicos:
Weather Stress Índex (WSI)
Universal Thermal Climate Índex (UTCI)

Índice UTCI

As recomendações provenientes da Ação COST 730 (2009), que resultaram num novo Índice Térmico Universal, incentivaram o Instituto de Meteorologia I.P., a caracterizar de uma forma racional a variabilidade do UTCI no território continental, através do desenvolvimento e implementação operacional de uma nova aplicação, para permitir a divulgação dos respetivos resultados.

O novo índice UTCI é aplicável a todos os climas e a qualquer escala espacial, tem em consideração as trocas de fluxos de calor e a termo-regulação do indivíduo, refletindo uma maior preocupação na modelação do balanço energético e considera os efeitos térmicos locais em todo o corpo, sendo independente das características pessoais do indivíduo (considera-se como referencia a atividade de uma pessoa com uma velocidade de 4 Km/h).

Na figura 1, está representado o esquema de desenvolvimento do UTCI, tendo por base, as variáveis meteorológicas, o modelo de termo-regulação Fiala (Fiala e tal., 1999, 2001, 2003), bem como o modelo de roupa adaptativo desenvolvido por Richards & Havenith, 2007.

utci1.png

Figura 1– Acesso climático do UTCI, calculado a partir de um modelo termo fisiológico e de um manequim térmico (Ação COST 730).

As condições de referência para o cálculo do UTCI, são:

Velocidade do vento (v) de 0,5 m/s a 10 metros de altura (aproximadamente 0,3 m/s a 1,1 metros);
Temperatura média radiante (TMR) igual à temperatura do ar;
Representa a atividade (M) de uma pessoa em movimento com uma velocidade de 4 km/h. Isso equivale a uma taxa de metabolismo de 135 W m-2;

O UTCI é calculado em função de uma regressão polinomial até à sexta ordem em T, v10m, e TMR.

A temperatura do UTCI para uma dada combinação de vento, radiação, humidade e temperatura do ar é definida como a temperatura do ar na condição de referência desses mesmos elementos meteorológicos, para o qual o índice é calculado. De acordo com a Acção COST 730, o UTCI foi classificado com a seguinte escala (Tabela 1)

utci2.png

Tabela I - Temperatura equivalente do UTCI classificada em termos de stress térmico.

O UTCI divulgado pelo IM, é calculado com base em 8 observações por dia (00,03,06,09,12,15,18,21 UTC).

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/ambiente_atmosferico/indice_biometeorologicos/utci/index.html

Índice WSI

ÍNDICE WSI (Weather Stress Index)

O WSI tem por base o cálculo do “NET” (Net Effective Temperature) por ser aplicável tanto em condições de calor como de frio. Os parâmetros que entram no cálculo do NET são a temperatura, a humidade e o vento que são diariamente observados na rede de estações meteorológicas do IM .

A “temperatura efetiva”, o predecessor do NET, inicialmente introduzida por Missenard em 1937 (Hentschel, 1987), de forma a incluir os efeitos da humidade relativa, estava limitada a situações de calor. Modificações por Gregorczuk (WMO, 1972; Hentschel, 1987) incluíram o efeito do vento e alargaram a sua utilização a situações de frio. A fórmula resultante é:

wsi.png

Em que “T” é a temperatura do termómetro seco em ºC, “v” é a intensidade do vento em m/s e “RH” é a humidade relativa em %
O NET é consistente com a perceção humana comum::

a) em tempo quente, o NET aumenta com um aumento da temperatura e/ou da humidade e diminui com o aumento da intensidade do vento.

b) em tempo frio, o NET diminui com a diminuição da temperatura e com o aumento da humidade e/ou do vento.

O WSI (“Weather Stress Índex) é um índice (percentil) derivado do NET. Por exemplo, um WSI=99% significa que só 1% de dias de um determinado período em análise é que tiveram um NET superior, enquanto que um WSI=1% significa que só 1% dos dias tiveram um NET inferior. Valores extremos de WSI estão relacionados com valores de muito desconforto fisiológico e portanto o WSI pode ser usado como índice de risco.

O WSI divulgado pelo IM, é calculado com base em duas observações por dia, às 06 e às 13 UTC.

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/ambiente_atmosferico/indice_biometeorologicos/wsi/index.html

re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Este problema não é relacionado com o tópico, mas acho que não se justifica abrir um tópico.

Mais alguem tem um consumo abusivo do processador usando o site do IM?

O problema está na animação central do site (em Flash), que chega a consumir mais de 50% do processador e tenho este problema em vários computadores...youtube ou outras páginas feitas em Flash não tenho este problema, só mesmo com o meteo.pt.

Este problema não é relacionado com o tópico, mas acho que não se justifica abrir um tópico.

Mais alguem tem um consumo abusivo do processador usando o site do IM?

O problema está na animação central do site (em Flash), que chega a consumir mais de 50% do processador e tenho este problema em vários computadores...youtube ou outras páginas feitas em Flash não tenho este problema, só mesmo com o meteo.pt.

Bem visto. Na página inicial das condições actuais e previsão o consumo de CPU é brutal.

O IM a contribuir para o "Global Warming" :p

Bem visto. Na página inicial das condições actuais e previsão o consumo de CPU é brutal.

O IM a contribuir para o "Global Warming" :p

Ainda bem que não sou o único com este problema, se for um problema geral talvez resolvam o problema com mais rapidez (espero eu :lol:)

Talvez não se note em pcs com processadores mais recentes, mas num desktop que tenho (P4 3.0Ghz) o consumo do flash é de 60% na página inicial, na página da actividade sísmica é à volta de 30%..isto usando o firefox, acho que o Chrome/Explorer deve ter o mesmo problema..

Isso muitas vezes nem é culpa dos sites nem dos browsers, o Firefox por exemplo tem sido ultimamente muito criticado por quase congelar em certas circunstâncias e cheguei à conclusão que a culpa é do flash e não do browser. Flash é coisa a banir rapidamente da web, ontem já era tarde, no caso do IM o que fazem com ele nem é nada assim graficamente tão complexo que não se possa fazer a mesma coisa sem recurso a isso.

Eu uso o Chrome e acontece mais ou menos a mesma coisa, o uso de processador pelo separador do IM no gestor de tarefas usa mais tempo de processador do que outro qualquer. Sites à portuguesa... O IM bem podia recorrer ao HTML5 mas ainda são muitas as pessoas com IE 6, 7 e 8...

Com o meu Core 2 Quad Q9300 a 3Ghz também noto um acréscimo de 10% no uso do CPU no site do IM, sempre senti lentidão em computadores mais fracos, principalmente no "Tempo no Mundo", onde o "lag" num computador com um Pentium Dual Core E2140 e uma 8500GT era mais que muito..

Simplesmente o IM quis algo bonito, mas usou mal os recursos.

De facto entrar na página do IM é muitas vezes atroz.
E mais ainda se estivermos no computador de uma empresa, com os seus servidores internos e múltiplos computadores com acesso em rede.

Não são só vocês a queixar-se - é geral!
Quantas pessoas tem vindo ter comigo (sabem que sou "maluco" por meteororologia:D) a dizer-me que não conseguem lá entrar...

Quanto ao uso do processador...não tinha reparado nesse pormenor. Mas já em relação ao uso da aplicação "flash" tenho reparado em muitas falhas nos PC`s, principalmente naqueles com 1 Giga de memória e processadores medianos; ao abrir páginas recheadas de "flash" começam a lentificar, lentificar e alguns reiniciam espontaneamente.
Podem ser vários os factores mas já notei problemas sérios após algumas actualizações da aplicação "Flash".

Podem faltar os meios financeiros no IM; se assim é, nada como adaptarem a imagem do sítio web de acordo com a capacidade que tem e pelo menos proporcionarem a todos a visualização daquilo que é mais importante.;)

E cá esta mais uma vez... O radar bloqueou as 23.10....

E com células a caminho....
Bahhh

E cá esta mais uma vez... O radar bloqueou as 23.10....

E com células a caminho....
Bahhh

Novamente em funcionamento

Ainda bem que não sou o único com este problema, se for um problema geral talvez resolvam o problema com mais rapidez (espero eu :lol:)

Talvez não se note em pcs com processadores mais recentes, mas num desktop que tenho (P4 3.0Ghz) o consumo do flash é de 60% na página inicial, na página da actividade sísmica é à volta de 30%..isto usando o firefox, acho que o Chrome/Explorer deve ter o mesmo problema..

Esperemos que actualizem o site. Realmente, hoje em dia, já não se fazem sites com animações em flash. Primeiro porque já está fora de moda, segundo, porque ficam extremamente lentos e pesados em computadores mais antigos, dispositivos moveis, etc.