IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
É natural que se deixe de acompanhar o índice UV no inverno à nossa Latitude nesta altura do ano.

Porquê? Simples, a incidência das “ondas” de radiação solar entram perpendiculares, logo, o risco de UV elevado é nulo.

Quando chegar a primavera, aparecerá novamente nas previsões.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
O IPMA sempre acompanhou o UV em todo o ano. Mesmo que fosse zero, aparecia. É appenas uma falha.

Mesmo nesta altura o risco é moderado (acima de 3), não impede que não se deixe de usar protetor solar nem óculos de sol com proteção UV. Podemos não sentir, mas está sempre lá presente a envelhecer a cara :lol: Agora a skincare routine cabe a cada um...

O Índice UV está de volta às previsões :cheers:

Bom dia. Alguém sabe se é possível obter os dados históricos de precipitação de uma estação online do IPMA? Neste caso gostava de saber a precipitação dos meses de Outubro e Novembro, para a EMA de Colares. No site, só consigo visualizar os 10 dias que passaram.
Se não do IPMA, outra alternativa também seria boa. Muito obrigado

• Gosto
Reactions: StormRic
De facto é incompreensível e, diria mais, inaceitável. Os que conheço utilizam todos, pelo menos, as médias de 1981-2010.

Sim, creio que o user @AnDré já tinha referido isso algures aqui no fórum. É óbvio que está desatualizada e quase todos os meses vão ser acima da média por causa de usarem uma média tão antiga (além de o planeta ter aquecido, as decadas de 70 e 80 foram maioritariamente geladas.).
A década de 70 foi bastante fria, a de 80 nem por isso (embora comprada com a atual todas pareçam frias)

Novas estações do IPMA em tempo real:

Arruda dos Vinhos
Chamusca - Chouto
Guimarães
Mêda
Ourém - Fátima
Ourique - Santana da Serra

Este link para as EMA's: https://ema.ipma.pt/emas/

Última edição:
Novas estações do IPMA em tempo real:

Arruda dos Vinhos
Chamusca - Chouto
Guimarães
Mêda
Ourém - Fátima
Ourique - Santana da Serra

Este link para as EMA's: https://ema.ipma.pt/emas/
Temos agora 74 estações IPMA em tempo real! :thumbsup:
Isto para festejar as bodas de brilhante e atingir um número redondo era acrescentar a das Penhas Douradas... :malandro:

Mas Mêda nem aparece no mapa do ipma, qual será a razão?
Talvez esteja para breve.
Todas que eu mencionei, não aparecem no mapa do IPMA e são estações instaladas pelas câmaras municipais, talvez seja isso que leve a demorar algum tempo até aparecer no mapa ou um período experimental a fim de detectar falhas na instalação das estações.

Eu sinceramente acho é que devia haver uma revisão nas configurações do site, sinto que algumas mudanças recentes no web server, ou semelhante, andam a causar problemas de cache que não podem existir no site de um serviço público e que deve funcionar em relativo "tempo real". Na página principal que abri mesmo agora enquanto escrevia este post, o mapa de avisos está todo a verde, com avisos apenas nas regiões autónomas.

No entanto, se formos à página dos avisos, o distrito de Faro está, corretamente, sob aviso Laranja de precipitação, e até Amarelo para trovoada...
1670205110516.png

Foi preciso eu fazer um CTRL+F5 na página inicial para o browser apagar a cache e finalmente mostrar os avisos no mapa. Isto faz parecer que os avisos andam ainda mais atrasados do que as pessoas comentam. É o web server que dita estas regras se estiver bem configurado, e esta situação é recente. A funcionar deste modo, é normal que chovam mais críticas do que o costume, porque as pessoas, a maioria das vezes, olham para a página inicial durante uns segundos e só depois clicam na página dos avisos quando vêm o seu distrito pintado de X cor.

Não sei se alguém da IT do IPMA lê este tópico, mas apesar de conseguir ver o header
Código:
cache-control: max-age=0
na homepage, parece-me que das duas uma, ou há um conflito algures (porque max-age=0 deveria significar nenhuma cache), ou é preciso atribuir mais regras como "no-cache", "must-revalidate" e por aí, ou então atribuir uma cache de poucos minutos, mas isso já sou eu a mandar bitaites, não sei nada da estrutura técnica do website. :D

Eu entendo perfeitamente que um website com potencialmente milhares, se não dezenas de milhares de visitas diárias precise de algum tipo de caching, mas sendo este um serviço público, que deverá funcionar em relativo tempo real, a informação não pode andar a "saltitar" de um lado para o outro (aparecer e desaparecer) ou tardar em aparecer.

Entretanto hoje temos as EMAs de Mértola e Alcoutim com 0 e 0,4mm acumulados respetivamente. Estão provavelmente entupidas e a não registar um importante episódio de precipitação na região.
A estação de Mértola do meteoalentejo já vai com 52mm. Ou seja, 10% da precipitação média anual.