IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
há instabilidade mas num nível mais alto da atmosfera que o usual. típica nestes eventos em que por baixo existe uma camada quente seca e por cima vai circulando alguma humidade, que pode gerar a chamada convecção elevada, que para disparar num dia como hoje precisa da ajuda dumas serras de razoável altitude que não abundam por cá.

Aí está uma explicação. A explicação existe, havia portanto possibilidade e sabia-se que existia essa possibilidade. Eu só sugeri que na previsão estivesse incluída essa possibilidade, não percebo porque recebi respostas dizendo que a meteorologia não é uma ciência exacta, concordo, não é, é uma ciência de probabilidades e é isso que o termo "possibilidade de aguaceiros" expressa. Ninguém pediu certezas. Leram bem as minhas mensagens? Certeza é o que estava expresso na previsão como foi feita: não abria qualquer possibilidade de precipitação.

Já falei de uma falha na actualização das previsões do ipma, e a situação voltou a repetir-se agora. Estou à espera, desde ontem à noite, que actualizem não apenas o modelo numérico (mais uma run perdida) como a própria previsão para hoje, dia que conta com brevíssimo comentário na descritiva, onde ficamos a saber que haverá uma ligeira queda da temperatura máxima no Grande Porto, numa previsão datada das 6:36 do dia 25. Na previsão de dez dias está indicado 25C de máxima, o que nem é assim tão ligeiro considerando que a máxima de ontem foi de 29C.
Se há um dia em que eu precisava desta previsão era hoje, estou bastante chateada e vou ter de fazer planos às cegas, depois de ter contado com esta previsão a semana toda. Ou melhor, vou tentar verificar mais uma vez o gfs, mas este não se tem mostrado muito fiável nas temperaturas...

Edit. Na descritiva actualizaram depois da minha última consulta na madrugada de ontem, e lá subiram para 26C, mas deixaram 25C nos dez dias, valor que até agora está lá... Pode parecer só mais um grau, mas tenho de votar hoje, e para quem vai ter de ficar numa fila e tem problemas com o sol isso vai fazer diferença, pois isso vão ser uns 27/28 reais no Porto. Da próxima guio-ne pelo gfs, era o que diziam afinal.

edit2. Agora actualizaram a dos dez dias para 24C, isso às 7:05, mas deixaram os 26C na descritiva... Já nem comento mais nada, a situação fala por si!

Última edição:
Hoje também não houve actualização, aliás, faltam lhe duas runs já. Estranhíssimo, eles mudaram para a combinação do AROME/ECMWF/ALADIN recentemente tal como nas previsões para a versão mobile, mas no site parece andar com imensos problemas.

Bem, acabei por passar mal por causa do calor, enganada que fui com os 24C, chegaram até a perguntar se eu precisava de ajuda. Mas isso aconteceu por culpa minha, culpa em não ter os neurônios ligados à internet, caso contrário eu saberia que às 12:31 já havia a previsão de que a máxima seria de 26C (e o isep já registou 27C hoje), e não 24C. A isso eu chamo mais de revisão que previsão, obrigada!
Eu nem verifiquei a descritiva porque já estou cansada de tanta trapalhada. E por acaso vou contar uma coisa que eu não mencionei no post anterior, porque tudo ia ficar mais confuso e inexplicável ainda: na verdade o modelo foi actualizado ontem na altura em que a hora mudou, e fiquei sem net logo a seguir. Mais para a frente fui consultar outra vez a saída mas já lá não estava, tinha voltado à situação anterior!

De qualquer dos modos, são 13:54 do dia 26/10, e a última saída do modelo na previsão de dez dias é de 25/10 às 8:20.

O único reparo que tenho a fazer destes novos mapas (nos resumos diários) é mesmo a confusão que há entre as unidades de vento nos mapas. O IPMA mudou as descrições todas, até nos mapas antigos, a dizer que os valores estão em km/h mas claramente não estão. Num dia de ventania nos Açores o máximo foi de "20", mas nunca poderia ser km/h porque era um valor baixíssimo. Esse valor em metros por segundo são 72 km/h, um valor mais realista. Aliás nem é preciso ir tão longe, os dados em bruto das estações e da OMM são em metros por segundo, portanto as instruções do mapa não fazem muito sentido... Tal como aqui num dia de vento forte de Leste, a rajada máxima nas estações amadoras rondou os 50 km/h e no IPMA o valor "13". Obviamente que seriam metros por segundo porque isso é cerca de 50 km/h.
Podiam ou filtrar os dados para fazer a conversão ou então mudar as escalas e indicações porque não fazem sentido em dias de vento forte. Pode parecer uma sugestão meramente estética mas acho que pode ajudar a evitar alguma confusão. :D

Uma coisa e certa, alguma coisa melhorou nos servidores que nunca mais vimos o site do IPMA em baixo ou "em modo reduzido" nos dias de meteorologia mais intensa.

:uau:

Verdade, já agora, em termos gerais,acho que eles melhoraram bastante nos avisos(nível de aviso e tempo de antecedência) não podemos só criticar. :D

• Gosto
Reactions: CptRena
O IPMA já tinha previsões descritivas para uma semana inteira?

8XqI8vB.png

• Gosto
Reactions: CptRena