Monitorização do Clima de Portugal 2017

  • Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
@jonas_87 tenho de destacar também a já famosa estação da Praia da Rainha.

Com uma mínima tropical de 20,3ºC que registei em Almada é de facto impressionante a discrepância de uma estação para a outra, quando estamos a falar de uma distância de apenas 7km.

E destacas muito bem, sempre que ha condições para forte inversão, consegue ter minimas de 8ºC-10ºC em pleno verão, espectacular!
 
Associação de distribuição de água alerta para calamidade com próximo inverno seco

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) advertiu hoje para uma possível “calamidade” se o próximo inverno for seco, porque mais de uma centena de municípios depende de captações precárias de água que poderão secar.

São captações “incompatíveis com anos hidrológicos muito adversos”, e com um inverno seco “muitas dessas origens de água estarão exauridas e a situação será de calamidade”, indica um documento da APDA assinado pelo presidente da instituição, Nelson Geada.

Entende o responsável que a situação não se resolve com investimentos, “que exigem tempo para concretizar”, e que minimizar o risco “passaria pela partilha intermunicipal do recurso água entre aqueles a quem sobra e aqueles a quem poderá dramaticamente faltar”.

“Parece-nos legítimo temer que isso venha a acontecer tarde e de forma atabalhoada, por consequência das dificuldades, que subsistem, em mobilizar de forma célere os atores locais, cujas razões atuais não terão nenhum valor num cenário de catástrofe”, adverte.

A APDA nota que Portugal vive uma situação de seca extrema (especialmente no setor agrícola a sul do Tejo e no interior centro-sul) e considera que “os próximos três meses não serão de bom augúrio”



Ainda que saudando os esforços do Ministério do Ambiente para minimizar a situação, Nelson Geada diz que a escassez de água com mais frequência, devido às alterações climáticas, exige que todos os que têm responsabilidades na questão (Governo, autarquias e cidadãos, e atividades económicas que utilizam a água) “se envolvam seriamente no problema”.

Lembrando que a agricultura utiliza cerca de 80% da água doce, o presidente da APDA diz ser importante “generalizar a eficiência e disciplinar o uso” da água e faz votos para que este ano de seca seja de exceção e não se torne comum a curto prazo.

“Se assim não for, e se esta questão não envolver e interessar a todos, governos, autoridades tutelares, autarquias, atividades económicas e cidadãos, não chegarão os grandes esforços” do Ministério do Ambiente, diz.

Quase 79% de Portugal continental estava em julho em situação de seca severa e extrema, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que não prevê chuva até ao fim deste mês e antecipa valores acima do normal na temperatura média até ao fim do ano (embora advertindo que são cenários probabilísticos).

http://www.dn.pt/lusa/interior/seca...amidade-com-proximo-inverno-seco-8690179.html
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
Rajadas de vento | 08 Agosto

2ooym72.png


lSDVnYX.png


emrzCtc.png


Sagres: 108 km/h
Foía: 73,4 km/h
Porto: 69,1 km/h
Lisboa: 68,4 km/h
(Cabo da Roca :sono:)
 
Última edição:
Rajadas de vento | 09 Agosto

2ooym72.png


lSDVnYX.png


emrzCtc.png


Sagres: 108 km/h
Foía: 73,4 km/h
Porto: 69,1 km/h
Lisboa: 68,4 km/h
(Cabo da Roca :sono:)
Sagres sempre ao rubro.:1143: Entretanto, algo se passou porque todas as estações do país registaram as rajadas de vento, de leste, estão todas erradas porque o vento ontem nunca esteve de tal direção.
 
Isso é um erro que também ainda não percebi. Contudo, se fores ao parâmetro de vento médio, é quase tudo de norte.
Erro que não é só de ontem, se fores a ver, as rajadas são de leste até ao último dia (30 de julho), sabe-se lá desde quando é que isto está assim.
Sou só eu achar o valor de Sagres um pouco exagerado? (Sei que aquela ponta é ventosa como tudo,mas..).
Sim, realmente o vento médio não foi além dos 23km/h e a estação não transmite dados de vento desde as 3 da manhã de hoje, portanto, o mais provável é ser um erro.
O vento médio na Fóia foi de 48,6km/h e foi a estação que registou o maior valor de rajada, sendo assim.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Inversões valentes nos últimos três dias:

Dia 09/08: grande parte do país abaixo dos 10ºC:

llKOBeG.png


Dia 10/08: Ainda mais frio a norte, 3,5ºC em Montalegre, inversões no vale do Tejo, do Sado e no litoral:

o5LStln.png


Dia 11/08: Maioritariamente inversões em rios e vales, mas de notar as temperaturas no litoral centro:

gPcKWJ8.png


A onda de calor que nos está a afetar é mais influente na zona do Ribatejo e Sado, com as máximas no dia 11/08:

Pegões: 38,6ºC
Tomar: 38,4ºC
Lousã: 38ºC
Setúbal: 38ºC
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Thomar
Estes dados merecem um post neste tópico.

@Pek Dois dias seguidos com amplitudes de 30ºC, é algo espectacular, não? :D

Seiça,Ourém(cota 110m)

Ontem: 36,4ºC / 6,2ºC (Amplitude 30,2ºC)
Hoje: 37,9ºC / 7,6ºC (Amplitude 30,3ºC)

PS: Os dados acima foram retirados do weatherlink, é normal que não batam certo por uma ou outra décima comparado com wunderground, isso deve-se a actualização dos dados.

http://www.weatherlink.com/user/focortes/index.php?view=summary&headers=1
 
Última edição: