David sf
Moderação
O IPMA tem de rever rapidamente este critério das 48h, que não faz sentido nenhum, penso que é unânime entre nós... só espero é que não aconteca nada de grave pois já estamos a falar de temperaturas de certos sítios de 45ºc ou 46ºc, principalmente os idosos vão passar mal.
Eu acho que faz sentido, quanta maior a duração do evento mais perigoso este se torna. Podemos questionar é se o facto de estarem previstos 5 dias consecutivos com temperaturas que justificam pelo menos aviso amarelo não justificaria um agravamento do mesmo.
Eu acho que, no que diz respeito ao critério de emissão de avisos de temperatura, o que é discutível é a consideração de apenas o valor extremo de cada dia e nada mais. Para mim é uma situação mais perigosa um dia com máxima de 43ºC e mínima de 30ºC do que uma máxima de 45ºC com mínima de 20ºC. O mesmo se aplica aos avisos para frio, um dia com inversão térmica com -5/15ºC justifica muito menos um aviso do que um dia de chuva com 0/2ºC.
Mas para o português médio, o aviso essencial passa pela informação da previsão, toda a gente tem noção do que significam 45ºC, não é necessário "pintá-los" com alguma cor. A maior parte do público não tem noção do que significam 50mm em 6 horas, mas tem perfeita noção do que significa a temperatura prevista.