Duarte Sousa
Moderação
Já estão disponíveis.Nas imagens de radar, a opção de ver a precipitação acumulada em 1h desapareceu.
obrigado pelos esclarecimentos!
Quanto a registos de precipitação aproveito para indicar as seguintes estações que me parecem ter anomalias de funcionamento do udómetro:
Arouca: desde há dez dias sensivelmente, ou talvez mesmo desde o início do mês, que regista quase nada, com valores horários pontuais de 0,1mm. Apenas no dia 16 teve um registo de 0,4mm. Comparando com estações na região e com os ecos de radar parece difícil ser uma situação real.
Moimenta da Beira: está aparentemente numa situação semelhante a Arouca, valores horários que não vão além dos 0,1mm.
Viseu (675): tem uma série bizarra de valores 0,1 ou 0,2 mm muito longa (36 horas!) e faz suspeitar de situação análoga à das estações anteriores.
Aldeia do Souto e Fundão não têm dados desde há várias semanas; Caramulo desde o dia 5.
As RUEMA's de Lisboa, Alvalade, Baixa e Estefânea têm frequentemente valores reduzidos ou isolados quando não há situação de precipitação; quando há precipitação apresentam por vezes valores reduzidos pouco consistentes com as EMA's da área. Esta é uma situação de longa data.
Amadora, Santa Cruz, Estremoz, Reguengos e Sagres estão sem dados há várias semanas. Sagres é uma estação histórica e fundamental na região do Algarve.
Viana do Alentejo tinha o problema de só registar numerosos 0,1 mm, por isso quando começo a observar que uma estação repete aquele valor ou semelhantes sem registar outros significativamente maiores é sinal de que já não está a funcionar bem, e parece que a causa frequente é o entupimento.
Espero que estas indicações possam ajudar.
Cumprimentos e obrigado pela atenção e pelo grande e permanente trabalho de manter a rede de estações em funcionamento, um esforço de aplaudir!
Boas,
Não sei se já foi referido isso por aqui, mas agora três das RUEMA de Lisboa (Amoreiras, Estrela, Benfica) passaram a ser EMA?... se for assim, os seus dados passam a poder contar como oficiais para Lisboa? Recordo a discussão de há um tempo atrás, de essas RUEMA não respeitarem as condições para serem EMA (devido ao enquadramento urbano onde estão inseridas, etc). Também neste momento só uma delas é que apresenta dados...
Penso que se deve mais ao estarem desde sempre classificadas erradamente no site, e nisso acho que há que agradecer a presença do @jmbneto neste fórum que partilha, denuncia e até corrige este tipo de gralhas nas EMA's e no próprio site.Houve uma reclassificação, ou melhor dizendo, uma correcção geral da classificação das estações. No entanto, essas em particular até nem estão a funcionar.
Amoreiras e Estrela talvez estejam mesmo desinstaladas e Benfica já há muitos meses que não tem registos.
Estas 3 estações são mesmo RUEMAs. O que aconteceu foi que houve uma atualização dos tipo de estação na net, e as de benfica e estrela tal como outras não deveriam continuar a aparecer na net pois já foram desativas há muito tempo.Boas,
Não sei se já foi referido isso por aqui, mas agora três das RUEMA de Lisboa (Amoreiras, Estrela, Benfica) passaram a ser EMA?... se for assim, os seus dados passam a poder contar como oficiais para Lisboa? Recordo a discussão de há um tempo atrás, de essas RUEMA não respeitarem as condições para serem EMA (devido ao enquadramento urbano onde estão inseridas, etc). Também neste momento só uma delas é que apresenta dados...
Andam todos trocadosPor vezes , tenho dificuldades em compreender algumas previsões do ipma .
Na previsão significativa , para a próxima sexta , ha previsão para Viana do Castelo de chuva fraca e probabilidade de precipitação de 0 % enquanto para sábado , ha previsão de céu limpo e probabilidade de precipitação de 55 % .