IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

  • Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
(...) também achei estranho o mm/m2, acho que nunca vi.
Porque está errado, a forma verdadeiramente correta de medir precipitação seria massa por área (kg/m² em unidades SI) mas como geralmente é mais conveniente medir fluidos pelo seu volume em vez da sua massa, usa-se volume (em litros) por área (L/m²) em vez. Alternativamente, "pode-se simplificar" as unidades da seguinte maneira: 1L/m² = 1dm³/m² = 0.001m³/m² = 0.001m = 1mm, obtendo uma unidade de comprimento (neste caso o milímetro) e passar a pensar em termos da profundidade criada por um determinado volume quando assente sobre uma determinada área...
 
A bem de uma maior transparência do serviço público, o IPMA devia ter um link na página dos avisos para um histórico dos avisos emitidos. Não precisava de ser longo, apenas alguns dias.
Não havendo possibilidade de consultar avisos anteriores, gera-se frequentemente, por parte dos utilizadores do serviço público, a opinião desfavorável de que não havia aviso cobrindo determinada situação observada, a qual, por ser enquadrável nos critérios, teve consequências que podiam ter sido precavidas com aviso atempado.

Hoje houve avisos emitidos em cima já da hora ou mesmo após serem registadas condições meteorológicas enquadráveis nos critérios e para áreas distritais suficientemente grandes. Ontem, 21, na actualização das 18:18 utc todos os distritos tinham aviso amarelo para precipitação em algum período do dia de hoje, 22, excepto os distritos de Leiria, Santarém e Lisboa.
Hoje o distrito de Évora teve aviso laranja para precipitação emitido em cima da hora, com duração de apenas 1h46m, tal a urgência em ser emitido. Embora os avisos se destinem aos serviços de prevenção e socorro público em primeiro lugar, são também seguidos atentamente pelo público em geral, e nunca é demais sublinhar que mais vale prevenir, mesmo que depois não se registe o fenómeno com a intensidade enquadrável nos critérios.
 
Má altura para as imagens de radar não estarem disponíveis... :disgust:

Não são só as imagens de radar. As estações meteorológicas também deixaram de comunicar às 7h20.

E as imagens de satélite.
Acho que o público em geral merece, ao menos, uma breve explicação quando ocorrem estes "apagões". Qualquer outro serviço público de meteorologia de renome o deve fazer.
Além disso a direcção do IPMA deve dar valor ao trabalho realizado por todos os que trabalham no e para o serviço público dentro do Instituto. Não explicar e ignorar é desvalorizar esse trabalho. Nada dizer é não dar importância ao trabalho que é publicado na sua página oficial.
 
1666713795576.webp

Isto também vos está a suceder: ao final do dia de hoje, terça-feira, 25 Out?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
E hoje, quinta-feira, continua assim...

Ver anexo 2652

Como já foi dito, parece que houve uma atualização no site do IPMA e desde então ficou com problemas de cache, daí o site aparecer no estado em que estava aquando da última visita no respetivo browser.

É só clicar CTRL+F5 e logo fica como deve ser.
 
Como já foi dito, parece que houve uma atualização no site do IPMA e desde então ficou com problemas de cache, daí o site aparecer no estado em que estava aquando da última visita no respetivo browser.

É só clicar CTRL+F5 e logo fica como deve ser.
Recarreguei a página 3 vezes e nada aconteceu.
Entretanto lembrei-me de limpar os "cookies" e voltou ao normal.
Mas deve ser problema na origem, no IPMA.

Deve ser o tal problema que nos tira os radares em certas e determinadas ocasiões - por acaso nunca "me" aconteceu em dias de sol...porque será?:unsure: