james
Cumulonimbus
O País deve ser "dividido" por zonas florestais: de produção e de conservação!Todo o litoral Norte e Centro está "perdido" pois o eucalipto entrou e não sairá mais...devemos é manter as especies autóctones no interior e nas zonas montanhosas! O problema é que deverá haver mecanismos de compensação dos proprietários: os do interior sem rendimeto deveriam ser compensados pelos do litoral onde os periodos de rotação das especies (eucalipto) são incomparavelmente menores logo os lucros serão maiores!
Como digo, falta de estratégia neste país que se da ao luxo de desperdiçar um recurso tão valioso!
Estou para ver quando for avistado o primeiro urso na zona de Montesinho/Nogueira...o que é que os nossos governantes e o ICNF dirão!!!
Nem todo o Litoral Norte está perdido . Ainda há zonas livres de eucalipto , com alguma vegetação autóctene consolidada ou em recuperação e potencial para se expandir ( mas , lá está , é necessária vontade política ) . No restante , estou de acordo contigo.
E , certas zonas montanhosas , deveriam ser consideradas santuários naturais . Se os nossos governos tivessem uma visão estratégica , este seria o caminho a seguir ( com vantagens ambientais e económicas ) .
O atual caminho é a cedência a interesses localizados de meia dúzia de gatos pingados , que não contribuem nada ( rigorosamente nada mesmo ) para um desenvolvimento harmonioso do país ( económicamente falando também ) .