IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
O pluviómetro de Mealhada-Quinta do Vale (CIM) continua entupido/avariado.

t5veWIC.png

Todas as estações à volta não têm precipitação ao longo de todas aquelas horas.

Última edição:
Pluviómetro de Amares/Caldelas (CIM) com funcionamento defeituoso:

T7oJ452.png

Como pode haver dúvidas sobre a incorrecção do registo acima, acrescento os registos das duas estações CIM que enquadram geograficamente a estação de Caldelas:
x87HRPv.png
5q2GqMI.png

Última edição:
A EMA de Nelas está sem registo pluviométrico. EMA de Proença-a-Nova também sem registo pluviométrico e o registo do vento não parece correcto no contexto da situação meteorológica e das outras estações na região. Esta região (Beira-Baixa interior) tem uma densidade de estações muito reduzida.

HihsHLy.png
4zh8t3M.png

Última edição:
É notável o número de estações com defeito nos pluviómetros.

Não se porventura haverá um denominador comum a eles: "YOUNG"
Estes estão a dar muita dor de cabeça aos meteorologistas do IPMA. Aguardam uma "injecção de €" para os trocar.

É notável o número de estações com defeito nos pluviómetros.

Não se porventura haverá um denominador comum a eles: "YOUNG"
Estes estão a dar muita dor de cabeça aos meteorologistas do IPMA. Aguardam uma "injecção de €" para os trocar.
E neste momento está a falhar o envio dos dados de numerosas EMA, pela região norte e não só.

:surprise:
Só agora é que me apercebi que a estação de Ponte de Lima vai com 912mm nos últimos 17 dias, isso dá uma média de 54mm por dia.
Estou bastante reticente em relação aos valores acumulados pela EMA de Ponte de Lima.
A estação está a 40m de altitude na escola agrícola.

Para efeitos de comparação, apresento os acumulados de Outubro de três estações amadoras relativamente perto da EMA.
610mm - Gemieira
602mm - São Pedro d'Arcos.
550mm - Fontão

Estou bastante reticente em relação aos valores acumulados pela EMA de Ponte de Lima.
A estação da Fóia também tem apresentado acumulados, neste caso, surpreendentemente baixos e o problema é que não há radar para confirmar os valores.

A estação está a 40m de altitude na escola agrícola.

Para efeitos de comparação, apresento os acumulados de Outubro de três estações amadoras relativamente perto da EMA.
610mm - Gemieira
602mm - São Pedro d'Arcos.
550mm - Fontão
Com aquela estação amadora da Caniçada (cota 160 m) a chegar aos 1000 mm, parece-me que uma diferença de ~100 metros dará menos uns 100-200 mm.

Para confirmar o valor da EMA de Ponte de Lima era bom ter as estações do SNIRH de Touvedo e Alto Lindoso, que nem sei se existem ou funcionam (?). O site nem funciona neste momento...

Com aquela estação amadora da Caniçada (cota 160 m) a chegar aos 1000 mm, parece-me que uma diferença de ~100 metros dará menos uns 100-200 mm.

Para confirmar o valor da EMA de Ponte de Lima era bom ter as estações do SNIRH de Touvedo e Alto Lindoso, que nem sei se existem ou funcionam (?). O site nem funciona neste momento...
A estação da Caniçada está numa zona com maior precipitação anual que Ponte de Lima.
São Bento da Porta Aberta (357m) tem de precipitação média anual 2742,8mm (1971-2000).

Mas olha, fui ver a estação de Ponte de Lima do SNIRH e ontem às 9h ia com 478,0mm.