1337
Cumulonimbus
Pedi os dados meteorológicos via E mail ao IPMA, é suposto me cobrarem mais de 30€ por essa informação???
Certo, então porque as capitais de distrito têm esse privilégio de ter gratuitamente? Por exemplo Viana do Castelo tem os seus dados gratuitos, mas eu que moro a 25km já não posso aceder a essa informação sem pagar mais de 30€ ..Os dados que o IPMA tem no site para vermos gratuitamente já são dispendiosos o suficiente, desde despesas de alojamento e servidores até à própria aquisição dos dados meteorológicos, portanto é normal e muito corrente em todos os institutos que o acesso a largas quantidades de dados tenha um pagamento associado. Estas coisas são longe de ser baratas. Digo já que até temos muita sorte em termos os dados que temos no site tendo em conta que o orçamento do IPMA é ínfimo.
Mais um dia de chuva na vida dos radares do IPMA.
INSTALAÇÃO DA PRIMEIRA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA AUTOMÁTICA EUCAWS A BORDO DO NAVIO MONTE BRASIL
2019-01-30 (IPMA)
IMPLEMENTAÇÃO OPERACIONAL DO PROGRAMA DE OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA NO MAR
Uma equipa de meteorologistas do IPMA, I.P. e de técnicos especializados implementaram operacionalmente a mais recente versão de estações meteorológicas automáticas europeias, EUropean Common Automatic Weather Station (EUCAWS), a bordo do navio Monte Brasil do armador nacional, Transinsular (Grupo E.T.E), participando ativamente no programa Voluntary Observing Ship (VOS) scheme do grupo EUMETNET Surface Marine Programme (E-SURFMAR).
O sistema de observação meteorológica no mar permite a aquisição horária de dados meteorológicos e oceanográficos nas áreas de mar entre Portugal Continental e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e, a sua disseminação automática, por meio do Global Telecommunication System (GTS), a toda a comunidade meteorológica e oceanográfica, promove a otimização da previsão meteorológica geral e a monitorização do clima marítimo à escala europeia.
O atual sistema de observação meteorológica no mar será muito em breve ampliado, com a aquisição e instalação de novas estações meteorológicas e equipamentos oceanográficos de registo automático a bordo dos navios de comerciais – Projeto OBSERVA.PT – assegurando as atividades de investigação, operacionais e de monitorização a longo prazo em oceano aberto.
Tal como suspeitava...4- Por que motivo o radar de Arouca e por vezes o de Coruche, desaparecem do vosso site por tempo indeterminado e ainda por cima em eventos críticos de mau tempo que sugerem todo o acompanhamento?
R:O radar de Coruche está há 21 anos em exploração operacional, ou seja, no limite da sua vida útil. Este facto tem-se reflectido na sua operacionalidade.
Projecto MeteoGlobal de cara lavada, passando a chamar-se Observar.
É pena que tenham bloqueado o registo de novos relatos durante 7 meses, mas nem tudo é mau, uma vez que pensava que tinham abandonado o projecto.
https://observar.ipma.pt
Vê o teu email. Eles enviaram emails a todos os membros (pelo menos a mim) a dizer que tem de se recuperar a password no novo site, com um link para tal. A conta está intacta com os relatos e tudo.Pena é o login anterior ter ido à vida... parece que, pelo menos o meu anterior registo, desapareceu..