StormRic
Furacão
Estação de Oeiras/Vila Fria tem o pluviómetro solto (?) e parece estar a registar "precipitação fantasma" devido ao vento hoje:
Pegando neste post, vemos que a página do IPMA apresenta um bug na direcção do vento quando consultamos o vento máximo, a imagem da esquerda apresenta a velocidade média e a direcção do vento correcta, já na imagem da direita apresenta que as rajadas são de Este.Acrescente-se o terceiro dia com vento forte e rajadas > 80 Km/h.
Cabo Carvoeiro tem o registo mais elevado: 86,8 Km/h de rajada máxima. Destaque também para Dois Porto (Torres Vedras).
Eu acho que não é bem assim. Podes ter perfeitamente um vento médio a soprar, por exemplo, do quadrante norte na maior parte do dia e por algum tempo sopra do quadrante este e aí ser obtido o valor de rajada máximo de um dia.Pegando neste post, vemos que a página do IPMA apresenta um bug na direcção do vento quando consultamos o vento máximo, a imagem da esquerda apresenta a velocidade média e a direcção do vento correcta, já na imagem da direita apresenta que as rajadas são de Este.
@Jorge_scp , avisa aí o pessoal para corrigirem o bug.
Pegando neste post, vemos que a página do IPMA apresenta um bug na direcção do vento quando consultamos o vento máximo, a imagem da esquerda apresenta a velocidade média e a direcção do vento correcta, já na imagem da direita apresenta que as rajadas são de Este.
@Jorge_scp , avisa aí o pessoal para corrigirem o bug.
Concordo contigo, e existem mais estações que levantam dúvidas, a de Santarém hoje com um registo superior a +46°C com um salto muito elevado num curto espaço de tempo...Seria interessante verificar em que estado está a estação meteorológica do aeródromo da Lousã, pois parece-me que aqueles 46,3ºC poderão estar inflacionados, e não é de agora que a estação apresenta valores um pouco estranhos...
Como sabemos o IPMA tem poucos recursos humanos e não é descabido que esta e outras estações meteorológicas não estejam com a devida manutenção em dia.
O membro StormRic relatou no seguimento do centro que várias estações na zona da Lousã registaram valores semelhantes e até superiores, por isso não duvido da realidade desse valor.Seria interessante verificar em que estado está a estação meteorológica do aeródromo da Lousã, pois parece-me que aqueles 46,3ºC poderão estar inflacionados, e não é de agora que a estação apresenta valores um pouco estranhos...
Como sabemos o IPMA tem poucos recursos humanos e não é descabido que esta e outras estações meteorológicas não estejam com a devida manutenção em dia.
O membro StormRic relatou no seguimento do centro que várias estações na zona da Lousã registaram valores semelhantes e até superiores, por isso não duvido da realidade desse valor.
O membro StormRic relatou no seguimento do centro que várias estações na zona da Lousã registaram valores semelhantes e até superiores, por isso não duvido da realidade desse valor.
O que dizer então dos 47°C do Pinhão?Seria interessante verificar em que estado está a estação meteorológica do aeródromo da Lousã, pois parece-me que aqueles 46,3ºC poderão estar inflacionados, e não é de agora que a estação apresenta valores um pouco estranhos...
O que dizer então dos 47°C do Pinhão?