O udómetro foi limpo por se encontrar entupido! Não se trata de uma RUEMA, mas tem um udómetro Young igual aos da rede RUEMA que entopem muito facilmente! Na página do IPMA esta ema tal como outras estão como RUEMA (não sendo ruema) mas espero que essa situação seja alterada.
obrigado pelos esclarecimentos!
Quanto a registos de precipitação aproveito para indicar as seguintes estações que me parecem ter anomalias de funcionamento do udómetro:
Arouca: desde há dez dias sensivelmente, ou talvez mesmo desde o início do mês, que regista quase nada, com valores horários pontuais de 0,1mm. Apenas no dia 16 teve um registo de 0,4mm. Comparando com estações na região e com os ecos de radar parece difícil ser uma situação real.
Moimenta da Beira: está aparentemente numa situação semelhante a Arouca, valores horários que não vão além dos 0,1mm.
Viseu (675): tem uma série bizarra de valores 0,1 ou 0,2 mm muito longa (36 horas!) e faz suspeitar de situação análoga à das estações anteriores.
Aldeia do Souto e
Fundão não têm dados desde há várias semanas;
Caramulo desde o dia 5.
As RUEMA's de Lisboa,
Alvalade,
Baixa e
Estefânea têm frequentemente valores reduzidos ou isolados quando não há situação de precipitação; quando há precipitação apresentam por vezes valores reduzidos pouco consistentes com as EMA's da área. Esta é uma situação de longa data.
Amadora,
Santa Cruz,
Estremoz,
Reguengos e Sagres estão sem dados há várias semanas. Sagres é uma estação histórica e fundamental na região do Algarve.
Viana do Alentejo tinha o problema de só registar numerosos 0,1 mm, por isso quando começo a observar que uma estação repete aquele valor ou semelhantes sem registar outros significativamente maiores é sinal de que já não está a funcionar bem, e parece que a causa frequente é o entupimento.
Espero que estas indicações possam ajudar.
Cumprimentos e obrigado pela atenção e pelo grande e permanente trabalho de manter a rede de estações em funcionamento, um esforço de aplaudir!