IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2014

Na terça-feira, poderão cair aguaceiros de neve nos pontos mais altos de algumas ilhas dos Açores.

O IPMA prevê que possam cair aguaceiros de neve a cotas acima dos 900 m.

Poderão cair aguaceiros de neve na terça e na quarta nos pontos mais altos de todas as ilhas, à exceção da Ilha Graciosa e da Ilha de Santa Maria, devido à baixa altitude das mesmas.

Aguardaremos as próximas atualizações. ;)

E há algo que diga que as previsões do IPMA são de todas as mais acertadas?

Sim porque segundo a lógica deles, o Corvo e a Graciosa têm altitudes acima dos 900! E mesmo que tivessem, seria quase impossível nevar dada a dimensão geográfica destas 2 ilhas, mas no entanto "bota que tem", vai sempre tudo a eito, não querem saber.

Tal como especificaram no Oriental, deveriam também ter feito no Central e no Ocidental. Estão a ver a coisa? Percebem a nojeira destas previsões?

Não neva no Corvo, Santa Maria, e muito menos na Graciosa, mas eles só gostam de especificar as coisas no Oriental quando lhes convém mais.

E quando lhes convém menos, toda a gente já sabe o que é...:lol:

PREVISÃO DE QUEDA DE NEVE NOS AÇORES
Uma massa de ar polar, deverá condicionar o estado do tempo no arquipélago na terça-feira (7 de janeiro). Assim, prevê-se que ocorra uma descida da temperatura do ar e precipitação que poderá ser de neve acima dos 800 metros nas seguintes ilhas: Flores, Faial, Pico, S.Jorge, Terceira e São Miguel.

https://www.facebook.com/dra.ipma.pt/posts/721761297848871

Olha que bonito :)

Já chegaram à conclusão que não há queda de neve em Santa Maria, no Corvo, e na Graciosa. :lmao:

Bastou eu falar que eles rapidamente acertaram logo as coisas.

Estas personagens realmente são "fantásticas"... :lol: O que vale é que já os conheço de ginjeira.

Re: Avisos, Alertas e Previsões oficiais - Janeiro 2014

O pico da ondulacao ( 7/8 m) é Segunda-Feira, como é que o aviso vermelho começou as 19 h de hoje e termina já no final da proxima madrugada...se o mar está simplesmente a cair... sinceramente não entendo, é bom que o IPMA corriga isso.

Arquipélago dos Açores

Previsão para 3ª feira, 7.janeiro.2014

GRUPO OCIDENTAL

Períodos de céu muito nublado com boas abertas. Descida da temperatura
do ar.
Aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 900 metros.
Vento noroeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 80
km/h.

GRUPO CENTRAL

Períodos de céu muito nublado com abertas. Descida da temperatura do ar.
Aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 900 metros.
Vento noroeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 80
km/h.

GRUPO ORIENTAL

Períodos de céu muito nublado com abertas. Descida da temperatura do ar.
Aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 900 metros na ilha de São
Miguel.
Vento noroeste fresco a muito fresco (30/50 km/h) com rajadas até 70
km/h.

Calculo que esta pseudo previsão na próxima actualização esteja melhor especificada. É porque só especificaram uma ilha, mas nas restantes puseram tudo dentro do mesmo saco, quando sabemos que a neve não é possível nas ilhas mais pequenas (Corvo, Santa Maria e Graciosa).

Parcializam umas e imparcializam outras.

Felizmente, já sabemos o que a casa gasta :thumbsup:

https://www.facebook.com/dra.ipma.pt/posts/721761297848871

Olha que bonito :)

Já chegaram à conclusão que não há queda de neve em Santa Maria, no Corvo, e na Graciosa. :lmao:

Bastou eu falar que eles rapidamente acertaram logo as coisas.

Estas personagens realmente são "fantásticas"... :lol: O que vale é que já os conheço de ginjeira.
Essa página do Facebook é oficial e apresenta mais dados e previsões mais concisas do que no site. Não me admirava que fosse "pressão" cá do Continente para meterem as previsões de X forma no site.

Nao são os anemómetros mas boa parte das estações que tem estado "off" por falta de energia eléctrica.
Como tem poucos dados, estes não são validados.
Pelo menos vamos tendo algum feedback das estações amadoras, que nos vão trazendo os melhores dados possíveis dentro das limitações dos sensores e\ou condições de instalação.;)

E não só. Já não é a primeira vez que vejo as estações a funcionar sem aparentes problemas e a Observação de Superfície e/ou Gráficos de Observação tem faltas de dados, ou seja o problema será, nestas situações, no agregador central de informação.
Ainda há pouco tempo (para aí há 1 semana) para a EMA de Anadia só apareciam dados do vento nos Gráficos de Observação (img e flash) e fui lá e estava tudo aparentemente normal. De qualquer forma fiz um reset completo à EMA e continuou tudo na mesma, até que no dia a seguir a partir das 0500Z lá apareceram os dados de T, HR e Prec no IPMA para essa hora e horas seguintes. Tendo, até aí, só registo do vento. Actualmente penso que é possível observar situações semelhantes (excepto naquelas em que os instrumentos estão mesmo defeituosos), como por exemplo: Leiria (Aeródromo), Beja, Sagres, Penhas Douradas.

Alguma vez se verá o IPMA com um serviço público com esta qualidade?

o2aw.png

É só comparar a frequência de posts do MeteoGalicia e do IPMA. Que miséria os nossos :disgust:

->https://twitter.com/MeteoGalicia
->https://twitter.com/ipma_pt

PS: Todas aquelas descargas positivas fizeram muito mal para aqueles lados

Alguma vez se verá o IPMA com um serviço público com esta qualidade?

o2aw.png

É só comparar a frequência de posts do MeteoGalicia e do IPMA. Que miséria os nossos :disgust:

->https://twitter.com/MeteoGalicia
->https://twitter.com/ipma_pt

PS: Todas aquelas descargas positivas fizeram muito mal para aqueles lados

Já para não falar que é apenas a comunidade da Galiza. A AEMET mete o nosso IM num bolso, é uma vergonha, um instituto que não nos ajuda em nada nem presta um serviço ao público com a minima qualidade, metade das EMAS estão desaparecidas dos mapas á mais de 1 mês.

Não há nenhuma razão para emitir aviso de frio nos Açores. Não se cumpre o critério de emissão:

http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/otempo/sam/index.html?page=criterios.xml

Não percebo a fixação nos avisos, até parece que dá algum estatuto especial a uma região estar sob aviso meteorológico.

Não se cumpre?

Bom, segundo estes mesmos critérios de avisos em relação à temperatura, é válido um aviso amarelo para o arquipélago em relação à temperatura mínima, uma vez que estão previstas mínimas entre os 5/7º C em todo o arquipélago, mas já nem digo mais nada...a questão nem é o estatuto, mas sim usar os avisos quando têm de ser usados.

Não se cumpre?

Bom, segundo estes mesmos critérios de avisos em relação à temperatura, é válido um aviso amarelo para o arquipélago em relação à temperatura mínima, uma vez que estão previstas mínimas entre os 5/7º C em todo o arquipélago, mas já nem digo mais nada...

Com duração >48 horas, ou seja pelo menos 3 noites consecutivas. Não é o caso certamente.

Com duração >48 horas, ou seja pelo menos 3 noites consecutivas. Não é o caso certamente.

E mesmo assim não acha que deveria ser válido um amarelo no mínimo? Então segundo esses mesmos critérios não sei para que têm os critérios em relação às temperaturas, uma vez que aqui nos Açores temperaturas quentes ou baixas por mais de 48 h seguidas são raríssimas, para não dizer que nem existem sequer. Penso que os critérios não vão de acordo com a realidade no arquipélago. É a minha opinião.

Acho estranho uma vez que até já foi emitido um aviso para o ar em relação ao Windchill previsto, e não para a temperatura. Mas pronto, são os critérios deles. É que não faz frio todos os dias nos Açores, mas no Verão tivemos temperaturas altas por mais de 48 h seguidas passíveis de um aviso amarelo, e nem mesmo assim houve algum aviso que fosse por parte daquele mesmo serviço.

Fica aqui uma vez mais o meu registo!

• Gosto
Reactions: Afgdr

Em relação e uma vez mais aos avisos, ( e desculpem estar a bater de novo na mesma tecla) penso que para as vaquinhas e para as cabrinhas morrerem de frio nas serras, não é preciso 48 horas, basta umas horinhas; para curiosos que estão dispostos a sair de casa para ir às serras ver neve, a pé (no caso do Pico da Vara, por exemplo), não é preciso 48 horas para entrarem em hipotermia. Basta umas horinhas, se forem mal agasalhados. Para os curiosos que se deslocam às serras mais altas, também não é preciso 48 horas para um carro se despistar por causa do gelo nas estradas das serras, e muito mais haveria por dizer.

Em relação ao verão passado, também não foram precisas 48 h para vermos em algumas ilhas, gado morto devido à seca e ao calor (recorde) que atingiu o arquipélago...

Frio e calor nos Açores não é o mesmo que no Continente. Aqui a sensação é duas vezes o dobro, devido à maritimidade. Mas, enfim. Como não sou eu que emito os avisos oficiais às 48 h fico-me por aqui.

Na minha terra costumamos dizer: "tolos e touros, só em cima de uma parede bem alta", e o pior é que só os touros não sobem as paredes. :rolleyes:

Não há dúvida que nos Açores estes episódios de frio são muito frequentes... :lol:

Azor, tenho exatamente a mesma opinião. ;)

David, sendo assim, posso dizer que o IPMA do Continente, que lança os avisos quer para o Continente, quer para o arquipélago da Madeira, não anda a lançar os avisos de frio e de calor corretamente, uma vez que não anda a cumprir o critério das 48h... Esse critério aplica-se a Portugal inteiro tendo em conta o que observamos em https://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/otempo/sam/index.html?page=criterios.xml.

Estas temperaturas não são assim tão frequentes...

Está muito frio por aqui... :cold:

Temperatura atual: 10ºC

• Gosto
Reactions: Azor

A meu ver mais um disprate by IPMA... a meu ver, repito a meu ver, o sistema de avisos, alertas... o que lhe quiserem chamar está todo ele mal construido, muito se tem falado da componente geografica "administrativa" disparatada que os caracterizam, mas definir que um aviso por frio só é emitido se pesistir x ou y horas é a cereja em cima do bolo do disparate...

Na AEMET não fazem nada disso... o aviso dura o tempo que se justificar e enquanto ocorrer!!!

2j31uol.png

De facto no "reinado do disparate" que é o IPMA e com esses critérios definidos não sei por quem, sim David, o IPMA está "correcto" em manter tudo verdinho...

• Gosto
Reactions: Afgdr e Azor