Lembrei-me de tentar investigar na internet a situação do lobo em Portugal. Ao que parece encontram-se actualmente cerca de 300 lobos em estado selvagem, com cerca de 80% acima do Rio Douro. A situação é crítica, devido principalmente á urbanização do interior e da construção de estradas que resultaram também na redução do número das suas presas naturais. O lobo Ibérico já existiu em todo o Portugal Continental, inclusive no Sul do país.
Entretanto lembrei-me das histórias acerca do lobo na Serra da Estrela, os pastores e os cães da Serra que guradavam os rebanhos, etc. Dei por mim a perguntar-me se ainda existiriam lobos no respectivo Parque Natural. Pela internet não consegui tirar grandes conclusões, pois há sites que dizem já não haver, mas também outros apresentam o lobo como uma das espécies ainda residente no Parque Natural. Claro que a haver, serão poucos... mas algum de vocês, principalmente os que residem por lá, têm conhecimento da existência de lobos na Serra da Estrela actualmente? Seria viável se pudessem ser introduzidos no Parque Natural lobos de modo a recuperar a população que ao que parece foi, em tempos, numerosa?
Foi-me dito que o Lobo Ibérico, Canis Lupus Signatus está extinto na Serra da Estrela.Por outro lado, tem havido ataques,esporádicos a rebanhos, que são atribuidos ao lobo.Se regressaram, ou estão a regressar, não sei, o que sim sei é que passam a vida a atribuir ataques aos rebanhos pelos lobos, quando na realidade são cães assilvestrados. Este assunto da maior importância, tem estado muito fora das discussões e tem de ser devidamente debatido. O abandono sistemático de cães, tanto pelos caçadores como por outros, tem vindo a aumentar porque o sistema do ship não é devidamente controlado por quem de direito. Esses animais formam imediatamente alcateias, regressando fácilmente ao estado selvagem e organizando-se,como os seus antepassados.Com a impossibilidade de arranjarem alimento, vêm ter aos lugares dos homens, que conhecem perfeitamente, e que não temem.
Aqui há tempos, houve um ataque perto de Chaves, onde uma senhora ficou gravemente ferida na cara. Logo disse ter sido atacada por lobos. Segundo ela,havia-os de vários tamanhos. Não eram, portanto, lobos, mas cães.
A meu ver, e contra muitas opiniões da defesa dos animais, era necessário organizar batidas para os recolher, pois além de constituirem um perigo para as pessoas, que como disse, não temem, atacam rebanhos, gado que anda só no monte, e destroiem a comida dos lobos que, depois pagam com as favas injustamente.
Sobre a solta de lobos, como se faz com outras espácies, não se pode fazer. Para que melhor seja informado, contacte o Grupo Lobo, onde lhe darão todas as informações que pedir.
Ah! Se tiver filhos, conte-lhes a "História do Lobo Bom" e explque-lhes que a culpa foi do "Capuchinho Vermelho", que desobedeceu à mãe.
Cumprimentos e faça-se amigo do Grupo Lobo.