Pelo que vejo há sempre explicações para o "disparate"!
Percebi agora que o IPMA emite avisos para fenómenos outdoor mas tendo em conta o indoor, ou seja para dentro das nossas casas! O fenómeno atmosférico (base de trabalho) não interessa nada! Confusos? Eu também!
Não concordo em absoluto com essa explicação David, aliás não faz sentido!
Threshold Values
There are two different thresholds for the Cold Weather Alert service. Only one of the thresholds needs to be breached for a warning to be issued.
The thresholds were developed, working closely with the Department of Health and the Health Protection Agency, to pinpoint when winter weather will impact on people’s health.
The thresholds are:
Mean temperatures below 2 degrees Celsius for 48 hours or longer
Heavy snow and/or widespread ice
Eu só por ter estado 4 h uma vez na Serra à espera de ver neve, fiquei com as mãos e o nariz "queimados", devido à exposição prolongada ao frio, mesmo usando luvas, cachecol e gorro, sem falar da redução da mobilidade para conduzir ou me movimentar.
Porque quiseste. Tu até sabias que ia estar frio, não precisavas de aviso. Se começasses a sentir-te mal metias-te no carro e voltavas para casa.
Certo David. Então amanhã sabemos que vai fazer vento forte, mas não é preciso aviso. Para quê se só basta seguirmos os conselhos da Protecção Civil e ficarmos todos retidos em casa com as portas e as janelas fechadas?
Não é a mesma coisa. Estamos a discutir o por quê da duração de 48 horas no aviso de temperaturas.
Meia hora de frio não causa estragos. Uma rajada de vento mais forte pode provocar estragos avultados.
Vejamos então o que fazem os ingleses (http://www.metoffice.gov.uk/weather/uk/coldweatheralert/print.html):
Até acho mais correcto lançar o aviso por temperaturas médias do que por temperaturas mínimas. Mas as 48 horas estão lá. A razão é a temperatura interior das habitações, o único motivo para se lançar um alerta por frio à população em geral (salvaguardando a situação dos sem abrigo).
A diferença entre um aviso de chuva ou de neve para um aviso de frio é que ninguém é apanhado de surpresa nem fica "retido" em qualquer sítio devido ao frio. Se vem uma inundação repentina pode apanhar alguém de surpresa. Uma tempestade marítima pode apanhar barcos longe de terra firme. Se alguém tiver frio, volta para casa, mete-se dentro do carro, só se for demente se deixa chegar a um estado hipotérmico.
Porque quiseste. Tu até sabias que ia estar frio, não precisavas de aviso. Se começasses a sentir-te mal metias-te no carro e voltavas para casa.
A EMA de Portalegre não funciona desde dia 1. Nem uma synop, seja ela completa ou incompleta (por exemplo só dar vento ou valores de insolação), dá mesmo a parecer que foi lay-off de EMA's.