Estás totalmente errado, Azor.
Quando é que onde é que foram lançados avisos de temperaturas para as serras?
Montalegre, no distrito de Vila Real, é uma vila a 1000m de altitude. No entanto, os avisos de temperatura lançados para Vila Real dizem respeito à capital de distrito e não às demais regiões.
Chaves, no mesmo distrito e no mês passado, teve uma sequência de 3 ou 4 dias em que o sincelo cobriu toda a cidade. Foram registadas temperaturas negativas ou próximas de zero, durante mais de 72h. Chaves fica num vale. Nem sequer é na serra. Alguém viu algum aviso de frio? Pois...
Nas Penhas da Saúde, 1500m de altitude, vivem lá pessoas. Distrito de Castelo Branco. Se fosse como dizes, o distrito estaria sempre em aviso amarelo/laranja. E isso não acontece, porque a base para o alerta são os dados de Castelo Branco.
Totalmente penso que não. Parcialmente errado talvez sim. Não sou licenciado em Meteorologia, mas ainda sei ler os avisos. O que se passa aí é que o que se passa mais ou menos aqui.
Em relação aos avisos emitidos para as Serras do Continente assumo francamente que foi erro da minha parte. É o que faz às vezes andar a ver Portugal quase sempre pintado às cores, daí concordar em parte naquilo que o David disse, que talvez no Continente eles possam pecar em parte por excesso, e não por defeito, se bem que também já vi avisos aí que nem deveriam ser avisos, (dependendo das zonas em questão) mas pronto, até aí tudo bem, porque toda a gente erra, mas penso que quando se trabalha em meteorologia deve-se tentar evitar ao máximo esses pequenos erros.
Um aviso deve ser sempre muito bem ponderado e responsável quando for lançado, e por aqui já vimos eles pecarem dezenas de vezes, tanto por excesso como por defeito, mas no meu caso, mais por defeito, como é óbvio, se não não estaria aqui a criticar porque ainda sei ler e interpretar os mesmos critérios.
Inclusivé na Madeira. Temperaturas de 5ºC são extremamente frequentes nas regiões montanhosas da Madeira >1300m. E temperaturas negativas também.
Desculpa mas aí já não posso concordar. O que importa ser frequente se não vive lá ninguém? A Madeira a esse nível está mais bem preparada que os Açores. As serras dos Açores (à excepção do Pico) são mais baixas que a Madeira, e no entanto, tal como na Madeira, é também bastante frequente atingirem-se os 5 ou menos graus abaixo de zero no Inverno, e no entanto não há sequer nenhum aviso por parte do IPMA para as zonas montanhosas dos Açores, quer seja ao nível da temperatura, quer seja para o vento ou precipitação.
Além do facto que deveriam especificar melhor os alertas por ilhas ou por localidades tal como fazem na Madeira. Mas não, aqui vai tudo de arrasto à laia de paposeco. É uma alegria, e depois dá no que dá. Basta verem as críticas da população na página da própria Delegação Regional e Protecção Civil.
Ademais, tal como na Madeira, nas serras dos Açores também não habitam lá ninguém, porque são zonas mais inóspitas (à excepção de um ou outro pequeno povoado) e dos pastores que obviamente durante o dia se deslocam a essas mesmas altitudes para mudar o gado, para a prática do pastoreio. Será que eles também não teriam o mesmo direito de estarem sobre alerta tal como os restantes das vilas e cidades, uma vez que a sua vida depende da pastorícia? É que eu já nem falo dos turistas que vão às serras ver as lagoas e as caldeiras, mas sim apenas das poucas pessoas que lá trabalham, mas nem mesmo por isso, existe algum aviso emitido nesta vertente, daí a minha crítica aqui neste tópico em relação a este aspecto.
O que eu acho, é que um aviso é um aviso, e como tal deve ser sempre tomado a sério. Que importam as 48 h se podemos vir a ter sérias consequências com a exposição ao frio por menos? Eu próprio já tive. A realidade dos Açores é outra, tal como a realidade das Penhas Douradas e de Montalegre o são.
Isso é tudo muito fácil de entender se quisermos fazer um esforço, ora vejamos: os sinais do tempo dão possíveis tempos, certo? Logo, um alerta seja qual for, serve para alertar. Ora, se me doí a garganta é porque é um alerta a gripe ou outras doenças mais graves, ou seja é um alerta a ter de providenciar acções! Mas pronto, o IPMA é quem sabe sempre tudo e o que faz é que é o mais correcto e temos de saber levar à regra. Espero é que o IPMA também saiba entender as críticas da população de uma forma mais construtiva, porque só ficaria a beneficiar mais com isso.