Meteorologia é imprevisível. Apesar da evolução tecnológica, das simulações/modelações da atmosfera com supercomputadores cada vez mais potentes, das redes de instrumentação mais alargadas e sofisticadas., teremos sempre uma percentagem de imprevisto nestas coisas, o que é normal, não controlamos a natureza.
O que eu já não acho normal é esses recursos não serem melhor usados em 2022 e continuar sem entender certas coisas hoje como já não entendia há 10 ou 20 anos atrás.
Há cerca de uma década quase caí numa dessas ratoeiras que são aquelas ruas ou avenidas desniveladas em "trincheira" para passar debaixo de outra via que se multiplicaram em muitas cidades e que quando chove de forma torrencial mais de 10 ou 15 minutos dão logo problemas.
Na altura pensei no assunto e de como poderíamos ser avisados desse tipo de risco.
Solução foi simples, estações meteorológicas a fornecer dados em tempo real, feito um script que quando em 10-15 minutos acumulava anormalmente X mm ou rainrate Y mm, disparava um email e um sms para mim a avisar-me desse facto e eu passava a evitar certas vias que sabia inundarem.
O problema é que eu não consegui fazer isso recorrendo a estações do IPMA ou outras oficiais porque o atraso com que disponibilizam dados. ou nem disponibilizam de todo, faz-nos perder aquele quarto de hora decisivo.
Tive que recorrer a estações amadoras que muitas vezes estão offline (bom, as IPMA diga-se que algumas também tem um uptime confrangedor) ou simplesmente desaparecem porque o proprietário desistiu daquilo ou outra razão qualquer.
Então ontem eu estava a ver o sub Litoral Centro e lá pela página 12 já se percebia que iria haver problemas sérios, ainda não eram 21:30
Depois só vi as primeiras mensagens de alerta modo "urgente" de entidades publicas, nas redes sociais por exemplo, mais de uma hora depois...
Mais de uma hora depois...
Este modelo não funciona. O Modelo IPMA/avisos e Prociv/alertas é acertado, a filosofia de base é ajustada, mas simplesmente não funciona quando é mesmo preciso urgência.
Está completamente desfasado dos tempos que vivemos, está obsoleto e subaproveitado face ao que é possível fazer hoje numa sociedade altamente conectada e digitalizada.
É patético que eu tenha que recorrer a estações amadoras como "early warning system" como já tinha que recorrer há 10 anos, é patético que até imagens de radar tenham um atraso incompreensível no site do IPMA, entre outras coisas.
Em Portugal na ressaca das tragédias dos incêndios 2017 passou a enviar-se SMS por causa do risco incêndio.
Já na altura uma solução terrível pois SMS é um sistema antigo de messaging em que as mensagens são enviadas uma a uma dum servidor central para todas as antenas, processo que leva horas e horas a entregar umas milhões de mensagens.
Houve mensagens dessas que levaram quase todo o dia dia a chegar a todos os destinatários. E as operadoras cobram milhões ao Estado.
Na altura ninguém percebeu porque estavam a usar tecnologia desadequada para tal tarefa. Alguns disseram que era para desenrascar, que logo se faria com cell broadcast. Tudo bem então, compreensivel. Cell broadcast é uma coisa diferente, quase instantânea, foi feita para estas coisas de avisos urgentes. É um sinal que é emitido nas antenas escolhidas de determinada região, milhões pessoas podem receber um aviso em pouco tempo, não é um sistema lento de mensagem uma a uma como no tradicional SMS.
Na Alemanha depois daquelas inundações catastróficas no Verão do ano passado eles implementaram num ano e pouco o cell broadcast.
Aliás, penso que terá hoje precisamente o seu primeiro teste/ensaio nacional, chamaram mesmo ao dia de hoje o "dia de alerta nacional".
Mensagens de teste vão ser enviadas para telemóveis por cell broadcast, APPs oficiais vai receber notificações, alertas vão ser injetados de forma automática nas emissões de TV e rádios nacionais. É um ensaio de larga escala.
Warnung direkt aufs Handy oder Smartphone: Mit der in Deutschland zum 23. Februar 2023 neu eingeführten Technik Cell Broadcast werden Warnungen an viele Mobilfunkgeräte geschickt. Erfahren Sie hier, was Cell Broadcast ist und ob Ihr Handy oder Smartphone für Warnmeldungen über Cell Broadcast...
www.bbk.bund.de
Estamos em 2022, cinco anos depois das tragédias de 2017, e ainda não há alertas com cell broadcast em Portugal.
Basta disto. Estou cansado deste país. Não compreendo certas coisas.
Agora na Grande Lisboa tiveram sorte, numa hora de ponta e noutro tipo ou fase de maré ou se a intensidade da precipitação se prolongasse mais uma hora, teriam que lidar com centenas ou milhares pessoas presas nos seus automóveis, edificado e outros locais.
Até quando confiamos apenas na sorte, até quando toleramos o "deixa andar" ?