Modelos GFS Meteopt.com

Muitos parabens, o aspeto é mais agradável e com indicação de altitude.

Já agora aproveito para indicar algum possível lapso:

1) Vila Velha de Rodão pertence ao distrito de Castelo Branco, contudo na janela aparece "Santana, Portalegre, Portugal/186m".

http://www.meteopt.com/modelos/mete...ILA VELHA DE RÓDÃO&lang=pt&type=graph&units=m

2) Proença-a-nova

A altitude média anda nos 500-600m e não na casa dos 300m.

3) Idanha-a-Nova

A altitude média anda nos 400m e não na casa dos 200m (barragem).

1) 2) 3) Corrigido, as coordenadas não estavam corretas.

As novas tabelas têm óptimo aspecto mas as antigas também não incomodavam nada. Eram e continuarão a ser de consulta diária.
Só uma questão relativa ao vento: os valores de velocidade do vento a 10m são os que nós sentimos? E a V.850 é o quê? Já agora vejo em alguns sites as previsões da velocidade das rajadas de vento (p.ex. no Windguru). As vossas tabelas não poderão ter essa opção?

O vento a 10 metros, é isso mesmo, a intensidade do vento 10m acima do solo.
O V.850, é o vento a 850hPa. Na coluna A.850 pode ser consultada a altitude sobre o nível do mar. Portanto, será a intensidade média do vento a essa altitude.
Era possível colocar também os valores das rajadas de vento, mas são valores muito falíveis e localizados. Como resultado disso, tornam-se pouco importantes.

Boas... :D

Gostava de sugerir a uniformização da coluna (dos valores mm ) respeitante ao quadro da precipitação.

Ou seja, da maneira como é atualmente apresentada e olhando assim de repente para o gráfico da precipitação respeitante a Vieira do Minho..

Exemplo 1:
10wldfm.jpg

..parece que irá chover mais do que no exemplo 2, respeitante a Viana do Castelo (estranhamente só aparece Portugal)

Exemplo 2:
2afjri9.jpg

O que eu sugeria era que fosse utilizado "a escala" apresentado no exemplo 2.

Ficaria tipo, de 0.0mm a 5.0mm..desde que a precipitação fosse inferior aos 5.0mm

Ficaria depois de 0.0mm a 10mm...quando fosse superior aos 5.0mm

0,0mm a 20mm...quando superiror a 10mm

etc..etc

abraço

Boa sugestão e já aplicada.

Obrigado e abraço.

Hot Spot, obrigado pela resposta.
Pelo que percebi a os 850hPa é uma altitude variável. Não sabia sequer que era uma altitude.
Cumprimentos.

Está excelente, bom trabalho! Mas não será possível adicionar mais umas casas decimais às coordenadas? É que se quisermos uma localização específica e, por exemplo, a latitude é 31,125810, o sistema arredonda para 31,13 e fica logo uns km ao lado, mudando alguns dos parâmetros meteorológicos comparado com a zona que queríamos, penso eu.
Corrijam-me se estiver errado, fiz o teste por mim próprio e não mudava muito como são poucos metros ou km mas também depende de como o modelo calcule as variáveis em certas zonas.

Hot Spot, obrigado pela resposta.
Pelo que percebi a os 850hPa é uma altitude variável. Não sabia sequer que era uma altitude.
Cumprimentos.

Só complementando um pouco: 850hPa é, como as unidades indicam, um valor de pressão. Simplesmente por uma questão de standardização de diversos parâmetros em altitude, foram adoptados os critérios à mesma pressão. Assim sendo os parâmetros com indice 850 dizem respeito ás altitudes em que a pressão igual os 850hPa, tal como existem parâmetros a 300, 500 ou 700hPa. Sendo a atmosfera dinâmica as altitudes para estas pressões são também variáveis. Mas arredondando 850hPa correspondem, grosso modo, a 1500m de altitude ;)

Está excelente, bom trabalho! Mas não será possível adicionar mais umas casas decimais às coordenadas? É que se quisermos uma localização específica e, por exemplo, a latitude é 31,125810, o sistema arredonda para 31,13 e fica logo uns km ao lado, mudando alguns dos parâmetros meteorológicos comparado com a zona que queríamos, penso eu.
Corrijam-me se estiver errado, fiz o teste por mim próprio e não mudava muito como são poucos metros ou km mas também depende de como o modelo calcule as variáveis em certas zonas.

Boas

Não vale a pena usar mais casas decimais pois os modelos têm resolução finita que limita definição mais apertada de um local.

Cumprimentos

Acho o método de chegar ao gráfico pretendido através de 4 formulários, e caso queremos ver outro distrito termos de ir para trás um bocado lento e pouco intuitivo.

Isso tudo na mesma página via AJAX até poderia ser via GET(para podermos dar o link directo a alguém, do estilo meteopt.com/modelos/meteogramas/?area=continente&cidade=faro&freguesia=Albufeira&metodo=text) era muito melhor, podiamos mudar de distrito/forma de visualização sem mudar de página.

O modo texto tinha uma leitura mais facilitada quando apresentava uma linha horizontal a separar os dados de dada hora, relativamente a + - 3h ...

Gosto muito da página como está apresentada actualmente, mas concordo com o Gerofil as linhas horizontais facilitam a leitura no modo de texto.

e para quando a publicação dos modelos GFS meteopt? era também uma grande novidade.

mais uma vez dou os meus parabéns a quem passa dias a fio a desenvolver e melhorar estes sites para servir esta grande comunidade de apaixonados pela meteorologia.

Site remodelado com novo design e forma de consultar os meteogramas :D

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/

Ola HotSpot,

Costumo consultar pelo meu telemóvel os meteogramas, que sinceramente é dos melhores produtos a nivel de previsão meteorológica que se encontra pela internet. Já o aconselhei a muitas pessoas a que posteriormente tem sido consultado até por pessoal ligado a protecçao civil, bombeiros etc.

No entanto com a integração do meteograma no site, ao qual está muito bom, deixei de ter em condições a sua visualizaçao no telemovel, pois o site dada a escala dele nao abre bem.

Podes facilitar um link mais direto para telemóvel, ou uma alternativa melhor?

Cumprimentos e parabens pelo teu trabalho!

Ola HotSpot,

Costumo consultar pelo meu telemóvel os meteogramas, que sinceramente é dos melhores produtos a nivel de previsão meteorológica que se encontra pela internet. Já o aconselhei a muitas pessoas a que posteriormente tem sido consultado até por pessoal ligado a protecçao civil, bombeiros etc.

No entanto com a integração do meteograma no site, ao qual está muito bom, deixei de ter em condições a sua visualizaçao no telemovel, pois o site dada a escala dele nao abre bem.

Podes facilitar um link mais direto para telemóvel, ou uma alternativa melhor?

Cumprimentos e parabens pelo teu trabalho!

Podes sempre fazer como eu, com links directos.

Formato texto:

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=45.6447682177519&lon=-3.8671875&lang=en&type=txt&units=m

Formato Gráfico (output *.png):

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=45.6447682177519&lon=-3.8671875&lang=en&type=graph&units=m

Não sei bem se é o que querias, mas é o mais directo possivel :D
Só tens que substituir as coordenadas por aquelas do teu interesse.

Cumprimentos

Podes sempre fazer como eu, com links directos.

Formato texto:

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=45.6447682177519&lon=-3.8671875&lang=en&type=txt&units=m

Formato Gráfico (output *.png):

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=45.6447682177519&lon=-3.8671875&lang=en&type=graph&units=m

Não sei bem se é o que querias, mas é o mais directo possivel :D
Só tens que substituir as coordenadas por aquelas do teu interesse.

Cumprimentos

Bom Dia,

Sim é mais ou menos isto, vou tentar arranjar maneira de passar este link cumprido para o telemovel para guardar nos favoritos.

Obrigada :thumbsup: