TiagoLC
Super Célula
Comparar a estação do Pinhão com a do aeródromo da Lousã. A sério? Mesmo sabendo que a do Pinhão está situada num vale encaixado?O que dizer então dos 47°C do Pinhão?
Comparar a estação do Pinhão com a do aeródromo da Lousã. A sério? Mesmo sabendo que a do Pinhão está situada num vale encaixado?O que dizer então dos 47°C do Pinhão?
As mínimas colocadas pelo IPMA em relatórios oficiais são das 9h às 9h, tanto que a mínima de 32ºC da EMA em Ago 2018 nem foi considerada devido a esse facto.A minha dúvida poderá ser pertinente... na imprensa surge que "na quinta-feira (dia 14), o valor mais elevado da temperatura mínima do ar foi registado em Portalegre (29,3°C)". No entanto, se consultarmos o site do IPMA, observa-se temperaturas de 27,8 ºC às 23h00 em Portalegre. Seria bom que o IPMA esclarecesse afinal qual o valor de temperatura mínima de ontem que considera para Portalegre... era bom que o assunto ficasse esclarecido de vez, sem confusões.
Dentro de 3 ou 4 anos, quando quiser consultar dados históricos, qual o valor que irá aparecer?
Lousã também é uma zona bem quente. Quem conhece todo o interior do distrito de Coimbra sabe disso. E a recente cobertura alargada de estações CIM no distrito de Coimbra mostra isso mesmo. Aliás num dos dias foi a zona mais quente do país.Comparar a estação do Pinhão com a do aeródromo da Lousã. A sério? Mesmo sabendo que a do Pinhão está situada num vale encaixado?
A estação do aeródromo da Lousã já é conhecida há alguns anos por registar valores suspeitos.
Porquê? Então, em primeiro lugar, esta está situada num planalto a 200 metros, portanto está totalmente exposta.
Em segundo lugar, neste evento (e em outros), os tais 46,3°C do dia 13 está 3°C acima do que foi registado nas estações amadores da cidade, o que não faz sentido (meio urbano + altitude inferior).
A mesma discussão mas em 2016:
Monitorização do Clima de Portugal 2016
Martinlongo (Alcoutim) teve uma máxima ontem de 41.5ºC, hoje os dados horários (IPMA) mostram 41.8ºC, deve ter ultrapassado os 42ºC de máxima, Castro Verde deve ter passado dos 43ºC (hoje), :calor:www.meteopt.com
Do que vi no google earth parece-me ser um local mais exposto ao vento.Bom, estar num planalto a 200 metros não creio que seja "problema", portanto irá registar o tempo que faz naquele local.
Do que vi no google earth parece-me ser um local mais exposto ao vento.
Vista 'cá em baixo' da cidade:
Faz sentido este local ser 3°C mais quente que a cidade?
Colegas eu trabalho na Lousã e de facto nesse dia ao chegar à vila (16h30) o carro marcava 45ºC.
Nem por isso Duarte, 6 anos parece muito mas é relativamente recente. Eu também costumo acompanhar e de 2010 para cá é que essa estação começou a ser estranhamente quente. Se repararmos está sempre mais quente 3 ou 4ºC que as vizinhanças, seja que estação for. Lembro me de no Inverno ver as máximas na região e nenhuma ultrapassava 15ºC em dias frios, excepção claro está para a estação da Lousã com uns 16 ou 17ºC. Não sei se o próprio Aeródromo não estará a inflacionar as temperaturas...Bom, estar num planalto a 200 metros não creio que seja "problema", portanto irá registar o tempo que faz naquele local.
Por outro lado, esse post já com 6 anos deita por terra o meu pensamento de estas temperaturas altas se verificarem apenas nos últimos tempos
Umas afinações ortográficas também iriam bem...Tendo em conta a realidade que é o verão em Portugal, acho estranho haver um símbolo para "cinza vulcânica" e um para "poeira" mas não haver nenhum símbolo para o fumo e para as cinzas dos incêndios.
Ver anexo 1929
O programador que fez a legenda no final já estava à pressa e os acentos ficaram todos pelo caminho...Umas afinações ortográficas também iriam bem...