IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Também adicionaram a irradiância e irradiação solar na mesma página.
Podiam ter acrescentado os respetivos gráficos da irradiação solar na página de observações já que têm os dados lá prontos.

A unidade de irradiação solar está mal escrita (Mj/m²), o correto é: MJ/m².

Também adicionaram a irradiância e irradiação solar na mesma página.
Podiam ter acrescentado os respetivos gráficos da irradiação solar na página de observações já que têm os dados lá prontos.

A unidade de irradiação solar está mal escrita (Mj/m²), o correto é: MJ/m².
O estagiário ainda não está familiarizado com as unidades. :D

O que é que se passa com as cartas meteorológicas de Portugal Continental no IPMA? Há várias semanas que se encontram "temporariamente indisponíveis"... :intrigante:

A estação do IPMA nas ilhas selvagens é recente?
Não é, o problema é que quando falha o IPMA demora muito tempo a arranjar a estação. Não ajuda o facto de a localização ser bastante isolada. :hmm:

O que é que se passa com as cartas meteorológicas de Portugal Continental no IPMA? Há várias semanas que se encontram "temporariamente indisponíveis"... :intrigante:

Eram do modelo AROME deles mas sinceramente as saídas vinham com tanto atraso que até duvido que o usassem muito internamente, certamente recorriam também a outros externos pois tanto atraso é uma grande limitação no apoio à decisão (avisos, etc).

Suponho que tal se devia a falta de recursos de supercomputação que modelos exigem.
Tenho ideia de ter lido há um ano ou dois anos que tinham adquirido um novo supercomputador, quem sabe se não é para modernizar isso e colocar algo novo já baseado nessa nova plataforma?
E claro, exige também técnicos altamente qualificados para instalar e configurar esses sistemas e sabemos como Portugal tem sofrido uma enorme sangria de quadros qualificados que emigram.

Mas novidade nessa área, só vendo para acreditar....
Estamos em finais de 2024 e o produto de radar ainda só é disponibilizado publicamente com 10-15 minutos de atraso, coisa do século passado.

Última edição:
Eram do modelo AROME deles mas sinceramente as saídas vinham com tanto atraso que até duvido que o usassem muito internamente
Acho que a situação é mais que a disponibilização das cartas no site é um processo totalmente diferente das runs internas. Que eu saiba o IPMA ainda usa o AROME (também outros, claro) como modelo principal e tem muito mais cartas e outputs que nem nunca foram mostradas no site público.

Totalmente de acordo em relação ao radar, mas isso tudo parece-me que é a típica resistência à modernização :D

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Modelos como o AROME só não são mais críticos para o IPMA devido à reduzida dimensão do país.

A supercomputação permite integrar mais dados no modelo (regional), já que são personalizáveis.

17XpMot.png

Para os Açores, a dada altura, tinha a infeliz tendência de mostrar acumulados absurdos (60 a 90mms em 3h) no dia 2. Como atualmente raramente vejo as cartas, o fim de semelhante fenómeno já seria excelente (isto sou eu a otimista acerca das decisões do IPMA continental).

Modelos como o AROME só não são mais críticos para o IPMA devido à reduzida dimensão do país.

A supercomputação permite integrar mais dados no modelo (regional), já que são personalizáveis.

17XpMot.png

Para os Açores, a dada altura, tinha a infeliz tendência de mostrar acumulados absurdos (60 a 90mms em 3h) no dia 2. Como atualmente raramente vejo as cartas, o fim de semelhante fenómeno já seria excelente (isto sou eu a otimista acerca das decisões do IPMA continental).

Obviamente que é uma infelicidade não haver mais dados públicos do modelo por parte do IPMA -> https://www.meteociel.fr/modeles/arome.php?ech=3&mode=101&map=10 & https://www.meteociel.fr/modeles/aromepi.php?ech=3&mode=1&map=710

Off-topic: A falta que um radar meteorológico faz num tipo de eventos como este... O radar de Santa Bárbara está inoperacional há vários dias. Os outros radares nem vê-los... era para o final do verão...

Vem aí mais um evento de precipitação forte e continuamos sem radar... Não haverá imagens de radar por uns bons tempos aqui nos Açores, pois ao que parece está avariado e o IPMA está a aguardar uma peça do estrangeiro, mais propriamente da Finlândia. Estão a fazer uma previsão de inoperacionalidade do radar por mais 1 semana, mas se for como os outros radares...

Acho que é a primeira vez (se não me falha a memória) que o radar fica vários dias sem funcionar. Relembro que o radar de Santa Bárbara foi inaugurado no dia 12 de setembro de 2020 (post do IPMA no Facebook) e que os dados passaram a ser disponibilizados ao público no dia 23 de março de 2021 (notícia RTP Açores).

Última edição:
Falando em outros radares meteorológicos (Flores e S. Miguel), já há alguma notícia sobre o estado das operações de instalação e possíveis datas de entrada em funcionamento e disponibilização de dados ao público? A última notícia acerca dos radares é datada de 1 de julho deste ano:

Inicialmente, eram estes os planos:

eK5ogpJ.png

iwTT2cU.png

Entretanto, na reportagem de julho, foi mencionado que entrariam em funcionamento no final do verão e que os dados seriam disponibilizados ao público até ao final do ano. Contudo, não se sabe o ponto de situação. Já estamos em novembro... Estão sempre a adiar, a adiar, a adiar... E andamos nisto.

O plano, também, incluía a instalação de 2 estações meteorológicas e de 2 detetores de trovoadas.

ACfe05c.png

Já temos acesso aos dados das estações que foram instaladas nos locais dos radares (Morro Alto e Pico Santos de Cima). Será que foram instalados os detetores de trovoadas? Não há referência disso em nenhum lado, nem mesmo na reportagem de julho. Vão estar acessíveis ao público as informações sobre as DEAs caso estejam ou venham a ser instalados os detetores de trovoadas? Pergunto isto porque instalaram na altura um detetor de trovoadas no Observatório José Agostinho (acho que era esta a localização delineada, salvo erro), mas, desde então, não temos acesso aos dados, como os que estão disponibilizados em https://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.dea/ para o Continente e a Madeira.

A ver se ficam esclarecidas em breve estas questões.