Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Santos, máquina a postos! Vais levar com ela em cheio!!!

Assim me parece... ia mesmo a dizer que era essa a zona que ia ser afectada depois de traçar uma linha recta pela rota que a mesma levava... isto parece ser uma célula simplesmente, carregadinha de água! Agora se se podem desenvolver fenómenos diferentes dentro dela isso já não sou especialista e não sei dizer... veremos...
 
:surprise:

1500vw9.jpg

Aquele complexo de células que se dirige para cá.. Bem.. De nada vai adiantar levar guarda-chuva! Pelo trajecto que leva desde o meio-dia, vai atingir todo o centro, em especial na faixa entre Lisboa e Coimbra, finalizando na faixa entre Castelo Branco e Guarda!

Vai ser qualquer coisa como 30L/hora no espaço de 1h30, (desloca-se rápido).

Estou cá para ver.. :)
 
ela é mesmo grande amigos, fogo akele ponto vermelho mete respeito, alguem vai levar com ele:p:p

A questão não é bem o ponto vermelho, daquela "açorda" vamos ver se calhar é vários pontos amarelos, se há algo que aprendi nestas situações é que não estamos perante uam realidade estática que avança, ou seja, aquele ponto vermelho pode alargar, diminuir, desaparece, dar origem a várias ordens de precipitação. O que parece indicar de qualquer forma é que existe uma faixa mais ou menos estreita de território que levará uma rega quiçá anormalmente elevada :confused:
 
Os tornados não se vêm no radar. O que se vê no radar é a precipitação. E numa célula a precipitação a vermelho mostra uma zona das correntes descendentes com a precipitação intensa, muito granizo de certeza, quando os tornados a existirem estão noutro local, das fortes corrente ascendente, não na zona da precipitação.

O que se vê nos radares, mas não nos que temos acesso, é a forma peculiar de um arco, o chamado Hook Eco quando existe uma supercélula. Mas as imagens de radar a que temos acesso não tem resolução para ver esse tipo de informação, pode ser apenas uma celula normal, não tem que ser uma supercélula com um tornado. Das imagens que vemos sabemos apenas que é uma célula convectiva muito potente, nada se pode concluir mais. (vejam este esquema que fiz para o Tornado de Espichel)

E provavelmente vai enfraquecer antes de chegar a terra, pois quanto mais forte é a precipitação agora em que está longe, mais provável é que chegue à fase madura. É o tipo de situação felizmente foi longe pois a formar-se sobre uma grande cidade seria complicado.