Pluviómetro de Amares/Caldelas (CIM) com funcionamento defeituoso:
Como pode haver dúvidas sobre a incorrecção do registo acima, acrescento os registos das duas estações CIM que enquadram geograficamente a estação de Caldelas:
A EMA de Nelas está sem registo pluviométrico. EMA de Proença-a-Nova também sem registo pluviométrico e o registo do vento não parece correcto no contexto da situação meteorológica e das outras estações na região. Esta região (Beira-Baixa interior) tem uma densidade de estações muito reduzida.
É notável o número de estações com defeito nos pluviómetros.
Não se porventura haverá um denominador comum a eles: "YOUNG"
Estes estão a dar muita dor de cabeça aos meteorologistas do IPMA. Aguardam uma "injecção de €" para os trocar.
É notável o número de estações com defeito nos pluviómetros.
Não se porventura haverá um denominador comum a eles: "YOUNG"
Estes estão a dar muita dor de cabeça aos meteorologistas do IPMA. Aguardam uma "injecção de €" para os trocar.
Estou bastante reticente em relação aos valores acumulados pela EMA de Ponte de Lima.
A estação está a 40m de altitude na escola agrícola.
Para efeitos de comparação, apresento os acumulados de Outubro de três estações amadoras relativamente perto da EMA.
610mm - Gemieira
602mm - São Pedro d'Arcos.
550mm - Fontão
Estou bastante reticente em relação aos valores acumulados pela EMA de Ponte de Lima.
A estação está a 40m de altitude na escola agrícola.
Para efeitos de comparação, apresento os acumulados de Outubro de três estações amadoras relativamente perto da EMA.
610mm - Gemieira
602mm - São Pedro d'Arcos.
550mm - Fontão
Com aquela estação amadora da Caniçada (cota 160 m) a chegar aos 1000 mm, parece-me que uma diferença de ~100 metros dará menos uns 100-200 mm.
Para confirmar o valor da EMA de Ponte de Lima era bom ter as estações do SNIRH de Touvedo e Alto Lindoso, que nem sei se existem ou funcionam (?). O site nem funciona neste momento...
Com aquela estação amadora da Caniçada (cota 160 m) a chegar aos 1000 mm, parece-me que uma diferença de ~100 metros dará menos uns 100-200 mm.
Para confirmar o valor da EMA de Ponte de Lima era bom ter as estações do SNIRH de Touvedo e Alto Lindoso, que nem sei se existem ou funcionam (?). O site nem funciona neste momento...
A estação da Caniçada está numa zona com maior precipitação anual que Ponte de Lima.
São Bento da Porta Aberta (357m) tem de precipitação média anual 2742,8mm (1971-2000).
Mas olha, fui ver a estação de Ponte de Lima do SNIRH e ontem às 9h ia com 478,0mm.