IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Bom dia,

O pluviómetro da EMA de Paços de Ferreira já há vários meses que anda a reportar valores claramente abaixo (entre 1/4 e 1/2) da precipitação real ocorrida no local comparando com os valores das estações existentes na região. Como se isso já não fosse suficiente ontem registou 1,7 mm de acumulado de precipitação quando o céu esteve limpo. É necessário fazer algo nesta situação que se arrasta há mais de meio ano ou então retirar os valores em tempo real do pluviómetro, pois está a enviesar os dados da região, que por acaso até é das mais pluviosas do país. Obrigado.
Talvez tenha sido finalmente limpo de algo que estivesse a perturbar o correcto funcionamento.

O mês de setembro de 2023 classificou-se em Portugal continental como quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação (Figura 1). Conheça as principais conclusões do boletim climatológico de setembro:

O valor médio da temperatura média do ar, 20.65 °C, foi superior ao valor normal com uma anomalia de +0.43 °C.

• Temperatura máxima do ar: 26.50 °C,0.21 °C acima do valor médio 1971-2000.

• Temperatura mínima do ar:14.80 °C, 0.65 °C acima do valor médio 1971-2000; valores de temperatura mínima do ar superiores aos deste mês ocorreram em 30 % dos anos, desde 1931.
No mesmo boletim o IPMA tem esta figura:

1697245498753.png

...que claramente contradiz a afirmação da classificação como "quente". Por que será. This is not how you do science.

O IPMA precisa de deixar o período 71-00 de vez, já é ridiculo. É que já nem digo para usarem o correto, que é 91-20, mas pelo menos o 81-10, por favor.

É que se Setembro foi "quente" então este Outubro é classificado como o 6º circulo do inferno de Dante(?).

Última edição:

Ver anexo 7517
...que claramente contradiz a afirmação da classificação como "quente". Por que será. This is not how you do science.

O IPMA precisa de deixar o período 71-00 de vez, já é ridiculo. É que já nem digo para usarem o correto, que é 91-20, mas pelo menos o 81-10, por favor.

É que se Setembro foi "quente" então este Outubro é classificado como o 6º circulo do inferno de Dante(?).
A média 91-20 em setembro é por acaso ligeiramente inferior à de 81-10 (desce 3 centésimas, nada do outro mundo, mas desce), e embora ambas sejam um pouco mais altas que a média 71-00 que o IPMA ainda usa, este setembro teria sempre uma (pequena) anomalia positiva. O mapa fala de temperatura a 850 hPa, e parece-me que a ausência de inversões e as mínimas altas por causa da nebulosidade acabaram por fazer a temperatura média à superfície ser mais alta do que a temperatura em altitude que aparece no mapa poderia fazer pensar (o contrário acontece por vezes no inverno em situações de inversões fortes)

1697245498753.png

...que claramente contradiz a afirmação da classificação como "quente".
A carta de anomalia térmica refere-se ao nível dos 850hPa, não é à superfície.
Mas realmente o uso de Normais antigas nesta situação de aquecimento global não faz sentido. Deviam pelo menos usar a mais recente possível, e é estranho não o fazerem.

Última edição:
O IPMA de á uns poucos anos para cá é uma especie de CMTV no que diz respeito ao calor . Deve ser uma tactica sensasionalista para assustar e tentar captar mais fundos do governo . Setembro foi um mês normal , com um ou outro dia mais quente e por acaso no final do mês. Tal como Outubro foi quente , este bem acima do normal , mas com temperaturas absolutas semelhantes a dias normais de Verão e um mês já com noites muito longas em que a menor insolação não causa os mesmos danos que causaria em Julho ou Agosto. Quem ouve o IPMA Portugal sofre uma seca terrivel , embora ela se limite ao Baixo Alentejo e Algarve . O calor é saariano , embora se limite a certas zonas do interior . Estamos a falar de um instituto onde por exemplo as poucas estações metereologicas que têm um funcionamento deficiente e muitos dos dados do IPMA são por ''adivinha'' e não cientificos.

Quem ouve o IPMA Portugal sofre uma seca terrivel , embora ela se limite ao Baixo Alentejo e Algarve .
A seca não se resume ao Baixo Alentejo e Algarve, contudo. :nono: A seca meteorológica ocorre em grande parte do país, e isso é factual. Relembro que há vários tipos de seca e é preciso entender que tipos de seca são.

O calor é saariano , embora se limite a certas zonas do interior
Eu não sei em que mundo viveste nas últimas duas semanas, mas o calor saariano também afetou o litoral do país. Não foram só "certas zonas do interior", Lisboa e Loures tiveram dias constantes com temperaturas acima dos 30ºC em outubro. :calor:

e um mês já com noites muito longas em que a menor insolação não causa os mesmos danos que causaria em Julho ou Agosto.
Isso não é tão certo assim. Outubro quente e seco geralmente é muito pior para a agricultura e atividades do campo do que a luminosidade e secura do verão, para além de que a sensação térmica devido à menor luminosidade faz com que temperaturas de 30ºC ou mais em outubro sejam bem mais impactantes que no pico do verão, o que por sua vez também aumenta a evapotranspiração e a secura dos solos. :unsure:

Mas realmente o uso de Normais antigas nesta situação de aquecimento global não faz sentido. Deviam pelo menos usar a mais recente possível, e é estranho não o fazerem.
Enquanto continuar a ser eleito presidente do IPMA alguém da velha guarda, o sistema não muda. Deviam eleger alguém moderno e ciente da evolução tecnologica, tipo "Elon Musk style" . Sangue novo precisa-se.

Enquanto continuar a ser eleito presidente do IPMA alguém da velha guarda, o sistema não muda. Deviam eleger alguém moderno e ciente da evolução tecnologica, tipo "Elon Musk style" . Sangue novo precisa-se.
O problema do IPMA não é do presidente, mas sim, do financiamento do mesmo.

O que faria diferente um tipo ao estilo do Elon Musk já sei colocava o site pago. :lol:

O IPMA de á uns poucos anos para cá é uma especie de CMTV no que diz respeito ao calor . Deve ser uma tactica sensasionalista para assustar e tentar captar mais fundos do governo . Setembro foi um mês normal , com um ou outro dia mais quente e por acaso no final do mês. Tal como Outubro foi quente , este bem acima do normal , mas com temperaturas absolutas semelhantes a dias normais de Verão e um mês já com noites muito longas em que a menor insolação não causa os mesmos danos que causaria em Julho ou Agosto. Quem ouve o IPMA Portugal sofre uma seca terrivel , embora ela se limite ao Baixo Alentejo e Algarve . O calor é saariano , embora se limite a certas zonas do interior . Estamos a falar de um instituto onde por exemplo as poucas estações metereologicas que têm um funcionamento deficiente e muitos dos dados do IPMA são por ''adivinha'' e não cientificos.
O IPMA tem já desde há bastantes anos critérios objetivos para definir se um mês é quente/frio ou seco/chuvoso, estão lá no final dos relatórios. Basicamente, um mês é quente se estiver acima do percentil 60 da temperatura no período de referência (71-00, neste caso), e foi o que aconteceu neste mês. Algo que eu já acho um pouco sensacionalista é incluir as temperaturas mundiais ou europeias nos relatórios nacionais quando é para dizer "foi o mês/ano mais quente nestas regiões", isso sim é algo recente e que embora não estejam a dizer nenhuma mentira me parece ser só para chamar a atenção

Alguém consegue desentupir o pluviómetro de Serra do Pilar? É uma estação das mais antigas (1863), devia ser cuidada para não se perder a série longa (embora já tenha havido interrupções). Uma estação histórica como esta é um património insubstituível, devia ser considerada um monumento precioso e sob atenção constante na sua manutenção e preservação.

Hitz5Pn.png

Última edição:
O problema do IPMA não é do presidente, mas sim, do financiamento do mesmo.

O que faria diferente um tipo ao estilo do Elon Musk já sei colocava o site pago. :lol:
Quem lá manda também pode mexer cordelinhos se tiver noção da realidade atual e o assunto em questão nada tem a ver com financiamentos.

O IPMA tem já desde há bastantes anos critérios objetivos para definir se um mês é quente/frio ou seco/chuvoso, estão lá no final dos relatórios. Basicamente, um mês é quente se estiver acima do percentil 60 da temperatura no período de referência (71-00, neste caso), e foi o que aconteceu neste mês. Algo que eu já acho um pouco sensacionalista é incluir as temperaturas mundiais ou europeias nos relatórios nacionais quando é para dizer "foi o mês/ano mais quente nestas regiões", isso sim é algo recente e que embora não estejam a dizer nenhuma mentira me parece ser só para chamar a atenção

Eu sei que é temperatura a 850 hPa, que muitas vezes espelha o que ocorre à superfície. Percebo que existam esses critérios relativos à normal 71-00, mas isso isola imenso o nosso país. Por muito sensacionalista que mapas mundiais ou europeus de temperatura o sejam (e discordo contigo sobre ser chamar a atenção, acho importante ter um visão continental do que se passa, a atmosfera é muito para além do pequeno território português) é preciso inferir sempre uma comparação. E chamar este Setembro de "quente" olhando para esta imagem (que aliás usa a normal de 50-80) só invalida mais a forma tradicional com que o IPMA ainda faz a sua ciência.

1697328496986.webp